Prós e contras: a temporada da F1 2014 está para começar

Quinta-feira. Estamos à um beiço de pulga do começo da temporada da F1 2014.
Não tem para onde ir, pessoas: é nesse sábado que temos o primeiro treino classificatório, e é nesse domingo que temos uma corrida para assistir. Neste dia 16, completará 112 dias desde a última corrida. 
Para alguns, foram mais de 100 dias muito difíceis, mas para mim foram bem fáceis de serem encarados. Não estou ansiosa pelo começo de uma temporada pela primeira vez em anos.
Eis minhas expectativas com relação à temporada 2014:

► Vou acompanhar a temporada inteira certamente. Por motivos - para mim - razoáveis: 
a. faço isso desde meados de 2004 e portanto, não consigo simplesmente deixar de acompanhar; 
b. apesar de tudo, quero ver no que vai dar - mesmo que não dê em muita coisa; 
c. gosto do esporte e como estou pouco me lixando para Copa do Mundo, não poderia ter melhor opção -  afinal não dá para só querer estar longe desse infeliz país nessa época é preciso ocupar a mente com outras coisas; 


e por fim: d. os jogos da NFL - meu entretenimento de calmaria recente - só começará em setembro.


► Com as mudanças de regras, pode ser que algumas surpresas apareçam, como equipes e pilotos se destacando mais do que nas condições normais dos últimos anos. A aposta geral é de uma certa imprevisibilidade. Espera-se uma das duas Williams, por exemplo, andando melhor que a forte RBR. Prevê-se ainda que os touros vermelhos penem um pouco mais para ganharem notoriedade nesse começo de temporada - o que em tese, pode até tardar muito a acontecer. Ou não.


► Tudo que se podia pedir era uma RBR mais apática, para que pudéssemos ver os outros times também se mostrando. Uma hegemonia massiva, por mais legal que fosse o trabalho da equipe, tirava o brilho de uma competição, que se fixava nas disputas de segundo para baixo. Agora, com essa crise na construção do carro da RBR, as outras equipes tem a chance de mostrarem um pouco mais de potencial. "Pé de igualdade" vem com aspas porque isso é algo impossível de atingir, a não ser em um mundo maravilhoso, perfeitinho. Mas pelo menos, algumas situações estão abertas, e essa primeira etapa funcionará como um grande teste - só que valendo ponto, rsrsrsrsrs...


► Todas as especulações sobre a temporada não terão resposta correta nesse primeiro fim de semana. O acontecido da Austrália não significará para todo o resto do campeonato. E vai ter gente cometendo erros técnicos cabais, pois ao meu ver, a temporada chama muito mais planejamento de corridas que antes. E vai ter piloto e equipe disposto a não arriscar, sabendo que isso custará muito a ponto de ser crucial no final. Pode ser bom assistir à uma corrida em que todos estão fazendo "cosplay" do Steve Wonder.


► Nas espantaria se tivesse bagunça das boas. Eu tenho uma lista bem menor que muita gente para pilotos capazes de pensarem bem antes de fazerem bobagem em pista. São poucos aqueles que sentam com suas equipes, planejam, mas ao mesmo tempo sabem pensar por si só em saídas rápidas para reverter situações pesadas. Vejo muito mais corpinhos ambulantes que cérebros ativos de pilotos em pista - então erros para mim, pode ser a tônica desse começo.


► Acompanhar Fernando Alonso e Kimi Räikkönen juntos será um deleite a parte. Não vejo sangue nos boxes nem de um, nem de outro - e espero que essa equipe tome vergonha na cara e pare de ser hipócrita pelo menos em suas declarações na mídia. Dois pilotos excelentes, com diferentes personalidades, mas com inteligências a nível mais que agradável para a categoria; dois mestres de corridas bem executadas serão figuras de trabalhos bonitos. Vão dar trabalho um para o outro, mas vão se divertir com isso. A não ser, que a equipe e a mídia estrague tudo.


► Felipe Massa em outra equipe para mim não é uma opção para acompanhar a temporada. Respeito e tenho amigos que torcem para o cara, mas eu certamente torço contra o sucesso dele pelo simples fato de eu não suportar mais as vitimizações e o falatório nonsense de culpar tudo que está à volta dele, mas nunca ele próprio. Ele é sempre o coitadinho: ora o finlandês não teria vencido se não fosse ele, ora foi uma maldita de uma batida que tirou dele o campeonato, e em alguns casos, até a falta de coragem em peitar companheiro de equipe foi na ação do "vitimizado": seus últimos anos na Ferrari e desenvolvimento aquém do esperado era culpa do Alonso... Fraqueza, no mínimo.
Agora, ele estampa toda reportagem da F1 na internet, uma legião de fãs apostam em campeonato de 2014 vencido. Estando livre da pressão da Ferrari (se assim fosse tão ruim, porque aguentou esses 4 "massacrantes" anos? Status, grana e comodidade não parece algo bom para alguém tão "coitadinho" ...). Sou muito mais o Bottas, por ter cara mais de pé no chão.
Caso a expectativas de todos com o Massa seja cumprida, não se preocupem - vou amargar bastante e não precisarão me torturar mais.


► Finalmente a palhaçada do desgaste dos pneus parece - "paaareeeceee" - que não vai ser mais a desculpa para não ter ultrapassagens até o fim das corridas. Qual vai ser a desculpa se as coisas não funcionarem bem, é esperar para ver, pois certamente alguém virá com alguma nova - descente ou não.



► Com o andar dos testes, Mercedes é o motor mais consistente e confiável. Já o motor Renault não chega nem próximo à potência dos motores alemães. Ou seja, pode acontecer uma divisão entre eles que logo logo vai dar polêmica e levantar questionamentos. Nem precisa esperar segunda-feira para imaginar esse tipo de ação do pessoal de motor Renault a respeito do regulamento com relação aos carros de motor Mercedes, caso eles sejam líderes na primeira corrida. Básico.


Voltarei amanhã. Abraços afáveis!

Comentários

Ron Groo disse…
prós e contras válidos.
Mais um motivo? Porque a gente gósssssta. rs
Manu disse…
E muuuuuito hehehehe...

Abs!

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