A Ferrari de 2010

Eu diria que já estou com cabelos brancos (por esse motivo e outros) de tanto ouvir algumas reclamações sobre Fernando Alonso na Ferrari.
E eu posso concordar que "fulano" e "beltrano" simplesmente não vão com a cara dele. Respeito essas pessoas e suas opiniões. É aquela história: apresentando alguns bons argumentos, eu respeito as opiniões e deixo que as defendam. Mas não vou deixar que me façam criticá-lo só porque também o fazem.
Sinceramente? Ainda não vi motivos para me posicionar contra o espanhol.

Eu sei que isso vai causar uma comoção, mas acho que chegou a hora de falar de alguém que não seja Kimi Räikkönen por aqui.
Acompanhei os títulos de Fernando, afinal minha irmã é admiradora do espanhol. Se sei algo sobre Alonso, sei por que acompanhei com ela. Seu primeiro título deveria ter me tirado o sono. Em 2005 o espanhol levou e deixou Kimi ficou como vice. Se eu fosse uma criatura "feroz", passional e, consequentemente, irracional, esse texto não teria esse caminho que está tomando. Eu assisti aquela temporada como torcedora do Kimi, mas eu sei que o problema aquele ano ia além de quebras de uma McLaren. Para mim era Alonso. Mas não "o problema" no mal sentido. Só quando o vi vencendo o campeonato daquele ano, entendi que estava alí um piloto profissional e correto. 2006 foi só para reafirmar. Alonso era o piloto essencial, a seu modo perfeccionista (de novo no bom sentido), na F-1 naqueles dias.
Eu não gostei e não tive boa sensação quando soube que ele iria para McLaren no ano seguinte e Kimi estaria na Ferrari. Eu temia que Kimi mudasse na Ferrari, que sua personalidade sofresse "danos" irreparáveis. Felizmente eu estava errada. Mas Alonso não era da McLaren, e se tem alguém que eu não fui com a cara desde o início, esse foi Lewis Hamilton. Esse sim, ainda tem de me provar muita coisa. E é claro que ele não é o único.
Mas o assunto não é esse.
Para mim Fernando foi vítima na McLaren. Nada do que ele fez (não tenho medo em dizer) que tenha sido errado. E sim, acho que ele foi mal interpretado. Ele foi um funcionário que trabalhou por dois, enquanto o "um" teve o trabalho dele oferecido com uma bandeja. E mesmo que alguns digam que o espanhol "comeu poeira" do inglês estreante, eu peço explicações: como, mesmo com uma equipe que não lhe dava total apoio depois do meio da temporada adiante, o espanhol terminou o campeonato empatado com o grande fenômeno? E como ele ganharia um título por aquela equipe que quase destruiu sua carreira?
O caso com o Nelsinho, foi uma soma de orgulhos do Briatore e dele - que achou que seu sobrenome o sustentaria. O minuto de bobeira, que desencadeou num barraco digno de alguém desorientado.
Sim, Alonso não sabia antes, e se soube, soube depois e não tomou partido. Ele já tinha levado nas costas (para não dizer em outro lugar) antes e ele não ia querer mais uma no histórico. Mesmo assim tudo desabou no colo dele.
"Ah, ele é chorão demais, Manu! Vive reclamando..." Primeiro eu pergunto: onde? Se essas circunstâncias acontecessem com nós,  também não reclamaríamos?
Desculpem-me, mas nosso Felipe Massa também reclama muito. Desde que Kimi saiu da Ferrari, suas entrevistas se resumem a falar que o finlandês e ele não conversavam. Kimi é outra criatura, está em outra categoria e não tem que entrar nas pautas de conversa mais. Sem contar a briguinha no GP da Europa com Alonso em 2007 ele sempre se recorda e se algum jornalista chama atenção... Chorão também! A F-1 está lotada de um bando de chorões!
E daí?
Quem aqui não acorda de manhã com o humor daqueles que o diabo gosta e desconta no vizinho que passou na calçada e disse um mero "bom dia" e recebeu de vc apenas um "dia" seguido de um murmúrio de "vai se F****"? Ou nunca chegou no trabalho e percebeu que bagunçaram sua mesa de propósito só para te ver vermelho de raiva e morrer de rir quando você ameaçar quebrar o teclado na cara do chefe. Vai me dizer que nunca reclamou com o engraçadinho responsável pela baderna?
E depois, não acaba esquecendo de tudo na manhã seguinte?
Eu, Manu, xinguei, vociferei pragas à todos da Ferrari desde agosto de 2009 até que anunciassem Kimi fora da equipe. As pragas ficaram piores quando soube as desculpas esfarrapadas que deram para a "dispensa" dos serviços prestados. Aaaaaaah, meu Deus, um bando de falsos!
Se eu não fizesse, eu não seria a Manu de sempre, defensora dos fracos e oprimidos. Ok exagerei sim! Mas reclamar... E é normal não? Está escrito em algum lugar que é proibido reclamar?
Eu não tenho nada contra Fernando Alonso. Absolutamente. "Nando" tem o nome do meu pai, eu tenho parte de minha descendência espanhola e, portanto, talvez por isso eu não consigo ver o "lado negro" dele até que ele assuma publicamente como um verdadeiro Darth Vader.
Sejamos tolerantes. Eu vou ser, nós podemos e assim será a política de agora em diante, se pudermos evitar os deslizes. Mas se ainda acharem brecha para críticas, que sejam com fundamento. Pois será assim que vou prosseguir.



A Ferrari de 2010 está assim, nem tão vermelha, nem tão bonita... Arrisco dizer que está bem sem sal.
Com dois pilotos como companheiros, sim...



Um antigo na casa. Amam-no tanto que ele nem precisa de esforço algum para provar a qualquer coisa para alguém.
O outro precisa de trégua. Só isso.
Mesmo que o design dos carros e esses macacões estejam horríveis!

Abraços afáveis!

Comentários

Ron Groo disse…
Sinceramente não gostei, e os uniformes deixaram os pilotos com jeito de jecas... Se bem que são meio jecas mesmo.
Manu disse…
Jecas... é, deu ar de jecas mesmo Groo.
abs!
Gostei muito do seu texto Manu! Aqui em casa vivo a mesma situação, o que sei de Fernando foi por influência da minha irmã, fã do espanhol. Acompanhei seus anos de F1 e o acho um excelente piloto, e gosto dele.

O que realmente me irrita nesta situação toda é que a maioria da mídia brasileira só pensa e jogar o povão (que só vê as corridas de domingo e mais nada) contra o piloto que agora vai correr contra o brasileiro mais italiano que eu conheço!

Afff...vamos dar tempo ao tempo! Ver como será a disputa! Coisa mais chata!!! Fizeram a mesma coisa com Kimi, críticas e mais críticas fora das pistas. Um saco!!! Façam jornalismo e não intrigas!!!

bjs, Ludy
Fernando Kesnault disse…
Manu, creio que os "brasileiros" ficaram com raiva do Alonso por um motivo: ele na McLaren não aceitou a condição imposta pelo Ron "Canalha" Dennis e brigou com todos e caiu fora, mostrando sua hombridade, enquanto que o "nosso"(?) Rubens Subserviente Barrichello ficou amargando 5 anos na sombra do Schummacher mas recebendo seu salário, é questão de cultura, o brasileiro (em sua maioria) é um prostituto do dinheiro enquanto na sociedade castelhana e adjacências ibéricas (falei bonito hein??) manter sua conduta e moral são imprescindíveis na vida. Como ele não se deu por vencido os "dor de cotovelos" daqui queriam que ele se abaixasse o que não aconteceu e daí...
Caraca Fernando!!! Bati palmas de pé para vc agora!!! Análise perfeita!!! Parabéns!!! Concordo com tudo!!!

bjs, Ludy
Manu disse…
É isso aí gente, acho q todos tem direitos de não gostar do Alonso da mesma forma q outros podem gostar. Eu fico com o posto de não ver nada de mais nele no sentido negativo.
Obrigada por essa descrição Fernando, de certa forma, vc falou muito bem. Fico pensando, se queriam que ele se abaixasse, porque que muitos criticam o Rubinho exatamente por isso?
No caso, concordo q critiquem o Rubinho e critiquem Alonso qd devam, como já vi muitos fazerem, mas criticar pelo simples prazer em saber q ele agora é rival do Massa, isso já fica totalmente anti-ético.E é como a Ludy disse, tem que ter espaço p/ jornalismo e n~~ao intrigas. Nós falamos de cadeira isso pq sofremos tanta chuva de meteoros com o tempo de Kimi na Ferrari, que só Deus sabe.

Obrigada pessoas!^^
abs!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!