Treino Classificatório do GP da Austrália

Varando madrugada, o pessoal conferiu a primeira classificação da primeira etapa da temporada da F1. Meio bagunçada, com direito a chuva, rodadas, surpresas e batidas. 
Euzinha, gravei. Sono interrompido é meio complicado para a minha pessoa. Fora que ainda se eu ficasse - como fiquei - depois das 3 da manhã, meio nervosa, meio decepcionada, meio surpresa, como um sorvete napolitano, certamente não conseguiria dormir.

Dada as mudanças de classificação (Bottas e Gutierrez classificaram em 10º e 19º respectivamente, mas caíram 5 posições por troca de câmbio), então o grid de largada oficial será o seguinte:

1º L. Hamilton (Mercedes), 2º D. Ricciardo (RBR), 3º N. Rosberg (Mercedes), 4º K. Magnussem (McLaren), 5º F. Alonso (Ferrari), 6º J-E. Vergne (STR), 7º N. Hulkenberg (Force India), 8º D. Kvyat (STR), 9º F. Massa (Williams), 10º J. Button (McLaren), 11º K. Räikkönen (Ferrari), 12º S. Vettel (RBR), 13º A. Sutil (Sauber), 14º K. Kobayashi (Caterham), 15º V. Bottas (Williams), 16º S. Perez (Force India), 17º M. Chilton (Marussia), 18º J. Bianchi (Marussia), 19º M. Ericsson (Caterham), 20º R. Grosjean (Lotus), 21º P. Maldonado (Lotus), 22º E. Gutierrez (Sauber)


Surpresas! Apostaria fácil em pole do Rosberg. Pela sua cara logo após o término do treino, claramente não ficou satisfeito. Hamilton tem feito uma jogada muito chata e infantil até agora: refutar a ideia da liderança não parece ser um ato de humildade, parece só falta modéstia. Com a pole, ele pode dar uma abrandada nesse ânimo...
Mesmo assim, não é surpresa grande duas Mercedes em colocações de primeiro e terceiro. A surpresa ficou a cargo de Ricciardo, que vinha bem desde o Q1. Com ou sem chuva, e por mais prematuro que seja, achei que ele fazia as curvas duras, de forma que segurava bem qualquer deslise do carro (choveu mais da metade do treino). Não dá para colocá-lo em grande pedestal, uma vez que na corrida será outros 500. E o GP é na Austrália. Em casa, o cara tem uma certa vantagem; seja por experiência, seja por energia extra. O que se pode dizer disso é apenas uma coisa: a RBR não está tão aniquilada assim, apesar do chocante 13º lugar de Vettel. Acho que não dá para pensar que acabou o encanto.
Seguindo a premissa das surpresas, um quarto lugar da McLaren não sendo de Jenson Button pode ser surpresa para mim, mas não para outros. Atrás de Magnussen,  vem Alonso, com um modesto quinto lugar. Modesto, porém seguramente Alonso está muito mais satisfeito que Kimi, que enfrentou problemas todo o fim de semana, até agora. Para fechar com chave de ouro, rodou e bateu danificando o bico do carro no Q2. Naquele momento ele ocupava a décima posição. Dali acabou classificando em 12º. Péssimo resultado. A indignação veio e com uma leve justificativa sobre a dificuldade com muito tráfego. Porém ele disse que estava difícil mesmo assim, e naquele momento da batida, ele sabia que estaria fora do Q3, não culpando mais nada além de uma certa dificuldade própria. Bem vindo de volta à Ferrari, Kimi. #meledetos
Depois de Alonso, uma STR, a de Vergne, que também surpreende com um sexto lugar. Logo, Hulkenberg em sétimo - já está norma - o novato Kvyat com mais uma STR entre os 10. Fora Hulk, imagino que as colocações das STR se deve muito aos 3 campeões mundiais que tiveram um Q2 ruim: Button em 11º, Kimi 12º e Vettel 13º.

Em 9º, o campeão mundial de 2014, Felipe Massa! 
Super fora das expectativas, Massa foi apático na hora que precisava fazer-se grandioso. As justificativas foram pautadas no "mimimi", nas reclamações e lamentações. #quenovidade
Em décimo, Button, que ganhou a posição de Bottas. Por troca da caixa de câmbio, Bottas largará em 15º. Uma pena, pois prefiro o "bichinho de goiaba" ao companheiro. #fato 
Ganhando posições, Kimi e Vetel seguem Button, em 11º e 12º. A situação para o jovem pai Vettel não é das mais bonitas. Os haters estão amando, mas eu colocaria um pé no freio, pois logo, o alemãozinho estará com forças renovadas. Ou pelo menos é o que se espera de um tetracampeão como ele. 
Em 13º vem Sutil, em nova equipe, levando a Sauber um pouco além, uma vez que Gutierrez apenas classificou-se em 19º (prejudicado pela chuva provavelmente, que começou no meio do Q1 - Gutierrez largará em último devido a troca no câmbio). 
Em 14º a outra surpresa: Kobayashi, com uma mera Caterham (olha só!) à frente do péssimo Sergio Perez. Péssimo, pois não fez muito mais do que o corriqueiro em seu ano de estréia, foi superestimado e acabou com uma chance homérica em uma McLaren em crise e só fez bobagem por lá. Hoje, na Force India, se vê em 16º com o companheiro Hulkenberg em 7º desfrutando de uma possibilidade maior de marcar pontos.
E aí vem as duas Marussias, com Chilton e Bianchi, em 17º e 18º respectivamente; a Caterham que resta, com o novato Ericsson, em 19º e a "derrota master" da Lotus com Grosjean em 20º e Maldonado em 21º. Linguini Grosjean terá que engolir a equipe para sempre, pois foi ela que o trouxe para a notoriedade e deu status ao fim do ano passado, com pódios inclusive. Agora Maldonado fez uma senhora péssima escolha ao sair da Williams pelo visto. :/

O que pode ser que aconteça na corrida, ainda é uma incógnita. É aberto, com as mesmas chances de ser um tanto bagunçadinha como foi o treino classificatório. Eu que anoto a cada volta como estão as colocações, algumas importantes ultrapassagens e as paradas de cada um, vou penar um pouco para fazer isso em tempo de fazer sentido. Se chover, vai ser deveras um Deus nos acuda. 
Preparem os corações: A F1 voltou!!

Retornarei na segunda. Meu propósito é de fazer minha coluna de comentários toda segunda pela manhã e selecionar as fotos do fim de semana para comentar, na terça; deixando os demais dias livres para momentos extras da F1 e outros assuntos. 
Até segunda, excelente corrida a todos e, abraços mega afáveis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!