Versões boas, ruins ou melhores? - Stripped

Selecionando uma sequência de músicas para ouvir enquanto arrumava arquivos no computador, me deparei com a música "Stripped" da banda inglesa Depeche Mode.
"Stripped" é o décimo quinto single da banda, o primeiro do álbum "Black Celebration". Foi instantâneo ao ouvir a original e lembrar-me da minha versão favorita. Mas vou segurar o suspense desta, até porque na pesquisa feita sobre a música original, me deparei com várias outras versões feitas, e selecionei algumas para a postagem de hoje.

Original: Depeche Mode - Stripped
Composição: Martin Gores
Álbum: Black Celebration
Lançamento: 1986



Algumas versões interessantes:

Versão 1: Statemachine
Álbum: Legerdemain
Lançamento: 1997



Essa banda é sueca, considerada um estilo de música eleto-sinfônico pop. Bem semelhante a original, inclusive no timbre de voz do vocalista.
A seguinte é de uma banda italiana.

Versão 2: Novembre
Álbum: Arte Novecento
Lançamento: 1995



Considerada uma banda de death/doom metal, já tem o acréscimo de uma guitarra um pouco mais acentuada que nas demais. Porém, o fato de ser uma banda que caminha pelo estilo doom, o tom mais sombrio e "caído" da música se faz presente.

Versão 3: Leviathan
Álbum: Demo Five
Lançamento: 2000



Essa parece ser uma versão cover de uma demo, e por isso a qualidade não é boa. Diferente da anterior, um doom metal, essa versão caminha mais para o black metal conforme o estilo proposto pela banda Leviathan. Gostei do nome hehehehe... E eles são norte americanos.

Versão 4: Scooter
Álbum: Mind the Gap
Lançamento: 2004



Scooter já aposta em uma versão bem mais moderninha muito semelhante e limpa perto da original. Scooter é uma banda alemã de música techno.

Versão 5: Shiny Toy Guns
Álbum: Goth Eletro Tribute to Depeche Mode
Lançamento: 2005



Como sugere o título do álbum, essa banda participou como tributo ao próprio Depeche, com uma versão meio gótica para a música, juntando um duo vocal, um feminino e um masculino.

Versão 6: Gregorian
Álbum: The Dark Side of The Chant
Lançamento: 2010



Uma banda de canto gregoriano, vez uma versão de "Stripped" em canto... gregoriano! Acho muito lindo, mas no tradicional - assim, ficou muito moderno, requer costume ao ouvir.

A minha versão favorita, que ultrapassa inclusive a original é dada pela banda de metal industrial, Rammstein.

Versão 7: Rammstein
Álbum: For The Masses
Lançamento: 1998


Como é possível perceber, Till Lindemann canta apenas um trecho da música "Let me see you stripped" e não prossegue no "...down to the bone". A mudança se deu pela dificuldade do cantor em pronunciar essa parte final da frase. Essa foi a primeira música em inglês da banda, então, isso já foi um avanço. Nem chega a ser tão grave, uma vez que essa versão teve resposta positiva dos membros do Depeche, inclusive do compositor Martin Gore, por tratar-se de uma versão completamente diferente do que já teriam feito com a música. 

Eu fico com a última, como já disse. E vocês? 
Abraços afáveis!

PS: Para ver as outras versões já publicadas aqui, de outras músicas, basta clicar neste link ou na aba "Especial 1: Versões/Covers". 

Comentários

Ron Groo disse…
Esta eu não conhecia...
Até o Rammstein fez cover? caramba.
Manu disse…
Pois é! Para uma música não muito conhecida, me surpreendi com o número de covers.

Abs!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!