Momentos para compartilhar - Semana 29

Semana 29 - Filmes que me falam ao coração


Entre meus vícios, assistir a filmes é um deles.  Mas não sou dessas que só gosta de filme cabeça. Ainda tenho meus pés nas coisas que jamais valeriam ingressos para os pseudos intelectuais (muito comuns na minha área acadêmica - desses que ficam de beicinho quando alguém diz que quer assistir Jogos Vorazes ao invés de um filme do Woody Allen, rsrsrsrsrs... Ora, convenhamos, não faço ideia do que é Jogos Vorazes - não li os livros nem vi os primeiros filmes - mas na boa, cada assiste o que quer e pode, não?) Piadas a parte, há que se prezar pelo bom gosto, sempre. Meus favoritos não estão nem perto do que se considera filme de menina, apesar de gostar de filmes da Disney. Não gosto muito de filme de ação, mas há alguns bons na minha lista. Aprendi a gostar de filme de super-herói pelos recentes filmes da Marvel e deixei um pouco de lado minha escolha sempre exclusiva à filmes épicos ou com elenco da qual era fã.
Certamente esse é um dos top 5 mais difíceis dessa lista para 52 semanas. Mas vou tentar falar daqueles que sempre gostei ou tem significados especiais.

À Espera de um Milagre




Baseado em um romance de Stephen King - que ainda não li, mas está naquela famosa lista que fazemos para "ler antes de morrer" - À Espera de Um Milagre é um filme muito tocante. Com um elenco espetacular, o enredo conta a passagem de John Cofey, um homem simples que foi condenado por ter assassinado duas garotinhas, e sua relação com o chefe da prisão Green Mile, Paul Edgecomb. John é um homem negro de grandes proporções, mas que esconde um segredo: ele possui um dom mágico/milagroso que coloca Paul em conflito entre dever profissional da justiça - ali os prisioneiros são condenados à morte - e conflito moral, pois Cofey não é o culpado pelo crime brutal da qual foi condenado.
É um filme longo, bem forte, cheio de grandes tensões e passagens de se pensar. Uma bela história e um dos melhores dramas que já assisti. (Trailer aqui)

Edward - Mãos de Tesoura




Durante anos da minha infância, Edward - Mãos de Tesoura era meu filme "sério" favorito. Acho que era o único. Minha melhor aquisição foi um DVD do filme quando adulta. Não há explicação boa para isso, apenas adoro o humor do filme, as cores, as ideias, os vizinhos, o relacionamento com a família de Peg, a inserção dele naquele bairro, a paixão inocente dele por Kim, a filha de Peg... E uma das primeiras grandes obras de Johnny Depp com personagens icônicos e sua primeira parceria (de muitas!) com o diretor Tim Burton.
Ainda hoje não consigo assistir muito bem a parte em que Edward é perseguido pelos vizinhos. E a cena que mais gosto é das esculturas em gelo, quando é, simbolicamente, neve: Kim já idosa, conta a história para sua neta, de como foi a visita do homem que fez nevar pela primeira vez naquela vila. (Cena favorita: aqui)

A Bela Adormecida


Penso que o pessoal da minha geração (e antes) sempre teve desenhos favoritos e  -sendo menina - havia um apreço por algum filme conto de fadas da Disney. Talvez  até uma princesa favorita. Hoje não vejo mais isso na criançada, o que é uma pena. As novas princesas são mais alegrias dos pais (das mães, no caso) que preferências das pequenas, de fato. :(
Minha princesa favorita era a Aurora. Minha vilã/bruxa favorita também era Malificent (uma grande pena que nas novas produções de filmes de contos de fadas modificados ou adaptados, depois de bruxas poderosas como Charlize Theron - em A Branca de Neve e o Caçador -, Julia Roberts - em Espelho, Espelho Meu -, Rachel Weisz e Mila Kunis - em Oz: Mágico e Poderoso... tenham escolhido fazer um filme da Malificent na pele da nada carismática Angelina Jolie. Hollywood as vezes me mata!)... Adorava as fadas madrinhas, a dança final com o vestido mudando de cor, a bruxa se transformando em dragão. Sempre achei o desenho da Disney mais completo - com fadas, dragão e bruxa que de fato dava medo. (Música: aqui)
Enquanto a maioria escolhia Cinderela, eu ia de Bela Adormecida.

Gladiador


Gosto de filmes épicos. Esse é "o filme" na medida certa, apesar de algumas coisas não muito bem compatíveis com a História (acontece uns anacronismos), mas é definitivamente um dos filmes mais bem feitos e com uma trilha sonora muito boa. Maximus, um general romano, comandante do exército, tem a predileção do imperador Marcus Aurelius. O filho do imperador, Commodus se revolta contra isso, tramando contra o predileto do pai e triunfando como novo imperador após a morte do mesmo. Depois de aprisionar Maximus e condená-lo a morte, Maximus foge e encontra a família assassinada brutalmente. Sem vontade de viver, Maximus é resgatado e vira escravo e gladiador no Coliseu. É por aí que se dá sua sutil vingança. Belas imagens, belo figurino, bela trilha, e ainda belas interpretações. "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade". (Trailer: aqui)

O Senhor dos Anéis e o Retorno do Rei


Certamente daria para fazer um top 5 só na trilogia Senhor dos Anéis. Quando lançou o primeiro filme (na época ainda era comum VHS) eu contei ter visto 19 vezes a primeira parte. E a segunda foi por base desse mesmo tanto. Parei de contar quando a terceira parte chegou e eu já tinha DVDs. É sem dúvida o filme que mais vi na vida, a ponto de saber certas falas de cor de verdade, repetindo junto com os atores se estivesse em uma competição (claro que não faço isso, apenas assisto).
Escolhi a última parte - O Retorno do Rei - porque nele tudo se resolve e expectativa era grande: dali não teríamos mais nada da saga depois da estréia nos cinemas. Fã do livro, e sempre achando batalhas épicas e discursos antes de empunhar espadas a coisa mais magnífica do mundo, esse filme no cinema foi o ápice de emoção das cenas mais aguardadas que eu só tinha na imaginação. Frodo e Sam faziam a gente chorar quase o tempo todo, principalmente quando Sam decide levar Frodo até o topo do montanha nas costas. Mas o que eu sofria mesmo era nos momentos de batalha: a chegada de Rohan à Gondor; Éowyn sendo ferida e sofrendo pela morte do tio; ou a cena da foto acima já nos portões de Mordor; a coroação de Aragorn; ou a partida definitiva de Frodo. Tudo que se via no livro, estava diante dos olhos.
Essa trilogia é certamente a que completa tudo pra mim. Até a trilha sonora é a minha favorita, em disparado.
(Cena favorita - quase impossível, mas essa é boa: aqui)

Enfim, fico por aqui. Gostaria de saber quais os filmes tocantes que mais gostam ok?

Ainda peço que se ainda não votaram na pequena enquete que fiz, para clicarem aqui e votarem rapidamente. ;)

Abraços afáveis!!

Comentários

Ron Groo disse…
A espera de um milagre já passou tantas vezes no SBT que perdeu o encanto.
mas me lembro da primeira vez que assisti. Achei maravilhoso.
Manu disse…
É um belo filme. ;)

Abs!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!