Entrevista I Love It Loud: Nelson Souza

ilAmigos! Vamos ao que interessa prontamente. Devo a vcs uma nova entrevista já que na semana do ano novo não deixei nenhuma aqui.
A primeira entrevista de 2010 é com o Nelson, companheiro meu no Iceman's Club organizado pela Ludy do blog Octeto Racing Team . Vamos então conferir:



1- Quem é Nelson? Fale um pouco sobre você.



O Nelson é um rapaz de 22 anos, paulistano, técnico em mecatrônica, futuro tecnólogo em automação industrial e que trabalha atualmente na área de engenharia clínica num hospital da cidade.
Saindo da 3ª pessoa, eu sou uma pessoa que gosta de ouvir músicas, torcer pelo Palmeiras (apesar dos pesares), ler muito, assistir filmes, de jogos em geral, além de ser fã de F1 e IndyCar e acompanhar mais à distância outras categorias. Também sou um aficionado por informática e amo a cidade em que vivo, mesmo com todos os problemas que ela possui e lamentando demais o conformismo das pessoas que aqui vivem em relação a eles.


2- Quando a F-1 passou a ser “rotina” na sua vida?


No final da década de 90, na época do bicampeonato de Mika Häkkinen, meu pai sempre assistia as corridas, mas eu nunca tinha dado muita bola para isso, até que em uma época eu comecei a assistir (gostei e comecei a acompanhar outras categorias também, gosto do automobilismo, de uma forma geral), hoje eu sou o fanático da casa e meu pai nem assiste mais as corridas, uma pena, é realmente chato não conhecer alguém que curta automobilismo também, ainda bem que a internet existe, mas não é a mesma coisa de poder conversar face a face com alguém sobre algo que você goste, enfim, divago... Terminando a resposta, desde então eu sempre assisti a todos as corridas que foram possíveis.


3- Qual o maior ídolo de todos os tempos na F-1?


Eu não tenho um ídolo específico na F1, mas vou citar aqui alguns nomes: Gilles Villeneuve, Bruce McLaren, Jim Clark, Ronnie Peterson, Nelson Piquet, Jack Brabham, Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, Nigel Mansell, Ayrton Senna, Mika Häkkinen e Kimi Räikkönen, necessariamente sem uma ordem definida, sou horrível para fazer qualquer tipo de lista, claro que meu pouco conhecimento sobre a categoria me impede de saber tudo o que gostaria, mas basicamente esses são os pilotos que eu mais simpatizei na história, seja vendo corridas ou lendo sobre seus feitos.


4- Para quem e/ou para qual equipe torce atualmente?


Vettel, um dos personagens simpáticos...


Não existe algum piloto ou equipe para a qual eu torça, claro que, como fã de uma categoria, sempre há aqueles personagens com os quais você cria certa empatia, no meu caso, posso citar Vettel, Kubica e Rosberg como os meus pilotos “favoritos” e, entre as equipes, gostaria muito de ver a Williams a ser grande novamente e fiquei feliz com a evolução da Red Bull, de resto, não nutro nenhuma grande admiração, apenas quero poder assistir a corridas legais.


5- Existe algum outro piloto que tem espaço como “segundo” favorito para você?


Creio que essa pergunta não precisa ser respondida, pois já está, de certa forma, respondida acima.


6- O que foi melhor e pior na temporada de 2009?


O melhor não tem como fugir muito, é muito interessante ver uma equipe “estreante” levar ambos os campeonatos, após a equipe ser abandonada pela Honda e todos os empregados quase ficarem sem ter o que fazer nesse ano.
De pior é meio difícil escolher, são muitos fatos que concorrem a essa honraria, de uma forma geral, detesto toda a politicagem em volta da F1, posso dar exemplos que vão desde as punições estapafúrdias dos comissários até àquela “decisão” sobre os difusores, passando pela briga ridícula entre a FIA e a FOTA, o processo obscuro de escolha das novas equipes, as revelações sobre Cingapura 2008, a monotonia das corridas (consequência direta de mudanças sem sentido no regulamento que começaram lá em 2002 e culminaram com esses modelos abomináveis de 2009), as ideias malucas e a ganância de Bernie Ecclestone, o autoritarismo de Max Mosley, o falso amor pelo esporte das montadoras, todos esses e muitos outros fatores desviam muito o foco das corridas, isso é algo que definitivamente não gosto e aconteceu demais em 2009.


7- O que está achando dos caminhos tomados, as decisões a respeito e para a temporada de 2010 na F-1?

Eu acho uma feliz idéia o fim do reabastecimento, apesar de nunca ter assistido uma corrida assim, vai facilitar a compreensão das pessoas que não são tão fanáticas assim, hoje mesmo, aconteceu de rolar o assunto F1 no trabalho e um colega meu não entendia como o Barrichello largou em primeiro no GP do Brasil e só foi caindo até terminar em 8°, daí eu fui lá explicar que ele largou mais leve, que o carro dele não era mesmo o melhor e que aquilo foi até natural... Não vai ter mais essa maquiagem, o que é ótimo.
Não gosto de algumas coisas do regulamento, como o congelamento dos motores, o monopólio do fornecimento de pneus, as restrições excessivas aos testes e as dimensões das asas dos carros (eu acho que os carros ficaram muito desproporcionais, principalmente por causa da asa traseira) e acho que a FIA perdeu uma grande chance de ficar calada com essa alteração patética na pontuação, mudança que na verdade não mudou quase nada.
Apesar de tudo, estou com uma expectativa legal para o ano que vem, já que temos quatro equipes com potencial para vencer e bastantes estreantes, o que deve dar uma disputa legal no meio do pelotão também, isso se a aerodinâmica e os Tilkódromos deixarem...


8- Se você tivesse o poder de escolha, qual(s) seria(m) a(s) mudança(s) que faria para melhorar a F-1 (se caso ache que necessite)?


Bom, eu acho o calendário atual da F1 muito insosso, primeiramente eu me concentraria nisso, assim, de cabeça, eu montaria um calendário com essas corridas: Albert Park, Mônaco, Interlagos, Monza, Spa-Francorchamps, Suzuka, Laguna Seca, Montreal, Portimão, Paul Ricard, A1 Ring, Silverstone, Hockenheim (antigo), Jerez, Zandvoort, Brno, Hermanos Rodriguez, Ímola, Nürburgring e Mont Tremblant, claro que eu estou viajando um pouco e sei que algumas dessas pistas necessitariam de uma boa reforma para receber a F1 e uma delas é um sonho impossível hoje em dia.
Outra coisa que eu mudaria de bate-pronto seria a pontuação, eu até concordo com os 10 primeiros pontuarem, mas deixaria com esses valores: 25, 15, 10, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1.
Eu também mudaria o foco da contenção de custos que está em curso na categoria, hoje, o corte tem sido em congelamento de motores, eu acho válido que exista uma exigência de durabilidade deste e de outros componentes, mas não concordo com o congelamento do desenvolvimento deles, eu atuaria cortando gastos em aerodinâmica, restringindo o uso dos sistemas de CFD usados atualmente para o desenvolvimento e também engessando um pouco o regulamento nessa área.
Também deixaria aberta a possibilidade da F1 ter mais de um fornecedor de pneus e não restringiria tanto os testes em pista, resumindo, eu induziria as equipes a procurarem soluções para desenvolvimento em componentes do carro e em testes em pista, ao invés de ficarem 24/7 num computador estudando a aerodinâmica do carro.


9- O que vai ser da temporada de 2010, sem Kimi Räikkönen? Aproveite e fale um pouco da idéia no finlandês competindo nos rallies.



Kimi, no Rally WRC em 2009


Vai ser a primeira temporada em muitas na qual eu não vou torcer por um piloto, vai ser até bom, vou poder aproveitar mais as corridas, a saída de Kimi da F1 é algo que estava se desenhando há muito tempo, então eu nunca me apeguei à ideia de que ele competiria lá em 2010, talvez por isso não faça tanta diferença para mim. Se é onde ele vai se sentir feliz, então ele deve ir para lá mesmo, por mim, tanto faz, ele vai carregar minha torcida por onde estiver.
No meu ponto de vista, vai ser interessante acompanhá-lo no WRC, o rali, de uma forma geral, parece ser um esporte fascinante, mas nunca tive curiosidade o suficiente para seguir alguma categoria de rali de perto, o que vai acontecer agora, pelo menos em relação ao WRC.


10- Uma pergunta menos específica: qual a sua opinião sobre o trio da Globo: Galvão Bueno, Reginaldo Leme e Luciano Burti?


Vou ser sincero, eu não me lembro qual foi a última corrida que eu vi ouvindo a transmissão global na íntegra, mas pelo que leio, pelo menos o Galvão não mudou muito, e acho que nem vai mudar, o papel dele é dar aquela emoção, atrair audiência, fazer nós acreditarmos que os pilotos brasileiros são os melhores e que estão representando a todos nós lá na pista, bem, azar de quem acha que é assim que as coisas devem ser, esse, para mim, é o principal defeito dele, o que deve ser avaliado como a melhor qualidade dele pelo patrão, então, a mim cabe ignorá-lo.
O Reginaldo é uma pessoa com um mega conhecimento de F1, mas como eu não ouço os comentários dele, não posso avaliar se ele faz um trabalho correspondente à sua capacidade ou não.
Já o Burti, acho algo legal colocarem um ex-piloto para comentar as corridas, é mais ou menos igual quando colocam um ex-jogador de futebol para comentar futebol, a pessoa entende do que está falando, mas eu não sei dizer se ele está tendo seu potencial aproveitado ou não pela equipe de transmissão.

Eu gostaria de agradecer imensamente pela entrevista Nelson, uma ótima, ótima entrevista! ^^ Valeu mesmo, Nelson! Espero seus comentários aqui no blog quando a temporada começar e quando pudermos falar de rali por aqui! ^^

Ao pessoal que ainda não conferiu nenhuma entrevista postada aqui, coloco os links das entrevistas magníficas de Fernando Kesnault, "Zuador" e Adão:


Já tivemos um fã do Massa, um fã de Schumacher e a entrevista de Fernando que nos mostrou uma grande entrevista rica em detalhes legais mostrando um alguém que entende da boa e velha F-1. Com o Nelson, abrimos espaço à um admirador de alguns pilotos, dentre eles Kimi, como eu.
Aos que quiserem também participar do "bate-papo", é só me enviar um email. Estou a procura de um pessoal que tenham algo com outros pilotos, seja eles quais forem. Aqui, há espaço para todos!
Em breve volto com a primeira entrevista com uma garota que adoro, fã do brasileiro Felipe Massa! ^^
Abraços afáveis!

Comentários

Ron Groo disse…
Beleza de entrevista, e o entrevistado ainda por cima tem nome de campeão.
Manu disse…
Hahahahaha!Isso é mesmo! ^^
Nelson disse…
Valeu, Groo, por não lembrar que eu tenho o nome do filho do campeão também.

Manu, agradeço o espaço, procurarei estar por aqui ao longo da temporada.
Manu disse…
Obrigada mais uma vez Nelson!
Sobre o filho do campeão... Bem, a gente apaga isso...xD

abração!
Ludy Coimbra disse…
Nem preciso dizer que gostei né!? hahaha... Manu e Nelson, meus companheiros de IC... hahaha

bjs, Ludy
Zuador disse…
Parabens pela entrevista,muita boa Nelson,tbm passei a acompanhar formula 1 mais ou menos na epoca do primeiro titulo do Mika,mas assiduamente mesmo so desde de 2007.

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!