Momentos para partilhar - Semana 44

Semana 44 - Meus vilões favoritos são

Há quem inclusive, prefira os vilões que os "bonzinhos". Em alguns casos, os vilões (principalmente hoje em dia, pelo menos) surgem como figuras mais atraentes por personalidades mais complexas e amplas, saindo daquela mesmice com risada maquiavélica, planos mirabolantes e discursos negativos.

Maleficent




Minha animação de contos de fada da Disney favorita é "A Bela Adormecida". Obviamente Maleficent é a vilã/bruxa dos contos que mais gosto, e na versão Disney é ainda mais interessante, pois a mesma se transforma em dragão para combater o Príncipe:




(Ainda não aceito de bom grado a escolha de Angelina Jolie para ser Maleficent na versão cinematográfica que estão preparando... Mas... fazer o quê?)

Darth Vader




Não posso - nem de longe - me considerar uma dessas pessoas fanáticas por Star Wars, que sabe tudo sobre, vive a história e etc. Porém, tenho uma miniatura do Darth Vader agora mesmo do lado da tela do meu computador. 
A frase e cena que todos lembram é dita "Luke, I'm you father" logo depois de cortar fora a mãozinha do Luke. Mas eu gosto mesmo é da frase "A sua falta de fé é perturbadora" :D

Sauron




A escolha se dá mais pela representação do personagens nos filmes que mesmo na literatura - até porque Sauron é apenas um "mandado", discípulo de um antigo vilão - mais compatível com o que conhecemos como o "anjo caído" da crença judaico-cristã - chamado de Morgoth ou Melkor na mitologia de J. R. R. Tolkien.
Aqui coloco como vilão favorito (apesar do termo "vilão" também dar muita discussão e não ser necessariamente o mais correto neste caso) mais pela representação dele nos filmes. Para além de nossa imaginação e gravuras de ilustradores, o filme é bem mais intenso no que se trata do visual de Sauron. É ótimo!
Embora em se tratando de "O Senhor dos Anéis", vários personagens maus são tão complexos quanto, como os aliados de Sauron - os Nâzgul, o mago Saruman... E até mesmo Gollum/Sméagol. ;)

Hans Landa




Coronel Hans Landa é o antagonista do filme Bastardos Inglórios de Quentin Tarantino. Impiedoso e inteligente oficial da SS do enredo do filme é apelidado de "Caçador de Judeus". A escolha principal é pela grande interpretação de Christoph Waltz. Incrível esse cara! (Assim como a próxima escolha).

Loki




O Loki da Marvel é filho e irmão adotivo de Odin e Thor (respectivamente) e consequentemente um pouco diverso da história do deus na mitologia nórdica (sua origem de fato). Vive em Asgard, é conhecido como Deus da Trapaça, e acho que as semelhanças entre a história mitológica e os quadrinhos (bem como os filmes) param por aí. Movido pelo poder, e rejeitando a razão de seus irmão ser mais poderoso, Loki se torna o maior inimigo de Thor.
Com a nova leva de filmes Marvel, entramos em contato com Loki nos cinemas em sua primeira aparição no primeiro longa de Thor - de 2011 e dirigido por Kenneth Branagh. A escolha do personagem se dá pela majestosa interpretação do ator inglês Tom Hiddleston. Confesso, simplesmente, que adoro Tom.

Alguns outros personagens vilões são muito importantes e muito lembrados. A começar pelo Coringa, um dos mais emblemáticos arqui-inimigos de Batman ou mesmo Hannibal Lecter. Eles não constam na minha lista, mas são comentados por muitos por aí. Se cabe espaço, alguns vilões bem interessantes, que acho de bom grado mencionar, são também minhas escolhas:

Amon Goeth 




Soldado da SS e comandante de um campo de concentração nazista no filme A Lista de Schindler, é um dos personagens mais sádicos do cinema e que realmente existiu. Seu hobby durante a Segunda Guerra Mundial era de fato atirar em judeus da varanda de sua casa conforme mostra no filme. Goeth foi preso em 1944 acusado de apropriação de bens dos judeus, e foi condenado a morte depois, sendo enforcado nas proximidades do campo de concentração que comandava. 

Vlad II / Drácula




Como mostra o filme de Francis F. Coppolla de 1992, adaptando a obra "Drácula" de Bram Stocker, há uma introdução sobre Vlad III, o Impalador (primeira foto), príncipe da Valáquia no século XV. Vlad era conhecido como um homem cruel que empalava suas vítimas em guerra: cristão e contra a expansão islâmica, lutou contra isso, e é herói na Romênia ainda hoje por tais feitos. Feroz contra turcos, era dado como sádico e até mesmo como louco. Pela sua descendência com a família "Dracul" (seu sobrenome era "Drakulya" em romeno) , o apelido Drácula também foi dado. Após a invasão da Valáquia pela Hungria em 1447, Vlad II partiu e quem retornou em 1456 foi Vlad III, seu filho, confundindo a população e gerando o mito de sua imortalidade.
No filme, esse paralelo é feito com o que poderia ter inspirado Bram Stocker na sua obra de ficção: Stocker teria criado um personagem (cuja influência seria Vlad) antigo e imortal bebedor de sangue - um vampiro praticamente demoníaco (segunda foto - interpretação de Gary Oldman). 
O filme é deveras mais assustador que o livro, que quase não dá ênfase na criatura vampiresca a não ser pelos relatos do mesmo em cartas de Jonathan Harker e Mina - noiva de Harker e amiga de uma das vítimas de Drácula.

Voldemort




Junto com a Bellatrix Lestrange, Voldemort é mau mesmo. Bellatrix é mais louca, porém não tem nenhuma sombra de bondade. Não só raivoso por toda uma classe de bruxos "não-puros", Voldemort se enfurece quando é quase aniquilado por uma criança, o Harry Potter. Lutando para se recompor e reunir um exército, planeja retorno de sua tirania a começar pela morte de Harry.
Como não citar um personagem, que caça uma criança até o último minuto e no mundo do bruxos gera medo até por supor dizer o seu nome? (Voldemort é chamado de "Você sabe quem" ou "Aquele que não deve ser nomeado" nos livros e nos filmes).

Magneto




Erik Lehnsherr, ou o mutante Magneto, faz parte da história dos X-men, sob a ideologia de que a mutação é um poder dado como "homo superior" e promove, entrementes, uma guerra genética e subjugamento da humanidade. Seu rival é o Professor Xavier que, a todo momento, tenta coexistir com os humanos "normais" na base da total paz e diálogo, enquanto Magneto é sempre mais radical e mais violento nessa investida.

Estes são os meus principais. deixo para vocês, indicarem os seus favoritos e citarem algum vilão  que não mencionei.
Abraços afáveis!

Comentários

Ron Groo disse…
Hans Landa é o cara!
mas o Magneto é vilão?
Eu acho a luta dele meio que justa...
Manu disse…
Tbm acho hehehe, mas é antagonista do Professor Xavier, então... :D

Abs!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!