Versões boas, ruins ou melhores

Na postagem de versões de hoje trago uma música que já é excelente na original, e de certa forma, interessante na versão.
Antes de ir para as músicas, uma introdução.

Immigrant Song é uma canção do Led Zeppelin escrita em 1970 após um show da banda em terras islandesas. Inspiração dada, a canção veio falando em vikings, fazendo menção às suas conquistas e religião. Toda atmosfera da música, não só letra, mas inclusive ritmo, nos trás essa perspectiva de escandinavos remando à oeste em busca de novas terras e claro, em menção mais direta, sob comando de Leif Ericsson.
Essa música foi, seis dias após a apresentação em Reykjavik (capital da Islândia) tocada pela primeira vez em um festival chamado Bath Festival, ainda em 1970.

Original: Led Zeppelin - Immigrant Song
Composição: Jimmy Page e Robert Plant
Álbum: Led Zeppelin III
Lançamento: 1970
Onde apareceu: Fora as apresentações ao vivo, é uma das poucas músicas autorizadas por eles a tocar em um filme - no caso, o filme "A Escola do Rock" com Jack Black. (Ver aqui - está em alemão, mas enfim...)


A influência da música é grande. Via wikipédia, há informações que eu desconhecia. Uma delas, que John Carpenter teve na música inspiração para seu filme "Assalto ao 13º DP".
Além disso, Vanilla Ice (lembram?) usou a base de "Immigrant Song" para seu rap intitulado "Power" (ver aqui). Esse doido, já havia feito isso naquela outra música que conhecemos dele, só usando outra banda e outro cantor de rock - "Under Preassure" do Queen com David Bowie foi "emprestada" com a linha do baixo como base para a famosa "Ice Ice Baby".
Heresias à parte (ou não, vai saber!), não é a versão do Vanilla Ice que preciso apresentar e sim outra. O vocalista do Nine Inch Nails é um dado como um cara performático. A banda é peculiar (eu particularmente não gosto, acho muito experimental, e as vezes meio chocantes, principalmente a tratar dos vídeos). Se sabe que Trent Reznor, o líder, é um multi musicista, que de certa forma, acertou (embora não tenha superado em nada a original) na sonoridade mais industrial para a mesma música do LZ.

Versão: Trent Reznor e Atticus Ross
Interpretada por: Karen O (do Yeah Yeah Yeahs)
Onde apareceu: Versão feita para ser a faixa título da adaptação americana cinematográfica do livro de Stieg Larsson, "Os Homens que não Amavam as Mulheres", de 2011.


Se a versão original ambienta as conquistas vikings... Bem, essa já é uma versão muito mais psicodélica que quase nos afasta do propósito original, atendendo prontamente ao estilo rock industrial, obedecendo as mesmas linhas, mas muito mais moderna do que poderíamos imaginar, lá em 1970, por exemplo.

Eu fico com a original, como sempre. Mas a nova versão não é assim tão absurda. 
Comentários, impressões, opiniões, já sabem, às ordens. ;)

Abraços sempre afáveis!

Comentários

Ron Groo disse…
Nada supera este original do Zep.

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!