Post especial de dia das bruxas

Já fiz por aqui post musical de Halloween, inclusive com participação de leitores (se ainda não viu, basta clicar na aba acima "Listas temáticas"). Hoje, deixo algumas dicas de filmes. Nada dos tradicionais terrores (que eu, particularmente, não sou tão fã assim), mas as coisas mais lights que possam ser agradáveis para todos, inclusive para a criançada.

*Filmes do Tim Burton

Os Fantasmas se Divertem


 Um casal morre e não encontra o caminho da luz, e ficam assombrando a casa que viviam. Beetlejuice dito três vezes e ele aparece para solucionar a situação... Muito legal. Muito mesmo! Tudo feito de maquiagem, sem efeito. Fora que tem a cena do jantar que adoraria fazer tributo hehehehe... (Ver sinopse aqui)

Tim tem uma vasta filmografia, inclusive com a participação direta ou indireta de Johnny Depp (parceria que sempre dá excelente frutos) e para o Halloween, romances ou comédias góticas (no maior bom estilo Burton) são opções boas de "celebração".

Edward Mãos de Tesoura

A primeira boa pedida é Edward Mãos de Tesoura, afinal é um dos primeiros longas do Tim Burton, com Johnny Depp e é uma figura antológica do cinema. O filme é de 1990, é o meu filme favorito da infância, e tem um misto de Frankenstein moderno, com sutis toques de humor. (Ver sinopse aqui).
Se esse não parece um filme ideal para a data, eis que o mais ambientado seria precisamente:

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

Este mais a cara de Halloween, conta a história de assassinatos sem explicação no vilarejo de Sleepy Hollow. Há bruxas, magia negra e branca, sangue, criaturas perdendo a cabeça, clima medieval, cadáveres, e um cavaleiro sem cabeça cruel e sanguinário que... corta cabeças! O filme é de 1999 e é um dos melhores filmes de Burton com Depp recente. (Ver sinopse aqui).
Já se você gosta do estilo Burton e a parceria dele com Depp, mais filmes com Helena Bonham Carter (que é esposa de Tim)... mais musical, há também a opção:

Sweeney Todd - O barbeiro demoníaco da Rua Fleet

Primeiro musical de 2008, o personagem Benjamin Barker quer se vingar por ter sido obrigado por um juiz a abandonar filha e esposa à 15 anos antes. Muito legal, apesar de musical. (Ver sinopse aqui).
E o mais recente filme, mais voltado à comédia, que Burton desenvolveu com uma lenda de vampiros é:

Sombras da Noite

Ainda no clima sombrio, mas com muito mais humor, esse filme trás Depp como vampiro, nada bonitão, nada encantador, que não brilha no sol, voltando à sua antiga casa depois de ser aprisionado por uma bruxa apaixonada. Não só isso, não só bruxa e vampiro, mas há também, lobisomem e fantasmas. E pelo visto, vai rolar uma sequência, dado o final do filme hehehehehe... (Ver sinopse aqui)

As animações ficam a critérios empolgantes. São desenhos muito legalzinhos, sombrios, mas agradáveis e cômicos. 

O Estranho Mundo de Jack

Pedida mais que certa, Jack é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween. Também é um misto para Natal, já que as criaturas que vivem na cidade, sequestram o Papai Noel para celebrarem o próprio Natal. Uma ideia meio americana de "qual é o feriado infantil favorito, Natal ou Halloween?" (Ver sinopse aqui).

A Noiva Cadáver

Victor Van Dorst, personagem central fica no misto de mundo dos mortos e dos vivos, e tem duas pretendentes. Uma noive viva, e uma mortinha apaixonada. Macabro? Um pouco, mas é uma animação bonitinha. Detalhe para o cachorro de Victor que mais tarde viria a ter um longa especial. (Ver sinopse aqui).

Frankenweenie

Esse é o filme de Victor jovem e seu cachorro Sparky. Sparky é atropelado e Victor, com uma ideia de Frankenstein "ressussita" o amigo. A animação é toda em preto e branco e é bem engraçadinho. (Ver sinopse aqui).

Outras boas opções:

Drácula de Bram Stocker


Clássico da literatura de terror, Drácula tem adaptação próxima ao fiel feita pelo diretor Francis Ford Coppolla. Nada de vampiro loirinho, meiguinho e brilhante (há quem prefira, claro. Então para isso, fica a dica da saga Crepúsculo, que me nego a assistir não pelo vampiro, mas sim pela atriz principal ¬¬'). Aqui temos Gary Oldman, em um papel incrível de um Drácula que não dá para ter tanto medo assim ao ler o livro (fiquei muito mais instigada ao ver o filme). Fora que é todo erotizado e tal, como é uma figura de vampiro mesmo. Mas é incrível pela fotografia, em suma.

Falando em vampiros:

Entrevista com o Vampiro

Certa vez li em algum lugar um cara brincando com esse filme. Ele dizia que esse  filme colocava em dúvida a sexualidade masculina, por Brad Pitt, Tom Cruise e ainda mais tarde Antonio Bandeiras. 
É um bom filme, sem mais hehehehehe (Ver sinopse aqui)

Se é necessário um pouco mais de ação, e Hugh Jackman (rsrsrsrsrs...) aqui vai ele encarnado em Van Helsing:


Van Helsing é um dos personagens de Drácula de Bram Stocker. Criado ali, e transportado aqui para caçar vampiros e criaturas demoníacas. Mais moderno, meio medieval, meio steampunk (Como é que é? Ver aqui a explicação) É um bom divertimento! (Ver sinopse aqui)

Frankenstein de Mary Shelley


Já que falamos muito de Frankenstein, nada melhor que uma das melhores adaptações do livro de Mary Shelley (que é bom, recomendo muito) para cinema, com Robert de Niro como "a criatura". Ainda tem uma dramaticidade toda shakesperiana e um final dramático, mas muito intenso. (Ver sinopse aqui)

Mas se o caso é mais Lobisomem... Bem aqui temos:


Com Benicio del Toro, de 2010 é bem feito com direito a bastante efeito especial e maquiagem. (Ver sinopse aqui).

Bom, espero ter contribuído. Há muita coisa boa por aí e se eu for colocando, o post ficaria enorme. 
Se assistirem algum destes, ou outro e quiserem compartilhar opinião e impressão, já sabem: comentários! :D

Abraços mega afáveis e feliz dia das bruxas!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!