Jason Newsted

Hoje é aniversário de um cara que adimiro muito. Jason Newsted foi baixista do Metallica, sendo o baixista oficial após a morte de Cliff Burton. Deixou a banda por ser sumariamente incompreendido pelos demais membros. A sua insatisfação com aqueles que mais adimirava na vida foi tamanha que depois da sua saída pouco se ouviu falar de Jason. Não por falta de talento, mas por uma série de outros fatores, pessoais em suma.
Tenho um "carinho" especial por Jason, por ele ter sido o cara que dava energia nos show do Metallica até sua saída. Não estou querendo dizer, de forma algum,a que ele é melhor ou pior do que fora Cliff ou do que é Robert Trujillo, atual baixista do Metallica. Trujillo, apesar de não combinar com o que os mais conservadores diriam, com a figura Metallica, creio que ele é a fonte de grande criatividade da banda atualmente, depois de uma remota crise pela qual James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammet passaram com a saída do Jason e o (tenebroso - para alguns) álbum St. Anger, além do lance do processo contra o Napster.
Esses casos foram de fato bem complicados. Mas Jason foi por quase 15 anos muito reprimido na banda. Muito das coisas que soavam como brincadeira, era de total desrespeito. O fato de Lars, James e Kirk não entrarem num devido luto por Cliff os obrigaram a afogar as mágoas nas drogas e pegar Jason como saco de pancada. O primeiro álbum com o estreante Jason, ...And Justice For All era um álbum denso, com excelentes composições mas que não se ouve o baixo como era de costume em álbuns do Metallica, com Cliff. Assumiam que haviam abaixado o som do baixo nas gravações propositalmente.
Só no famoso Black Album (ou álbum preto, disco da qual o Metallica fez com uma capa toda em cor preta, um logotipo da banda e uma cobra no canto) Jason assinaria uma música "My Friend Of Misery" com uma linha de baixo apaixonante.

Bom, sem blábláblás. Hoje, aparentemente as coisas estão normais entre os antigos "amigos" e Jason, o que importa é que ressentimentos foram deixados no passado. Jason hoje continua com seus pequenos projetos, mesmo depois de algum problema de saúde, um problema no ombro. Além de seguir com a música também é pintor. Nesse post (clicar aqui) há algumas de suas obras que já postei num outro momento do blog.

Venho então com algumas músicas com esse cara, participações, etc, que vale rever, ouvir e acompanhar.

Jason bass solo:




Jason cantando Seek and Destroy:




Com Voivod:


Outro projeto da qual participou: IR8 vs Sexoturica


 Com Papa Wheelie (da qual tbm canta):


Sua primeira banda, Flotsam & Jetsam:


Death Jasonic (onde ele é o vocalista e guitarrista!):



Para finalizar, Jason quando integrou a banda de Ozzy Osbourne assim que saiu do Metallica:


Adoro o cara, sou suspeita para falar qualquer coisa dele. Acho-o um artista completo, talentoso musicalmente falando e agora, como pintor também.
Comentem, deixem suas impressões, sobre, tanto em relação à música quanto aos quadros dele. Mais uma vez, sua obra se encontra nesse post aqui.

Abraços afáveis!

Comentários

Rart og Grotesk disse…
hpje é níver dele????olha só!!!ficando velhinho!!!rsrs Parabéns para ele!
Bom feriado!Bjos!
Ron Groo disse…
Para mim ele é o responsável pelo sucesso popular do Metallica. Não que Burton não fosse bom, mas a visão mercadológica deste homem deu outro norte pra banda.

Vida longa!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!