Corrente Musical de A a Z: System of a Down

Desde 6 de novembro, ou seja, quase um mês atrás, a Corrente Musical está empatada entre as opções da letra S, com um voto para cada: Slayer, Sepultura, System of a Down e Scorpions. (Ver a última postagem aqui).
Sem um desempate, ainda deixei que surgisse uma alma que escolhesse outra para poder fazer a postagem, mas como quem ainda não votou se absteve, disse que eu mesma escolheria uma das quatro para "destravar" o "Corrente". Para suprir a falta de voto, vou acrescentar uma banda com S e tentar novamente, a escolha de uma favorita. 

Escolhi:


Explico. É uma banda diferente do que costuma ser o meu padrão mais acessível de música. É fácil gostar de Slayer e Sepultura para mim. Mas para SOAD, que tem uma pegada nu metal - que não é meu estilo favorito - e uma despretensão em melodias triviais do metal, letras altamente esquisitas e muitas delas, sarcasticamente direcionadas aos problemas e hipocrisias das sociedades, é meio que fora dos meus trilhos. Por isso, escolhi falar de SOAD, numa expectativa de aproveitar a oportunidade.

♫ Música que mais gosto:

Uma das poucas da década de 2000 deles que é fácil acompanhar a letra sem tropeçar no inglês: Aerials

♫ Música que menos gosto:

Até um analfabeto musical conhece Chop Suey por conta dos memes de internet dos "fãs" que não conseguem acompanhar a letra. A não ser a parte baladinha do refrão. É boa, mas é clichê.

♫ Música romântica:

Não há. E para mudar o assunto de romantismo, Lonely Day para celebrar a "solidão".

♫ Música para dançar:

Bem... pelo menos o refrão sim...


♫ Música que me define:

"... Ghosts are no different than you
Ghosts are now waiting for you
Are you dreaming?
Dreaming the night?
Dreaming all right?..." - Question!


♫ Clipe Favorito:


♫ Melhor álbum:


Nos anos 2000 ouvi muito SOAD e um dos meus álbuns favoritos dessa época foi "Mezmerize" de 2005. O quarto disco de estúdio da banda formada por quatro barulhentos caras armênio-estadunidenses, Serj Tankian (vocais, teclado, guitarra), Daron Malakian (guitarra, vocais), Shavo Odadjian (baixo) e John Dolmayan (bateria) tem as músicas mais interessantes da banda como um todo e coincidência, é de produção de Rick Rubin, produtor que ajudou a popularizar o hip-hop (o bom, claro) e trabalhou com gente importante como Danzig, AC/DC, Slayer, recentemente com o Metallica (para o Death Magnetic) e desafortunadamente com ídolos pop (sem nada de novo para acrescentar para nós) como Lady Gaga. Eis as faixas de "Mezmerize":

1. "Soldier Side - Intro" 
2. "B.Y.O.B." 
3. "Revenga" 
4. "Cigaro" 
5. "Radio/Video" 
6. "This Cocaine Makes Me Feel Like I'm on This Song" 
7. "Violent Pornography"  
8. "Question!" 
9. "Sad Statue" 
10. "Old School Hollywood" 
11. "Lost in Hollywood" 

♫ Pior álbum:

Não existe um pior álbum, mas o que menos gosto é a segunda parte de Mezmerize, lançado no fim do ano de 2005, "Hypnotize". É interessante,  mas me atraiu menos que a primeira parte, por isso a escolha. Mantendo o line-up original da banda marcou um hiato da banda logo nos anos seguintes, tendo voltado à ativa apenas em 2011. Mesmo assim, sem novidades de estúdio para o SOAD desde então.
As faixas:

1. "Attack" 
2. "Dreaming" 
3. "Kill Rock 'n Roll" 
4. "Hypnotize" 
5. "Stealing Society" 
6. "Tentative" 
7. "U-Fig" 
8. "Holy Mountains" 
9. "Vicinity of Obscenity" 
10. "She's Like Heroin" 
11. "Lonely Day" 
12. "Soldier Side"  

► Menções honrosas: 10 músicas que não foram citadas

Psycho;
Cigaro;
Toxity;
Roulette e ♫ Hypnotize

Gostaria de ler os comentários de vocês. Vamos à uma nova leva de votações, os anteriores empatados, mais um com a letra S:





Votos aceitos aqui nos comentários e na página do blog no Facebook. Conto com vocês! 

Abraços afáveis!

PS: Para conferir as outras postagens do "Corrente Musical de A a Z"

Comentários

joaoleopires disse…
Excelente!!SOAD sempre teve meu respeito pela musicalidade e pela empatia que tenho de suas descências Armenias, um dos povos que mais sofreram na história recente mundial!

Scorpions para a próxima!
Manu disse…
Comecei a gostar de SOAD pela sonoridade, por incrível que pareça.
Obrigada pelo voto e pelo comentário, João! ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!