GP Do Bahrein: empolgante, mas nem tanto

Reclamamos, com propriedade, da chatice das corridas nessa temporada, principalmente depois da Malásia. Mesmo que Bahrein tenha sido bem movimentada, ainda fico com o "ok, mas nem tanto". Logo volta alguma sombra da mesmice, podem crer.

Largadas monstruosas devem ser aplaudidas. No caso, a de Massa foi bem interessante para seus moldes. Mas preciso enfatizar. É com profunda insatisfação que eu tenha que escrever sobre uma corrida narrada só sobre ele. Não me importa se os outros 21 não merecem menção só porque, por vezes (ou sempre), não são talentosos. Não me interessa também se é compatriota. Não acho que isso seja parâmetro para mim de simpatia ou apreço. Eu quero saber de toda a corrida, de tudo que acontece, pois tudo (sim, TUDO) é relevante. Está mais que claro que eu não suporto o individuo Felipe Massa, portanto ouvir repetidamente a "subnarração" de torcedores desenfreados e sem o mínimo de lógica em suas cabeças, é mais fatigoso que se poderia imaginar. Exemplo: não vejo porque não ficar sabendo porque Sutil ou Vergne depois da volta 12 não estavam mais na disputa. Uma menção rápida não dói. A transmissão não mostrou imagens que desse entender, e os palermas dos narradores não se importaram. 
E mais: Câmeras onboard são legais, desde que se varie de piloto. 

Mas enfim, Bahrein foi mais movimentada que a Malásia, mas isso não significa que vai durar ou que simplesmente ficou 100%. Na mesma, tivemos uma largada muito aquém de pilotos como Rosberg e Räikkönen. O primeiro, se preocupou demais com o companheiro de equipe e esqueceu do que ele deveria fazer para manter a posição.  E Räikkönen, bem... possui um dos piores grandes carros da temporada. 
A F1 é um macrocosmo da injustiça do mundo. O talento de Hulkenberg ontem foi abafado por um afoito Perez, que novamente mostra a que veio. Não liga mesmo para quem é seu companheiro. Acha mesmo que pode passar por cima, e apesar de todos amarem pilotos arrojados, eu acho uma grande revelação de caráter. 
Mesmo não achando certo a forma como administra corridas, eu torci mesmo quando Perez foi mais eficiente que Massa e tomou a terceira posição do mesmo. E assim ficou, não é? E Massa ficou atrás do Perez? Não, nada próximo do que garantiu na largada. De que adianta um bom carro, um amigo chefe de mecânicos, uma reunião da equipe liberando a disputa interna e se ainda assim, as coisas não fluem? Ora, ora, ora... ¬¬'
E por falar em arrojo do Perez, dois momentos interessantes da corrida foram passados de forma bem diferente para quem assistia, mas no fim das contas era a mesma situação. A disputa entre ambos da Mercedes, Rosberg e Hamilton teve sucessivas demonstrações de tentativas. Hamilton não é melhor que o companheiro só porque manteve a primeira colocação. Rosberg é melhor que ele pois soube evitar qualquer batida, o que o inglês não faria se tivesse em posição inversa. Fora que por pelo menos, umas três vezes nas diversas tentativas, para defender-se, Hamilton jogou Rosberg para fora do traçado. Alguém comentou algo sobre isso na narração? Não, acharam lindo inclusive. E até foi. Certamente os dois se divertiram muito, pois estavam dando emoçãozinha extra...
Com pneus gastos ou motor sem rendimento, Vettel foi superado por Ricciardo, mas mesmo assim ultrapassou Massa depois. Por duas razões: porque precisava e segundo, Massa não estava no ritmo dele e precisava ser superado. Vettel também fechou o cerco e Massa foi jogado fora do traçado. Aí deixou de ser bonito para ser passível de punição. Patético saber que com meus humildes 26 anos, sei mais de F1 que velhos caquéticos a 40 anos na profissão... 
O capitulo mais fácil da novela é essa: entrevista o campeão de 2014 depois da corrida e ele culpa a chuva se tiver chuva, culpa os pneus se tiver alto desgaste, culpa o SC que deveria ter ajudado (não é bom, não é rápido?) e depois de culpar Vettel (sem propriedade para tal), sai notícias e notícias sobre a sua insatisfação com a estratégia.
Paciente essa Williams. Paciente demais, até. (Ver "PS" ao fim do texto)

E por falar em patético, eis que uma denominação surge para a Ferrari subitamente. Ver Alonso abanar as mãos em comemoração ao cruzar a linha de chegada em nono é risível. Marcar pontos, seja dois e um, como foi o caso do espanhol e do companheiro, respectivamente, e ser motivo para comemoração, dá vergonha. Parabéns à Ferrari por, depois de bons anos de êxtase, agora ser mestre em acabar com carreiras de forma tão repugnante. 
Bobos dos pilotos, que ainda acham que naquilo ali tem alguma sombra de futuro glorioso... É preciso saber, que beleza e fama pode até atrair, mas é o conteúdo que convencerá. Certamente, não é o caso dessa equipe, nos últimos anos.

Agora, se alguém queria saber qual era a função dos bicos da Lotus, temos agora uma ideia do que ele é capaz. Maldonado quase matou o Gutierrez. Já sentiram mini-ataque cardíaco (aquele momento que você sente um frio no peito por uma fração de segundos)? Então, foi assim ao ver a cena do acidente. Pensar antes de dirigir não é nem de longe o lema do Maldonado. Mesmo perdendo pontos e tomando punição, ele nem deve ter mudado de cor. Agora Gutierrez deve estar pálido até agora. Ninguém noticiou no momento da corrida se ele estava bem, o que no caso, pensamos que sim e tudo não passou de um grande susto. Mas novamente, o despreparo dos velhacos narradores mostrou que pouco se importam até mesmo com uma cena espetacular como essa, uma vez que os envolvidos são uns zé ninguém para eles.



A próxima etapa é o GP da China e alguém duvida que teremos repeteco de hegemonia da Mercedes? ... Só mudamos da RBR para Mercedes, não é produção?

Amanhã venho com as fotos do fim de semana. Abraços afáveis!

PS: Reginaldo quase escapou um "bosta" ao invés de Bottas em uma parte da transmissão. Eu espero, do fundo do meu coraçãozinho, que isso não seja piada interna deles, ou seja, um apelido secreto para o coitado. Juro que espero, mas não duvido que seja verdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!