Treino GP do Japão: tufão de notícias

Está sendo esperado um tufão para visitar a F1 lá no Japão, mas o que tivemos de surpreendente (e também, pode ser tão desastroso quanto) foi a notícia de que Sebastian Vettel está saindo da Red Bull para iniciar 2015 na ... Ferrari.
Os boatos de que Fernando Alonso sairia da equipeque está penando por 5 anos, se concretiza. Que perda de tempo, hein, Alonsito?
Pior - se me permitem dizer - que nos últimos dias, Alonso era fortemente cotado para retornar ao time de 2007; sim, aquela McLaren que de certa forma amassou a carreira do espanhol de tal forma, que hoje, não há ferro quente que tire as rugas. Depois de 2007, muitos mudaram seus comportamentos: quem era avesso à Alonso se tornou um crítico ferrenho e quem não ligava muito, tomou ódio mortal. Acho que sou a única que aprendi a gostar do espanhol (sendo torcedora do Räikkönen, ele foi pedra no sapato, principalmente em 2006), inclusive o pós 2007. No fim do ano de 2006 achei uma bobagem ele deixar a Renault, mas achei bom negócio do Kimi indo para Ferrari. Acabou que a derrota de um foi o triunfo do outro. Mas, os anos penosos do Alonso depois de 2007 foram tão críticos quanto os de Kimi. E no fim das contas, ambos fizeram péssimas escolhas.
Pode parecer "viajação" minha mas, sempre achei os dois simplesmente perfeitos pares. Algumas coisas que acontece com um, tem equivalência com o outro; com as carreiras quase sempre se cruzando. De 2007 para cá vocês podem ir associando um com o outro e verão que se cruzaram muito e não por coincidência. São pois, acredito eu, pelo fato de serem no fundo parecidos.

Finalmente uma coisa incrível para o esporte à motor, dois caras excelentes, dois dos melhores da atualidade tiveram a chance de mostrar um espetáculo a olhos vistos pilotando o mesmo carro e defendendo a mesma equipe no começo desse ano de 2014... E o que acontece? A equipe oferece aos dois um carro de "m"!
Jamais vou confirmar a todos que teria sido uma disputa linda e limpa. Sem "mimimi" e sem reclamação. Pura e simples disputa divertida de título. Não tenho dúvidas que Alonso se sairia melhor, mas Kimi estaria muito próximo, dando a nós emoções e expectativas a cada corrida, digna de um País das Maravilhas do Automobilismo.
E o que houve nesse ano? A Ferrari sendo ferrari (sim, com letra minúscula) e essa frescurada da Mercedes, muito proporcionada pelo "showman" Hamilton... ¬¬' ("showman" aqui não é no sentido de espetáculo, mas no sentido de propaganda falsa mesmo, apoteose para atrair atenção só para aparecer, que nem as subcelebridades brasileiras e suas polêmicas forjadas).

Mas o assunto é: Vettel na Ferrari. Em vista de todo o absurdo que essa equipe infeliz se transformou, manchando profundamente o nome tradicional, Vettel gosta de sofrer, né? Foi uma escolha meio sádica. 
A explicação para sua temporada aquém do esperado é essa então: Vettel estava fazendo laboratório para saber como se virar com um carro ruim e se virar nas posições de meio de grid. *sarcasmo* Só uma coisa: a Ferrari pode ser um pouco pior que isso, viu?
Vettel é um dos poucos que pode arriscar assim. Já é tetra campeão. Vai demorar ainda para alguém alcança-lo ou ficar no seu páreo. Então, há espaço para tentar o sonho de ser piloto da Ferrari (mesmo que ela não seja mais aqueeeeela equipe). 
Enquanto isso, Alonso não tem muita escolha. Na Ferrari vai continuar sendo o vilão de tudo, o cara reclamão, o cara chato, o blábláblá... Tudo que ele disse sobre a equipe, em ser campeão lá, cai na mídia agora como puro fingimento. Sim, porque pintaram o cara como um monstrengo, e  por mais que todos eles declarem uma coisa hoje e amanhã outra, quando se trata de Alonso tudo de ruim é elevado à décima potência. Mesmo que ele tenha direito de mudar de opinião e que de fato, essa equipe não dê a ele o que ele quer, tem sim que buscar outro lugar para ser feliz e buscar novo título. Só ele pode ameaçar esse número de títulos de Vettel, no momento. 
Levando isso em conta, voltar para McLaren depois do acontecido em 2007 é tiro no pé. Ficar na Ferrari é cortar o último dedinho desse mesmo pé e começar a fatiar o dedão do outro. 
O que eu acharia bom - mesmo - é mais um título para o Alonso. Eu via na Red Bull como chance disso, mas eles optaram por substituir Vettel por Kvyat (moral bem baixa, hein Vergne?) e Ron Dennis faz-se de doce (azedo) em aceitar Alonso (que no mínimo vai necessitar de desculpas desse cara... Será que é por isso que Ron anda relutante, ou é só charminho? ¬¬')
No fim das contas, a situação está periclitante: se Alonso for mesmo para McLaren, é torcer para que a equipe soe melhor que esse ano e de fato nos proporcione mais disputas. Com a volta da Honda... bem... convenhamos, não dá para ter certeza. Eu achava que Alonso sempre soubesse o que estava fazendo, e vejam no que deu a ida dele para a Ferrari!
Vettel, como disse, está um pouco confortável. Apesar de tudo, pode ser que seja bem sucedido. E a Red Bull vetou, mas, meus queridos e queridas, agora é inevitável a dupla Vettel e Kimi. 
Os dois se respeitam e se gostam. Mas como companheiros, não sei se Vettel reagirá muito bem caso Kimi sobressaia ele. 
Mas, tenho uma ideia doida: talvez Vettel é aquela estapafúrdia ideia da Ferrari em transformá-lo em um novo Schumi (grande ídolo dele, inclusive). Tudo será feito para ele e Kimi será o novo Eddie Irvine... (Sinceramente? Sei que é loucura esse meu comentário, mas... Se assim for: Que seja Irvine, mas nunca Rubens Barrichello!!! Por favor!!!!)
De toda forma, acho mais fácil acreditar em "evolução" da Mclaren do que que da Ferrari que vai continuar só não sendo uma Caterham da vida porque tem piloto de verdade entre o banco e o volante. 
E mais uma vez digo, desde o anúncio de retorno, só penso e repito: "Ah Kimi, o que você foi fazer..."


Sobre tudo isso, uma coisa que a imprensa deixou como certa é Alonso fora da Ferrari. Mas houve também declarações do espanhol, que apesar de ter sido meio como sabão - escorregando mesmo - e se de fato ele ainda está negociando com a Ferrari? Confirmação oficial não tem mesmo. Ainda paira uma possibilidade (mesmo que remota, afinal, que dava Vettel fora da Red Bull assim tão rápido quando o assunto era outro?). E o quieto Kimi? Pode ser que ele que esteja tramitando para largar essa "pocilga" toda. 
Supondo isso, digo sem medo de ser feliz - porque quando a gente gosta, a gente quer o melhor - que Räikkönen poderia cortar as amarras, aposentar e ir curtir os ralis esporádicos e o filhote que está a caminho. Vai ser feliz Kimi, vai! Já alimentou muito os abobados de plantão que adoram falar mal de você, então...

O grid para o GP do Japão está definido, Rosberg foi pole (qual a choradeira agora, Mr. Hamilton?) e seguimos adiante com o campeonato.
Eis como os pilotos estarão amanhã na largada (sem ou com chance de tufão?):
1º Nico Rosberg (Mercedes) - 1:32.506
2º Lewis Hamilton (Mercedes), 3º Valtteri Bottas (Williams), 4º Felipe Massa (Williams), 5º Fernando Alonso (Ferrari), 6º Daniel Ricciardo (RBR), 7º Kevin Magnussen (McLaren), 8º Jenson Button (McLaren), 9º Sebastian Vettel (RBR), 10º Kimi Räikkönen (Ferrari), 11º Jean-Eric Vergne (STR), 12º Sérgio Pérez (Force India), 13º Daniil Kvyat (STR), 14º Nico Hulkenberg (Force India), 15º Adrian Sutil (Sauber), 16º Esteban Gutierrez (Sauber), 17º Romain Grosjean (Lotus), 18º Marcus Ericsson (Caterham), 19º Jules Bianchi (Marussia), 20º Kamui Kobayashi (Caterham), 21º Max Chilton (Marussia), 22º Pastor Maldonado (Lotus)*

*Maldonado se classificou em 17º, mas por troca do quinto motor, perdeu 5 posições.

Bom, amanhã é dia também de eleições, então, tenho mais coisas para desejar a todos: excelente madrugada de corrida para todos, bom domingo de votação (eu provavelmente terei boas histórias da minha querida fila da terceira idade, rsrsrsrsrs... ), e no fim da tarde de domingo tem os jogos felizes e festivos da NFL pra gente acompanhar \o/ Então, para quem for assistir, bom jogo (e Go Broncos, só para não perder a chance! :D )

Abraços afáveis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!