A pauta do dia: as talentosas

Como alguns já devem ter percebido tenho feito a algum tempo listas, com variados temas.
É um vício, uma mania de ficar colocando minhas preferencias editadas em sequências.
Fiz isso com amigos e leitores na época do Halloween, 31 de outubro. Pedi a algumas pessoas listas de músicas com o clima de dia das bruxas. Para conferir o que deu isso, basta clicar em "Halloween Musics" na barra acima, ou seguir para esse link: Halloween Musics.
Esse ano propûs outras listas. A primeira de tema Vozes da Finlândia (clicar aqui para ver) eu tentei ser rápida ao mostrar minhas vozes favoritas desse país. Obviamente faltou bandas e faltou comentários, mas aquelas eram as principais vozes. Um dia prometo fazer lista de bandas do país, como dicas.
Dessa lista, fiz outras pequenas: uma em comemoração ao aniversário do cantor Michael Kiske (conferir aqui) e outra do aniversário de Cliff Burton (conferir aqui).
São postagens que gosto de fazer, espero poder fazer mais constantemente, com temas que vierem a cabeça, ou retomar listas antigas para repostar, reforçar ou acrescentar... Enfim.

No post de vozes da Finlândia postei que a lista seria machista. Por isso hoje vou dar voz, literalmente às mulheres. Querendo ou não preciso defender a classe! xD
De qualquer forma, uma lista de boas cantoras é mais fácil que de bons cantores para mim. Eu teria que dividir em 2, 3 ou até 4 postagens se fosse falar dos caras que mandam bem.
Além disso minha lista vai ser bem abrangente, vou tentar ao máximo não me prender a um só estilo musical. Com o tempo posso até retomar a lista com novas moças que vierem a mente depois desse post. destaco novamente que as listas são o que eu gosto, que servem como dicas para quem não conhece e comentários de que conhece.
Fim de papo e vamos ao que interessa? ^^




*Moçoilas que botam para quebrar*

Começo com uma brasileira. Primeiro porque não podemos passar por cima de seu talento. Segundo porque adoro a voz dela. E terceiro, que ela é mineira como eu.


Ana Carolina. Sim, eu não sou fã de música brasileira, isso é um dos meus grandes defeitos. (Isso não quer dizer que não exista nenhuma banda ou cantor brasileiro que eu não goste, óbvio. Mas em geral meu som é sempre internacional.) Ana tem um tímbre de voz perfeito, compõe e toca muito bem. A música que sugiro é "Uma louca Tempestade" - clicar aqui.

A próxima vai causar ataques em muitos, mas exlicarei sim o porquê dessa dar as caras:


Madonna? Mas que eu tenho na cabeça?
Eu disse que queria ser eclética... Mas...
É simples: eu gosto das músicas dos anos 80. De 30 cantoras pop, 29 querem ser a Madonna. Suas músicas antigas são super legais. E sabe o que mais? Britney Spears e Lady Gaga e cia. não seriam nada se não existisse Madonna.
Convenhamos, perto do que a gente chama de música pop com essas moças de hoje que fazem clips semi-nuas, confessem era melhor que existisse apenas a Madonna.
Se tiver vontade a música que escolhi é das antigas; "Express Yourself"


A próxima é uma das mega vozes favoritas:


Tina Turner tem um vozeirão. Cantou em 1993 a música "Simple The Best" para o Ayrton Senna. Não lembro bem, claro, tinha apenas 6 anos, mas uma fita VHS da minha irmã me refresca a memória com a imagem do fato.
E é essa música que aparece aqui:


Pareço velha e um pouco antiquada? Hum, temo que vai piorar:



Cindy Lauper fazia sucesso com aqueles que não queriam ser fãs da Madonna. De fato ela é mais talentosa que a diva pop, porém depois que abandonou as roupas extravagantes dos anos 80 caiu num quase anonimato. Mas sempre foi talentosa com música bem divertidas, um tímbre de voz bem agudo, mas poderoso.
A escolha de dica: "I Drove All Night":



 Julliette Lewis na verdade revelou-se ao mundo como atriz. Seu filme mais famoso foi Gilbert Grape com Leonardo DiCaprio e Johnny Depp. Concorreu à Orscar por "Cabo do medo"... Foi namorada de Brad Pitt.
De qualquer forma, ela tem talento musical. As músicas de sua banda (Juliette and The Licks) não são muito do que gosto, mas ela sem dúvida tem uma voz muito boa.
Para mim, quando os tímbres não são mais graves, seão diferentes ou líricos... Assim as cantoras me agradam mais.
A dica da música: "Hot Kiss" - clique aqui.


Floor Jansen é  compositora, arranjadora, orquestradora, cantora lírica e popular, toca piano, guitarra e flauta, letrista e professora de técnica e interpretação vocal.
Foi front woman da banda After Forever, que acabou finalizando suas atividades em 2009.
Porém Floor não parou. Em 2010 lançou um projeto solo intitulado ReVamp, com formato semelhante ao que já fazia no After Forever, só que dessa vez o projeto era seu.
É dessa banda nova que deixo uma música do cd de estréia, chamda "Sweet Curse":


Apesar de já ter aparecido em outra lista (a das Vozes da Finlândia) Tarja reaparece aqui:


Apesar de tudo, não foi pela tarja que comecei a gostar de Nightwish. Não foi pela saída dela que deixei de gosta da banda obviamente. Talvez goste agora mais que antes. Seria 100% se Marco fosse o vocalista principal, mas não é o caso. Anette faz um belo trabalho lá.
Tarja nunca foi cantora de metal, mas desde que saiu do Nightwish ela (ou seu marido empresário por trás disso, com certeza) trilhou o caminho de metal woman sem dó nem piedade. De fato, ela tem talento, uma voz abençoada. Seus dois álbuns são fracos em termos de composições de letras e soa como se falta algo. Mas evolução cabe a ela buscar e se os fãs dela a seguir, ela conseguirá. Se pularmos tudo que soa ruim a respeito dela, e só ouví-la, já está valendo.
A música é "Until My Last Breath" (que além de ter uma com quase igual título no álbum de 2008 do Nightwish - a deles chama-se "Cadence of Her Last Breath" numa analogia à saída da vocalista da banda, o vídeo fala de morte da cantora, algo semlhante acontece no épica música "The Poet and the Pendulum" do Nightwish, onde Tuomas, o compositor conta uma morte dele mesmo - parte associada à demissão da amiga e vocalista Tarja - e uma ressurreição do próprio insinuando ter encontrado forças para compor para outra pessoa cantar - esses dois...!):


Angela Gossow:

Loira, bonita, parace meiguinha certo?
Pode até ser. Espere para ouvir essa moça alemã cantando:


Gurural só para homens. Ledo engano hehehehe...
De fato não um tímbre belo, mas se muitos caras custam a dar conta de fazer o mesmo em suas bandas de metal, porque não postá-la?
A cantora como percebem faz parte da banda Arch Enemy, uma banda sueca. Seus guturais não deixam a desejar quando os caras botam guitarras em altos volumes.



Entrando numa área mais leve, Enya é um ícone da música new age. Suas músicas relaxantes e sua voz calma e bela. A música "May it Be" é a mais recente favorita, consta na trilha da primeira parte da trilogia O Senhor dos Anéis. Mas deixou uma mais famosa, das antigas: "Orinoco Flow":


Outra cantora lírica, para fazer companhia à Tarja e Floor:


Todas as vezes que vejo uma foto de Simone Simons eu penso que essa moça não existe. Além de bonita canta, bem. Isso é o mais importante! Cantora e instrumentista holandesa, é a vocalista do Epica. A dica: Epica - Unleashed

Quase ao fim:


Se falo de Tarja, falo da atual vocalista do Nightwish, Anette Olzon. A sueca supera Tarja em simpatia e alegria em palco. Não desmerecendo Tarja, mas técnica vocal lírica não é tudo. Anette não é finlandesa, mas colou bem na banda com sua voz beirando ao pop, mas de fato com técnica suficinete para integrar uma banda de metal sinfônico (apesar de não gostar do termo, prefiro este que metal gótico, que não acho que seja o caso do Nightwish).Além da banda, participou de outras bandas e seus álbuns como Brother Firetribe, Pain e The Rasmus. A banda sueca Alisson Avenue foi quem a revelou antes do Nightwish.
A música a seguir é "Eva" do Nightwish.




Rainha do metal, Doro Pesch é o que é por méritos próprios. Inicialmente começou como cantora da banda Warlock e disso a alemã não parou mais e hoje segue com carreira solo sólida.
A música escolhida para a lista é "Barracuda":



Talvez eu seja uma pessoa meio única para colocar Annie Lennox numa lista como essa. Mas para quem colocou até Madonna, digo e repito: a proposta é ser eclética.
Eu gosto da Annie Lennox e passei a gostar mais ainda quando ela fez parte da trilha do terceiro filme de O Senhor dos Anéis (poxa, de novo? Sim, fazer o quê?)
A música da trilha é linda! "Into The West" é uma das músicas mais fabulosas que tenho em mente.
Annie também integrou o grupo Eurythmics, famoso na década de 80. A escolha da música para essa lista fica:



Como fazer uma lista sem Janis Joplin? Pena que se foi bem nova...


É isso pessoal. Esse post foi programado para essa sexta. A não ser que apareça algo para comentar durante esse tempo, retorno só segunda-feira.
Peço desculpas caso tenha me esquecido de alguém na lista. Para isso, deixem nos comentários o que posso ter esquecido. Deixem tambéms suas opiniões e dicas. Quem sabe, se muitas forem, não faço um post parte 2? ^^ Será ótimo!

Bom fim de semana a todos!
Abraços afáveis!

Comentários

Ron Groo disse…
Finalmete achamos algo que discordamos frontalmente.

Prefiro as velhas vozes, Billie Holyday, Etta James, Ella Fitzgerald... E hoje Amy, Katherine Whalen.
Fernando Kesnault disse…
Uau Manu...adorei o teu "post" e concordo com varias cantoras e olha tem outras com boas vozes, vou relacionar e te passar mas de cabeça me lembor da australiana Lisa Gerard que ttem uma voz que vô te falar viu???....quanto à Tarya gosto daquelas musicas: I walk alone (parece comigo né??) e Oasis, lindas, lindas....alliás musicas são muito bom para a alma e sonhar, sonhar, sonhar como o filme "A Origem"..heheh....um abração minha queria e estimada amiga...preciso te ver pessoalmente sabias???
Manu disse…
Groo, minha mãe ouve Billie Holyday! São vozes interessantes as que citou. Vc tem meu email. Mande-me uma lista que posto na hora. É o que eu disse, a tentativa foi ser diversificada. Como gosto mais de cantores eu poderia dar uma escorregada. O que foi o caso. Mande mesmo, certo?

Fernando, Tarja é uma grande cantora lírica, de fato sua voz é bela. Não conheço Lisa Gerard mas vou procurar ouvir.
Músicas são para meu dia-a-dia mesmo. Sonhar nem tanto pq definitivamente, minhas opções são as mais pesadas possíveis. Raras as vezes me pego com músicas levinhas, a não ser que seja necessário. O filme "A Origem" é legal, mas o texto veio da minha irmã como eu disse, ela e a minha mais velha gostaram muito do filme. Eu já sou fã de outro tipo de produção.

Abraços pessoas!
Rart og Grotesk disse…
vários estilos de vozes, timbres e música, mas todas cantam bem ao seu estilo.
Gosto muito de Angela Gossov, Floor Jansen e Sinome Simons (com beleza de dar inveja), talvez pelo meu estilo favorito ser metal.
A voz da Tarja é incrível!!Eu viajo na voz dela!!!
E Ennya tbm acho maravilhoso!!
Bom fim de semana! Bjs
Ron Groo disse…
Te mandei um e-mail.
Manu disse…
Denise, de fato meu estilo favorito é o metal. Acho que por isso a maioria da lista caminha nessa linha.

Groo, recebi seu email. Postarei logo!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!