Momentos para compartilhar - Semana 37

Semana 37: O que, de melhor, o mundo virtual te trouxe/traz?

Como tudo na vida, em excesso torna-se possivelmente um problema. Lembram dos tempos de internet discada? O som do dial up era um saco, mas ao ouví-lo era instantâneo ficar na oração por conseguir conectar e seguia-se uma novena para não cair, ninguém precisar do telefone e você conseguir fazer tudo o que queria. 
Muita gente entrava a noite, de madrugada afim de pagar menos e também não prender a linha. Era quase impossível não surtar para abrir uma página carregada. Um vídeo para carregar então era praticamente como dar a luz... 
Era sofrido, mas pela restrição e limites, a gente tinha um pouco mais de vida. Se o estresse era grande a gente largava rápido a tentativa. Hoje, com a facilidade e velocidade, as horas passam depressa, mas você continua grudado na tela. Se uns dez anos antes, a internet era para algo que tinha de ser feito rapidamente, hoje, com a facilidade, até quando você esquece o nome daquele ator, você acessa o Google via celular para se lembrar. Esqueça a sua memória ou a sua inteligência. Com internet, ninguém é mais consultor de enciclopédia.
Mas há coisas boas, se assim não fosse, não viciaríamos tão fácil. Então, vou à lista de top 5 melhores coisas do mundo virtual:


► Amigos

Certamente a internet é uma benção para conhecer gente nova e legal. Uma coisa que sempre fiz era ter amigos de carta. Peguei uma amiga de Roraima que gostava dos mesmos livros que eu em uma revista. Por ela fui indicada a uma das minhas melhores amigas de carta que vive no interior do estado de São Paulo. Por ela encontrei outra da região, que me passou para um amigo da mesma sala, que passou meu endereço para uma outra grande amiga de Brasília e assinando os tais Friend books que giravam o país encontrei fãs de metal e fãs de cinema e eu recebia muitas cartas por mês. 
Hoje, fazemos isso graças às redes sociais. As cartas tinham uma magia de sentimentos, que emails não substituem, mas matam a saudade e recadinhos nas redes sociais nos colocam em contato mais rápido. É como se conhecêssemos mesmo essas pessoas, e ao não encontrá-los pela manhã deixamos recados de "bom dia" na geladeira. 
Sou grata pelos amigos que fiz através desse blog (alguns deles converso praticamente todos os dias, pelo Facebook) e os contatos com aquele pessoal do tempo de cartas, hoje cuidando de suas próprias vidas, mas ainda gostando e dividindo momentos com as mesmas coisas. Amizades é a coisa mais bela da internet.

► Informação

Para tudo a internet é rápida. Notícias em geral, de esporte (nunca fiquei tão a par do que acontece na F1 antes, durante e depois de uma temporada como nos últimos anos), sobre filmes, atores, músicos e novidades de livros e entretenimentos em geral são garantidos pelo "www".
O grande problema foi que a velocidade das informações embaçaram um pouco a verdade dos fatos. Muita coisa é dita e tem muito espertinho que libera notícias de forma distorcida, seja ele assunto sério ou mera fofoca. E informação é agora tão comum que não dá mais para ficar a par do que acontece por aí. Você pode não assistir uma novela, mas com apenas um clique - e sem querer - já sabe o que aconteceu no último capítulo.

► Compras

Quando nãos e tem uma cidade com grande estrutura de comércio é pela internet que faço compras. Boleto bancários impressos para evitar problemas de números de cartão e foi por isso que armários enormes estão lotados de filmes, livros e alguns poucos cds (porque cd ainda é caro para chuchu). Principalmente livros e filmes que não tem possibilidades de encontrar a não ser na cidade vizinha (coisa que tem mudado, graças a novas lojas).

► Música

Falei acima que cds são caros. Meu último cd foi de banda favorita e já tenho que comprar DVD deles. E já fico rancorosa, pois nesse espírito de pensar bem antes, nunca completarei minha coleção do Iron Maiden ou mesmo do Metallica com discos originais de tão carinhos que os bichinhos são. 
É ilegal, mas fatalmente a gente baixa os danados mesmo. Alguns são importados e não ganhamos na loteria para poder pagar o maldito imposto cobrado nesses discos. É a coisa mais absurda do mundo os preços dos cds. Até filme já baixou bastante (até porque agora tem o Blu-Ray...). Mas é um luxo grande colecionar discos de boas bandas nesse país, então a internet, nos dispõe ao erro de baixar as músicas que gostamos (até porque ouvir o lixo que toca na rádio é uma derrota).

► Vídeos/Streamings

Nunca fiz questão de ter MTV na minha casa. Para mim, se quero ver bons videos de bandas eu digito no youtube e me divirto. Ouço e vejo o que eu quero. Não acesso os videos hits babacas de gente mostrando seus filhos e seus bichinhos ou qualquer coisas nesse sentido. Acho bobagem gastar muito tempo nisso, mas gasto sim tempo vendo vídeos de esportistas, atores e músicos que eu gosto no Youtube - é algo que adoro. E as vezes a gente vê vídeos incríveis dessas pessoas aí, que faz você admirar ainda mais ou não.
E streamings, quando bons, quebram o galho quando você precisa de ver algo que sua tv não vai transmitir.

E vocês, há algo que a internet lhes trouxe ou traz que vocês se sentem satisfeitos?

Abraços afáveis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!