Suzuka: meio-termo?

Para quem esperava a decisão do campeonato agora em Suzuka, ficou só na vontade. A boa é que irá acontecer. É só uma questão de tempo e Vettel será tetra campeão. Eis a boa notícia para os que esperavam a conclusão do campeonato, antecipadamente, se é que havia alguém que quisesse isso, a não ser o japoneses. Eles ao menos se vangloriariam por terem sediado a decisão do campeonato de 2013.
Para quem não, e inclusive torcia por um ranca rabo na primeira curva entre Vettel e Webber, descobriu coisas interessantes: não adianta querer, Vettel tem vontade e o melhor carro do grid e vencerá. Concordem ou não é o que tem para esse ano. Não vai mudar. Descobriu também que mesmo jogando a toalha, Alonso pode ainda fazer um quarto lugar e tardar esse campeonato conquistado por Vettel, trabalhando para Bernie lucrar ainda com as próximas etapas. Não muda, só tarda.

Assim como não mudou muito a foto do três primeiros do grid, não mudou os três primeiros da corrida. Salvo Hamilton, que foi "substituído" por Grosjean. 
Sim, Grosjean! Aquele mesmo em que ano passado era um cara problema, esse ano é o santo da Lotus, o seu melhor piloto e seu cara incrível. Fez boas corridas sim, não vou ser besta de dizer que não. Mas também, não é pra tanto ok? Virou gênio agora. 
Bastou uma escorregada de Kimi (leia-se, ida para Ferrari) que dirigentes e chefes na Lotus estão eufóricos com Grosjean de novo, como era e sempre foi. Quero ver, ano que vem, se eles estarão onde estão hoje, só com Grosjean. 
Quero, mesmo, de coração. Quero deixar de ler os elogios gratuitos à ele, quero também ver um reconhecimento por um trabalho feito de dar gosto, à estilo salvação da equipe. Que nem os últimos anos, nas quais Kimi fez, mas eles acham que bem... ele devia ter feito mais, pois, se não fosse por eles, o finlandês cairia no esquecimento. É legal descobrirmos essas coisas assim, subitamente. A sensação de ignorância indo embora é libertadora! ¬¬'

Eu acho muito engraçada a reclamação que a F1 está monótona. Sim, ela está. Há muito tempo, inclusive. Mas daí colocar a culpa no Vettel, já acho demais. Digo: para os fãs do alemão certamente não está monótona. Verdade completa seja dita: quando o nosso piloto favorito está fazendo bonito e fazendo corridas boas, vencendo, esquece! Não há nada que tirará sua empolgação. É aquela, como disse o Hamilton, reclamando que estava monótono, eu diria à ele em réplica: e se fosse você, estaria monótono? Obvio que não.

Está aí, algo pior do que uma F1 monótona: a hipocrisia. Dos dirigentes de equipe e de sua mídia de cobertura, da FIA ao Ecclestone, dos meros comissários à os "bons" detentores de circuitos. 
É dirigentes e chefes de equipe que nunca na realidade respeitam o piloto que tem, a não ser que ele tenha cheques gordinhos a oferecer. É piloto que se acha o bom da boca só porque é a estrela máxima de uma equipe, e acha inclusive que pode meter o dedo na cara de qualquer um. É pseudo narrador que confunde alhos com bugalhos o tempo que for preciso e narra uma corrida inteira em cima de um cara que se acha o herói por "ignorar" ordens de equipe e comete o erro mais retrógrada dessa vida automobilística ordinária, ultrapassando limite de velocidade em boxes. É piloto que jura ter chances de bater o companheiro e subitamente, fica em segundo. É comentarista e jornalista que faz pergunta idiota sobre algo que ninguém dá a mínima...

Todo mundo tem o direito de odiar o Alonso, o Vettel, odiar o Räikkönen, desde que tenha ar-gu-men-to. O que não pode é usar o seu argumento como verdade suprema e imposição. Eu citei esses três pois são os três importantes desse ano. Seguramente os melhores do grid, cada um a sua maneira. Poderia sim com grandes chances acrescentar Hulkenberg, ou talvez Button, ou o Rosberg, qualquer um. Essas são minhas escolhas, cada um separa as suas. O que a gente não deve é cair na mesmice do resto, priorizando certezas medíocres, limitando a discussões sem razão, que não se permite ouvir o outro. Por isso vou priorizar os três primeiros da tabela de pontos. 
À custa de quem os tais pontos? Deles mesmos, pois não tiveram ajuda nenhuma de seus companheiros de equipe. Ah, Manu, mas tiveram carro bom naquela circunstância de corrida. Sim, é para isso que se serve equipe: para te dar um carro bom para a disputa. É o caso do Vettel, mas não é de Alonso e Kimi (nesse caso, eles como são pilotos antigos, tem uma certa experiência no "correr atrás", quando é possível).
Argumentos para dizer o bem desses três caras? Eu tenho, e não se refere ao que dizem, ao que pensam, nem ao que fazem em sua vida particular.
Eles não são adeptos a ficar no "meio-termo". Ou é, ou não é.
Já diria Confúcio: "Eu sei por que motivo o meio-termo não é seguido: o homem  inteligente ultrapassa-o, o imbecil fica aquém".

Abraços afáveis!

Comentários

Ron Groo disse…
Ótima definição.
Foi muito bom, pelas ultimas corridas por lá, foi muito bom.
Mas por tudo que já vimos acontecer por lá... Meio termo tá bom.
Manu disse…
É, por tudo, meio termo já é bastante coisa! ^^

Abs!
Net Esportes disse…
Vettel e Red Bull merecem muito e esse negócio de monotonia ninguém falava quando só dava Ferrari !!!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!