Manchetes comentadas da F1

Como forma de comentar algumas coisas da F1 que, por falta de tempo ou oportunidade, ainda não fiz, faço uso de algumas (sempre toscas) matérias e notícias para me fazer entender e comentar algumas coisas da temporada da F1 2014 até o momento. 
Começo com as declarações sempre insensatas de Lewis Hamilton. A primeira selecionada, veio de antes do GP da China:

Por bicampeonato, Hamilton busca vantagem psicológica sobre Rosberg e quer ser "mais forte que em toda a vida" (Ver matéria completa aqui)

Como já diria Jack, o Estripador: "Vamos por partes". O intuito primordial do quadro  aqui é comentar as manchetes que, volta e meia são mais infelizes que as próprias declarações. Nesse caso, "Hamilton busca vantagem psicológica sobre Rosberg" é uma dessas que a manchete não pode fugir, pois a declaração/notícia em si já é terrível. Explico: se há algo que Rosberg tem vasta vantagem sobre Hamilton, mas o infeliz jamais admitirá (e duvido que saiba) é vantagem psicológica. #fato1



Agora, em outra declaração (essa aqui), logo depois do pódio super comemorado com direito a pulinhos infantis e soquinhos depois de pegas na pista entre ele e seu companheiro Rosberg no Bahrein, Lewis soltou as asinhas demoníacas e disse que toda evolução de Nico só poderia ser de estudos dos desempenhos dele próprio na Malásia. #wtf?




Além disso, insinuou que o Rosberg tivesse ajuda externa para ter alcançado tal feito. Bonito, acho super interessante dizer isso, #sóquenão A atitude amistosa do pódio do Bahrein nada mais foi que uma cena falsa e tosca por parte do inglês. Sejamos pragmáticos, meu amigo: você nunca foi um expert em atitudes de perfeição em pista, não imagino estudando as coisas e mantendo a cabeça no lugar para fazer esse bicampeonato acontecer. #fato2 Quantas barbeiragens primárias podem ser listadas em tão pouco tempo. Desculpe mas minha memória pode ser imprecisa, mas sei dos fatos ocorridos e guardo sempre comigo para futuras referências. #fato3 E essa de que Rosberg teve ajuda é balela. Até porque está visivelmente muito fácil essas corridas para a Mercedes. #fato4

Tão contraditório e falastrão, Hamilton ainda alegou ter a possibilidade de estudar formas de superar Rosberg com o mesmo empenho para a China. Mas antes da etapa iniciar treinos ele soltou essa:

Hamilton vê fim de semana na China como mais difícil até agora para a Mercedes: "Não parece espetacular" (ver matéria completa aqui)


A contradição explícita pode significar "n" coisas: desde Alzheimer até charminho só para dizer que "foi difícil vencer"... Blah! Bobagem, a não ser que tenha feito como adolescente: prometeu estudar para a prova e deixou para revisar o caderno de anotações um minuto antes da aplicação do teste. 
No treino classificatório, ele foi necessariamente o primeiro no Q1, no Q2 e ooooh, no Q3. E venceu a maldita corrida da China em larga vantagem. Rosberg, que teve uma classificação amena, chegou em segundo, mas batalhou e gastou muito mais suor na corrida que ele, certamente.

Logo depois do GP, Hamilton estampou manchetes como o nome de campeão mundial (depois do Massa, claro! rsrsrsrsrsrsrs...) de forma impressionante. Sequer se lembram que à 4 etapas é Rosberg que tem feito as corridas mais empolgantes da Mercedes. Venceu a primeira, e esteve no pódio nas outras três e na China correu para estar lá no pódio de forma bem mais lutadora. Ainda é líder do campeonato. Estranho isso, eu acho, sinceramente. Fazer para um e ignorar totalmente o outro... 

Mas vou deixar a última pérola desse Hamilton que - como já diria Romário, a respeito do Pelé "calado, é um poeta" - para o fim desse post. Pode ser realmente que ele não pense nada disso e só faça parte do jogo psicológico dele. Masa na real, acho que ele está confundindo à nós também com essa. Não é Big Brother amigo, é F1, combinados?

Massa lamenta problemas em início de temporada e diz que Williams precisa ter "mais consistência" em corrida (ver matéria completa aqui)

Se me permitem uma correção, mas este senhor, cujo nome atende por Felipe Massa e cujo o título de campeão mundial de 2014 está garantido por maioria acachapante de brasileiros devotos errou feio. A Williams não precisa ter mais consistência em corrida. Em vista do que era essa equipe principalmente no ano passado, quem verdadeiramente precisa de mais consistência nas corridas é ele mesmo, o Felipe Massa. (Até porque o Bottas, com todos os pequenos infortúnios, tem sido de extrema constância).


E expressões com Massa "lamenta", Massa "reclama" deve estar na memória de todos os sites especializados assim que se começa a digitar o título... 


Räikkönen nega que motivação seja causa de seus problemas: "Se eu não estivesse motivado, não estaria aqui" (ver matéria completa aqui)

De novo essa pataquada de desmotivado? Nossa, isso é tão 2008-2009. Confessem, deram ctrl c + ctrl v essa reportagem lá dessa época e publicaram com a data recente. É para frente que se anda seus bundas-moles! 
Para esses jornalistas de quinta Räikkönen na Ferrari é uma espécie de super herói, cuja identidade secreta é o Sr. Desmotivado #afff... E são corajosos os loucos, porque perguntam isso para ele depois de inúmeras negações. Tipo, acham que ele vai admitir e ser mandado embora por justa causa? Já vejo o loiro surtado, xingando em 3...2...1:


Häkkinen reconhece início de temporada preocupante para Räikkönen e sugere testes de simulador para compatriota (ver matéria completa aqui) *


Preocupante é apelido, Mika. Estar atrás de figurões como Perez e Massa, para mim é mais que periclitante. Uma soma de fatores, claro, contribuem para o momento assim. Além do tipo de pilotagem, a forma como  ele trabalha (o fato de ir para pista sem ficar de muita conversa com equipe, também não facilita a comunicação. Isso Alonso faz, por isso é mais eficiente), soma-se os problemas que a equipe tem enfrentado. Para acumular mais ainda ao desespero de nós torcedores dos finlandeses, o seu compatriota é teimoso que só com os tais simuladores. Se eu pudesse já tinha feito ele "derreter" no simulador. Não ia fazer mal algum, bem sabemos. 



*Ps: Uma matéria dessa deveria ser desafio para o Galvão noticiar. Quantas vezes ele não confundiu Häkkinen com Räikkönen? Ia dar nó nos neurônios paralíticos do "narrador"...


Wolff admite que aproximação das rivais pode fazer Mercedes repensar ordens de equipe: "Vamos ver o que acontece" (ver matéria completa aqui)


Eu sei o que acontece: se a Mercedes se estabelecer - como parece que vai - como a Red Bull do ano passado, eles vão priorizar o pequeno inglês amado. Vão só esperar ele ultrapassar Rosberg na tabela, de alguma forma e aí vão decretar que "não poderá mais ter disputas para não facilitar a vida das rivais". Dirão à Rosberg, um literal entrelinhas:

embora não será assim particularmente justo. 
Arrisco a dizer que se Rosberg se manter na liderança, eles manterão a postura das disputas liberadas. 

Por fim:

Com cara de novo Vettel da F1, Hamilton aconselha alemão a "exercer liderança" dentro da Red Bull (ver matéria completa aqui)


E se não bastasse, ainda disparou algo quem em resumo é: sendo Vettel tetra campeão, tem que mostrar quem manda, em momentos de confronto principalmente. 
Certinho. Nem que seja jogar o companheiro para fora do traçado como fez no Barein, né Lewis? De forma super sutil (não o Sutil, o seu ex amigo).
Ok, comentário péssimo, e devo, com respeito à razão, levar em consideração que ele disse nada mais nada menos que qualquer um diria a Vettel ou nada além do que uma resposta à um jornalista. A forma como disse, parece bruta, mas pode ser uma questão de interpretação, como qualquer coisa dita na mídia é - quando não completamente distorcida. Mas, ainda mais intrigante e que me deixa com a pulga atrás da orelha é: em que momento ele teve experiência de tal maneira como o Vettel para saber o momento de se impor e poder dar conselhos? Será que precisa fazer o retrospecto da carreira dele na F1 e uma linha do tempo comparativa que mostra que em NENHUM momento ele soube se impor com propriedade?... 


Hamilton, Hamilton... Menos, meu querido. Bem menos.

Fico por aqui. Abraços afáveis! 

Comentários

Unknown disse…
Concordo com o Mika em gênero, número e grau. E com você também, Minu. Apesar de amarmos o Kimi, nós somos bem sãs e sabemos quando ele não está indo bem, sendo que ele poderia estar bem melhor. Às vezes falta um pouco de maturidade também. O Kimi se desprende muito das coisas, melhor ele ficar de olho bem aberto agora.

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!