Texto: Franquia Homem de Ferro nos cinemas - parte 3

Para finalizar o prometido, venho com o último texto sobre as franquias de filmes do Homem de Ferro. (As partes 1 e 2 podem ser conferidas nos próximos links: Franquia Homem de Ferro nos cinemas e Franquia Homem de Ferro nos cinemas parte 2 )


O terceiro filme estreou logo depois que o primeiro filme d’Os Vingadores foi lançado. Os Vingadores são vários heróis da Marvel unidos contra o mau do mundo. No roteiro deste filme, que começaram por uma seqüência de filmes que fazem sentido para as amarras do enredo previamente lançados, como o Hulk, Thor e Capitão América, coligam os roteiros fazendo  para a história que se passa com os Vingadores uma espécie de prelúdio. Ainda há as introduções de personagens como a Viúva Negra em o Homem de Ferro 2 e Gavião Arqueiro em Thor. Hulk/Bruce Banner e Tony Stark/ Homem de Ferro são os cientistas que a S.H.I.E.L.D. planeja ter ao lado para que se desenvolva a Iniciativa Vingadores. Natasha Romanoff/ Viúva Negra e Clint Barton/ Gavião Arqueiro são agentes poderosos da própria S.H.I.E.L.D. Como heróis importantes para o roteiro, Capitão América vem como o primeiro herói, um soldado que derrotou o Caveira Vermelha, na Segunda Guerra Mundial e passou tempos no gelo, desacordado e foi resgatado com o Tesseract, um cubo cósmico que gera muita energia. Ele é roubado da S.H.I.E.L.D. por Loki, irmão de Thor de Asgard. Loki deseja governar a Terra (já que não conseguiu ser o governante de Asgard perdendo para o irmão – Thor) e promete aos Chitauri a pedra para poder conseguir o que quer. Assim os heróis se unem contra Loki e o exército dos Chitauri. Esse filme estreou nos cinemas em abril-maio de 2012.
A terceira seqüência do Homem de Ferro é baseada na relação do herói contra o Mandarin, um dos vilões mais famosos dos HQs. Lançado em abril no Brasil e início de maio nos EUA deste ano, foi apontado por alguns críticos como um filme previsível sem muito roteiro, com as mesmas partes de humor e expectativas abaixo do esperado. 
Indo na contramão dessa crítica, o filme aborda com um jeito que deixa os fãs da franquia acostumados, com muita ação, um pouco de história e humor característico do estilo Robert Downey Jr. de interpretar. Não é bem assim que a banda toca em filmes desse tipo, simplesmente por trazer inovações surpreendentes. Os roteiros sempre se basearão em ataques de vilões a civis, ao governo americano e ao próprio Homem de Ferro, ficando com ele o cargo de salvar a situação, já que se cobra dele sempre, a manutenção da “paz mundial”. Se for isso que se espera da maioria dos filmes adaptados de HQs, não vejo porque esperar outra coisa. 
O que se espera é que tudo isso faça sentido e seja bem feito. E é isso que a terceira parte de Homem de Ferro propõe e, felizmente, cumpre. 
Em 1999 Tony Stark conhece uma bióloga e um cientista chamado Aldrich Killian em um congresso científico na Suíça. Aldrich propõe a Stark que financie sua I.M.A, mas é ignorado por ele que está interessado em passar a noite com a bióloga chamada Maya Hansen que desenvolveu um método de regeneração pela genética para recuperar deficientes físicos. 
Doze anos depois, o terrorista de nome Mandarin ordena atentados com seu grupo “Os Dez Anéis” (os mesmos do primeiro filme) pelo mundo. 
O que se passa é que na realidade Mandarin não é exatamente o vilão que se espera do filme, ele na realidade é um personagem falso manipulado por Killian. Por vingança, Killian desenvolveu uma alteração genética, uma mutação chamada Extremis que injetados em soldados ficam instáveis e explodem. Essa é a fonte de ataques explosivos que Stark pensa estar vinculada ao Mandarin. Tony é atacado pelos “10 Anéis” em sua própria mansão, é dado como morto, foge com a armadura e encontra um garoto chamado Harley e com a ajuda de Rhodes, descobre toda a armação. Ao fim, Stark tem várias armaduras do Homem de Ferro controladas por ele mesmo para, em uma base petrolífera, salvar o presidente dos EUA em posse de Killian e Pepper Potts que foi infectada com Extremis. O presidente é salvo por Rhodes, e Homem de Ferro ataca Killian. Potts cai para a morte antes de ser salva por Stark, e resta a ele lutar com Killian e prendê-lo em uma armadura que o destrói, mas não mata. Potts, graças ao Extremis se salva da morte e aniquila de vez Killian.
Conforme isso é nesse terceiro longa metragem que encontramos o Homem de Ferro como super herói no seu mais alto grau, colocando em prática planos de aniquilar inimigos, descobrir razões e com ação do começo ao fim. Além nada é muito alheiro ao personagem: não há ameaças do governo, à empresa, ou morte iminente do personagem, nem a S.H.I.E.L.D. interferindo. É Homem de Ferro em sua síntese, com sua criação agindo contra o mau.

Peço que comentem, mesmo que com críticas. Sugestões também são bem vindas: quem sabe não faço o mesmo estudo com outros filmes. 

Abraços afáveis e excelente fim de semana a todos. Volto na segunda!

Comentários

Mais uma vez adorei seu texto, Manu.Mas eu sou suspeito, já que sempre fui fã do homem de lata, desde Oz...rsrs

Lembro dos meus amigos de infância querendo ser o Batman, Superman ou Homem Aranha.Eu era chamado de o errado da turma, por gostar do Homem de Ferro.A coisa ainda piorou, quando passavam os desenhos baseados nos quadrinhos, na Xuxa.Quase não havia movimentos, expressões faciais e abusavam dos POW, TUM, BLEIM...
Sem contar as vezes em que o Tony Stark tinha que se ligar na tomada, pra se "recarregar".

Quando fiquei sabendo que o Tom Cruise queria levar o personagem para o cinema, fiquei apreensivo.Tive medo de virar um fracasso como Elektra ou Demolidor.Vibrei com a escolha pelo RDJr., ainda mais por sua carreira ter quase acabado e o histórico dele me lembrar o alcoolismo de Tony nos quadrinhos.Sem contar que ele é um excelente ator e merecia a volta por cima.

Gostei de praticamente todos os filmes da Marvel que estão, como você escreveu, amarrados.Nunca fui fã do Hulk, mas a escolha pelo Mark Ruffallo me fez ter menos antipatia pelo esmeraldino grandão.

Espero que faça outras resenhas, contando o enredo dos outros filmes também.

Obrigado pela leitura!!
Manu disse…
Obrigadão pelo apoio Eduardo!
Estou planejando fazer algo semelhantes às recentes franquias do Thor e Capitão América e logo quando sair os Vingadores dois, posso fazer o mesmo.

Abs!
"Mais uma dose?
É claro que eu tô a fim..."

Aguardando...

P.S.: Ia te sugerir o que já fez em sua última postagem.Falar sobre os filmes que gosta e que são representativos pra ti.Assim, expondo seu ponto de vista, pode atiçar a vontade de seus amigos/leitores em assistí-los também.Como eu, que assisti Orgulho e Preconceito por causa de comentários de umas meninas aí.E não me arrependi...rsrs

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!