Centro da galáxia é apelidada de Olho de Sauron

Sei que esse fim de semana fiquei ausente, mas...

Centro da galáxia é apelidade de Olho de Sauron (Fonte: Yahoo)

A NASA (National Aeronautics and Space Administration) divulgou ontem uma nova imagem da região central da galáxia em espiral NGC 4151, que acabou sendo apelidada “Olho de Sauron” pelos astrônomos, por sua semelhança com o olho do vilão da trilogia O Senhor dos Aneis, de J.R.R. Tolkien. A imagem foi obtida por um telescópio espacial do Centro de Raio-X Chandra em Cambridge, Massachusetts.
O site Science 2.0 conta que, na pupila, os raios-X (a parte azul) do Observatório de Raios-X Chandra são combinados com dados ópticos (em amarelo) mostrando carga positiva de hidrogênio (“H II”). O vermelho ao redor mostra hidrogênio neutro que é parte da estrutura perto do centro da NGC 4151, distorcida por interações gravitacionais e incluindo material que cai para o centro da galáxia. As manchas amarelas em volta da elipse vermelha são as regiões onde a formação estelar aconteceu recentemente.
A NGC 4151 é uma das galáxias mais próximas a conter um buraco negro em expansão, oferecendo aos astrônomos ótimas chances de estudar a interação entre um buraco negro supermassivo e o gás circundante de sua galáxia hospedeira, comenta o site do jornal The Daily Mail .


Boa! Um bom apelido. ^^

Minha monografia será sobre a mitologia criada por Tolkien. Livros das quais sou fã antes mesmo de virar moda.
Acabo de entender o que vai me irritar durante o processo de escrever minha monografia: para todos que eu comentar sobre, dirão que só faço isso porque é moda (bolas!) e porque sou "Geek" (que raio! O que aconteceu com "nerds", C.D.Fs? Dá um tempo, já estou velha para isso...)

Abraços afáveis! (e desculpem a remota ausência.)

Comentários

Ron Groo disse…
Vou querer ler esta monografia...
Anônimo disse…
Quando eu era pequena eu falava que queria ser astronauta, e ainda hoje eu sou fascinada com isso.

Por curiosidade, qual curso você faz?

Beijos, Manu!

www.meu-lar1.blogspot.com
www.maisquelimao.blogspot.com
www.jusparecer.blogspot.com
Manu disse…
Que bom Groo, fico feliz em querer ler minha monografia. Logo começo escrever.

Camilla, é mesmo fascinante o espaço.
Meu curso é História. Aparentemente não soa nada a ver em querer estudar Tolkien, mas farei um ensaio sobre história medieval comparada com as criações do autor.

Abs!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!