Heavy Metal como religião?




O que dizer quando se lê uma notícia como essa:


Já dizia a banda alemã Helloween: "Heavy metal is the law" (Heavy metal é a lei), mas os britânicos querem mais. Não basta ser a lei, tem que ser religião. Pelo menos é o que pretende a revista Metal Hammer, que lançou uma campanha para que a vertente do rock seja reconhecida como religião no próximo censo do Reino Unido, que acontece em 2011.
A revista segue a onda dos fãs de "Star Wars", que conseguiram transformar o Jedismo em religião. Em 2001, mais de 390 mil pessoas da Inglaterra e do País de Gales se declararam "Jedi" ao censo do Reino Unido, fazendo a nova crença figurar entre as mais populares do país, ficando atrás apenas do cristianismo, islamismo e hinduísmo.
Para fazer do heavy metal a mais nova religião dos britânicos, a Metal Hammer conta com a ajuda de um embaixador, Biff Byford, vocalista do Saxon. "Fazer o heavy metal ser reconhecido como religião é uma boa forma de se rebelar, não é? Isso realmente vai ser uma coisa muito legal", disse o músico.
O editor da Metal Hammer, Alexander Milas, justifica sua campanha ao site Gigwise: "Desde que o Black Sabbath lançou seu primeiro álbum há 40 anos, o heavy metal cresceu e se tornou uma das instituições culturais mais significativas do Reino Unido, e um fenômeno global".
Além de incentivar os fãs a responder o censo, a revista também pergunta quem teria uma posição de prestígio na futura Igreja do Heavy Metal, além de possíveis cidades e lugares que poderiam fazer parte da comunidade da nova crença britânica.

É. Concordo que o estilo desde Black Sabbath tenha se tornado fenômeno... Nada desbanca. Mas religião não seria pedir demais não?
Não é novidade que gosto do estilo. Talvez seja o meu estilo favorito, não tenho tanta dúvida. Mas de uns anos para cá eu posso revelar que é muito mais fácil para mim dizer do que eu não gosto, do que gosto.
Eu escrevo sem medo de ser feliz: Vcs nunca verão essa criatura aqui ouvindo essas coisas:
- Sertanejo (desse tipinho que tem brotado a cada esquina sabe? Basta dois amigos de infância e/ou adolescência, um deles sabendo tocar 2 músicas no violão, juntarem-se, beberem um pouco de cerveja além da conta e levar um chifre doído de uma pervinha qualquer e eles pegam um papel e faz uma letra estúpida com melodia simples que vira hit fácil, fácil);
- Axé;
- Funk;
- Pagode;
- Música dance de qualquer tipo moderno;
- Punk rock (não dá... eu não consigo!).
Eu sei. Desde quando "axé", "funk", "sertanejo" e "pagode" se enquadram em "música"? Por mim não enquadra, mas ligue o rádio e vc ouvirá qualquer uma destas coisas tocando em 5 minutos de aparelho ligado.
Eu detesto punk. Eu não vejo sentido, não sinto emoção, não me sinto a vontade. Não ouço. Não gosto de Ramones, por exemplo. Acho terrível Sex Pistols. Fazer o que? Simplesmente não dá, para mim. Duvido que vá mudar algum dia.
Lógico que não há nada de perfeito na vida. Ouço música dos anos 80, Duran Duran, Erasure, Pet Shop Boys, Cindy Lauper, Eurythmics... É brega? Tá beleza! Mas ouço, acho legal, dançante, me divirto. Ouço algumas belezas aí que deixariam muito ser roxo de tanto rir, mas...



Definitivamente meu estilo favorito é heavy metal.
- Adoro Iron Maiden.
- Vou no show do Metallica no fim do mês, e o Sepultura vai abrir o show.
- Nightwish é minha banda favorita e mistura poesia com guitarra pesada e melódica, vocal intenso mesclado com uma doce voz feminina mais música clássica.
- Curto o Helloween (citado na reportagem) pelo antigo vocal, o Michael Kiske, que simplesmente amo.
- Gosto de Rammstein que mistura peso com eletrônico.
- 9 entre 10 fotos em meu álbum de orkut de "influências" musicais para educar meus ouvidos, são de bandas de metal.
- Ouço Angra, ouço Stratovarius, Blind Guardian, Sonata Arctica e muito "power metal"...
Sinfônico, Thrash, Black, Death, Glam... Sub-estilos, sub-divisões que só servem para os críticos rotularem e confundir os leigos.
Mas fazer do todo Heavy Metal como religião? Eu até que não tenho nada contra, se eu não soubesse da obsessão que isso pode levar. Vejam os "Jedis", o pessoal fã de "Star Wars" é doente pelos filmes. Tem agora a mania "Crepúsculo" onde muita moçoila ressussitou a vontade de serem vampiros. Eu sou doida para viver na Terra-Média de Tolkien, já fui Harry Potter maníaca. Sei que essas coisas mexem com as vontades das pessoas. É válvula de escape. Logo, logo o povo pega um pouco pesado com a mania "Avatar" - Não se assute se vc ver pessoas querendo ser azuis, com olhos expressivos e com cabelos que ficam interligando as pontas nas coisas. Mas existe uma vida real aí fora e as válvulas de escape que procuramos é muito legal nas horas de lazer: Os filmes, os livros e as músicas são criações de humanos, manifestações da alma de alguém como a gente, coisas de entretenimento. 
Gosto de Heavy Metal, mas não chego à tanto pois sei da dor de cabeça que dá se dizer fã do estilo. A melhor coisa da vida que foi criada foi esses aparelhos de mp3, mp4 e etc, Ipods... Colocou no ouvido e só vc curte aquilo, sem atrapalhar ninguém. Vc ouve sem prestar satisfações.
Eu só acho que ao ler uma coisa dessa eu penso se a pessoa tem real respeito pela música que faz. Às declarações de Biff Byford só me faz pensar que ele ainda vive num tempo aí em que o estiloprecisava se afirmar como música, como uma coisa legal, sem esteriótipos e preconceitos. Rebelar? Eu não sei mas há tanta coisa aí nesse mundo afora que serve muito mais como forma de rebelar e reclamar soluções. Liguem a tv e assistam os noticiários e vão perceber do que eu falo.
É preciso rebelar quando a gente vê as fatalidades como a do Haiti e um bando de chefes de Estado discutindo meios de resolver a situação e ajudar e não há nenhuma ação rápida e concreta. Ver que tem uma penca de gente que já devia estar alí resolvendo, mas no entanto vc só vê as notícias do que discutem enquanto cada hora aparece uma notícia pior do que a anterior e imagens que faz vc perder a vontade de qualquer coisa agradável. E a mídia que dá notícias de última mão sobre o que acontece lá e a gente sabe que tem muita gente envolvida que faz a notícia chegar a nós e invés disso eles poderiam estar ajudando quem precisa? Fora as bobagens que um ou outro comentam como se aquele povo tivesses escolhido que isso acontecesse com eles que eu prefiro nem comentar!
Daí eu fico mais triste, quando eu olho para trás e vejo a quantidade de vezes que muita gente disse que metaleiros era mente vazia que gostavam de altos decibéis na cabeça ecoando, e leio uma notícia como essa. Eu acho que está na hora de fazer a música acontecer já que não pode fazer nada que valha a pena "rebelar" e que fique quieto no seu canto.
E a mídia faz o favor de divulgar isso...
Com tanta coisa caótica no mundo não haverá solução com meras novas religiões. Se continuarmos "evoluindo" desse jeito não vai ter mais música, filmes...

Comentários

Fernando Kesnault disse…
Esquecestes de falar que detesta jazz, já imaginou colocar na lápide uma mensagem assim: "aqui jaz quem nunca gostou de jazz", ahahah. Ser uma idolatria em forma de religião? Sei lá, o importante é o indivíduo gostar de algo, aí começa a querer ficar uma pessoa normal. Aquele que nada gosta ou curte é perigoso, assim como o fanático, êta linha imaginária da mente difícil de se analisar, se gosta demais é doido se não gosta é louco, então...
Manu disse…
Hahaha, por incrível que pareça não tenho nada contra Jazz Fernando.
Mas é isso aí, assumo q é bom gostar das coisas, mas idolatria é motivo de chacota. No mínimo vc tem que ser o meio termo em tudo, pois como disse, se gosta muito é doido, se não gosta é louco. No fim das contas ninguém sabe o que é ser "normal"... ^^
abs!
Ron Groo disse…
Eu sou jazzista por formação musical, então professaria minha fé em Billie Hollyday, Art Blakey, Dizzie Gilespie, Charlie "Bird" Parker, Thelonious Monkey, Milles Davis, Louis Armstrong e alguns outros monstros.

Mas como disse Guimarães Rosa em "Grande sertão: Veredas": "..uma religião só é pouco, bebo agua de todo rio." Então poderia render facilmente cultos a Iron Maiden, the Sweet, Kiss, Queen, Deep Purple, Led, Sabath, The Who...
ROCKS disse…
Prazer,Manu!!Mandou muito bem no post!Bah!
"Heavy metal is the law",mas querer misturar com religião concordo contigo...já é demais.
"Com tanta coisa caótica no mundo não haverá solução com meras novas religiões. Se continuarmos "evoluindo" desse jeito não vai ter mais música, filmes..."
Tá louco(a)!Sem música a vida seria um erro já dizia Nietzsche.
Teu gosto é espetacular,se estivéssemos na last fm,nossa afinidade seria super,no máximo.
já tô te seguindo...isso que amo na net,sempre se conhece pessoas incríveis...é só saber onde navegar.
Manu disse…
É Groo, de certa forma, acho q Guimarães Rosa está certo, afinal o meu blog leva o nome de uma música do Kiss... ^^

Karen! Obrigada pela visita, é um prazer um comentário como o seu em meu blog. Metal é algo muito bom então me rendo ao estilo. Adicionei 2 de seus blogs p/ acompanhar mais afinco.^^
Grande abraço!
FRANK LAURO!! disse…
CARA TU ÉS UMA BABACA MESMO, E AINDA SE DIZ UMA OUVINTE DE HEAVY METAL. SOU ATEU CONVICTO DESDE QUE ME ENTENDO POR GENTE E SE ALGUÉM AQUI NO BRASIL ENCABEÇASSE UMA CAMPANHA PARA QUE AS PESSOAS QUE CURTEM HEAVY METAL RESPONDESSEM QUE SUA RELIGIÃO É O ROCK EU SERIA O PRIMEIRO A SAIR A CAMPO PREGANDO A MESMA COISA. PELO MENOS ESTARIAMOS DANDO RECONHECIMENTO AO PARA MUITOS JÁ É UMA REALIDADE NÃO DECLARADA. EM VEZ DISSO PESSOAS RETROGADAS COMO VC, FICAM AI TENTANDO RIDICULARIZAR ESTA NOBRE ATITUDE. UMA EMPOLGADA, ISSO SIM É O QUE VOCÊ É. EU DESDE MUITO PEQUENO SEMPRE DIVIDI O MUNDO EM ROQUEIROS E NÃO ROQUEIROS. E PELAS SUAS ATITUDES E COMENTÁRIOS, JULGO QUE DEVE MESMO É OUVIR ESSAS PORCARIAS DO MUNDO E FICA AI TIRANDO ONDA.
SINCERAMENTE FODA-SE!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!