Mais novos carros? Sim, mais novos carros...

Não tem como fugir. Esse tipo de postagem será uma rotina, ao menos por essa semana. Eu estou tentando fazer as coisas direito, portanto, será meu treino para fazer do blog menos piegas do que era antes.

Vamos ao que interessa, começando pela apresentação da campeã de 2010, a Red Bull:

RBR lança o RB7, com o qual tentará manter o título (Fonte: Tazio)

A Red Bull revelou nesta terça-feira pela manhã em Valência o seu novo carro, o RB7, com o qual irá defender o título mundial pela primeira vez em sua história.
Projetado por Adrian Newey, o carro tem a capa do motor em formato de bigorna, apesar dela não ir até o aerofólio traseiro, como acontecia no ano passado.
A asa traseira também se destaca por apresentar um desenho diferente das demais. O nariz alto, marca registrada da equipe desde 2009 e copiado pela maioria das rivais, também foi mantido.
Na coletiva de imprensa após a apresentação, Newey destacou as dificuldades para projetar o carro deste ano devido às mudanças no regulamento. "Voltamos ao difusor simples, temos o Kers, a asa móvel e outros detalhes", lembrou.
O RB7 já foi para pista hoje em Valência, das quais as duas primeiras imagens mostram esse treino, com o campeão de 2010, Sebastian Vettel. As demais fotos são da apresentação do carro:








Especificações:

ChassiFibra de carbono em estrutura monocoque;
Transmissão: sete marchas, montado longitudinalmente com sistema hidráulico para deslocamento de energia e operação de embreagem, esta, desenvolvida pela AP Racing;
Suspensão desenvolvida em fibra de carbono, amortecedores Multimatic;
Freios: discos, pastilhas e pinças em fibra carbono fornecidas pela Brembo;
Eletrônica: Unidade padrão de controle FIA;
Combustível Total;
Rodas OZ.
MotorModelo: Renault RS27-2011
Oito cilindros, capacidade de 2400cc, limite de 18.000 rpm;
32 válvulas, bloco de cilindro em alumínio em V a 90º,
Unidade padrão de controle FIA TAG 310B;
Peso mínimo estabelecido pela FIA: 95 kg
 
É isso. O carro é bonito, apesar que soa muita informação na pintura, mas ficar reclamando disso não dá.
O bico alto usado desde 2009 não é novidade da equipe esse ano. A diferença deste modelo é um novo conceito de asa traseira para o carro.
O chefe de equipe reforçou o discurso de motivação forte depois de vencerem campeonato de pilotos e de construtores e seus pilotos afirmam a mesma disposição.

Webber afirma estar motivado para a temporada (Fonte: Amigos da Velocidade)

O piloto Mark Webber acredita que esta temporada será a sua melhor chance de melhorar seu resultado em relação ao ano de 2010, quando terminou a temporada na terceira posição após ter liderado boa parte do certame.
"Tenho uma grande oportunidade e uma grande equipe de pessoas ao meu redor para me concentrar e tentar melhorar o que fiz no ano passado. Fiz muitas coisas bem no ano passado e ainda alguns momentos dos quais me orgulho. Não estamos certos quanto aos resultados iniciais, porque há bons adversários, mas estamos muito otimistas de que o carro será muito, muito bom", declarou o piloto, que reitera estar motivado para este ano.
"Gosto muito mais de correr do que de testar. A equipe trabalhou muito bem, há muitas coisas novas para todos. Motivação não será problema para nenhum de nós. É agradável desordenar os planos de outras pessoas. Isso é concorrência. Temos de tentar fazer isso novamente, mas sabemos que temos uma grande batalha pela frente”, prosseguiu.
“Gosto de ver o monitor descendo no cockpit. Os finais de semana de corrida são muito agradáveis, mas o que é interessante e fascinante é ver um carro novo se desenvolver e ficar pronto em um período curto de tempo e com tanta precisão", comentou.

Vettel: "É um novo ano e todos começam com zero" (Fonte: Tazio)

Sebastian Vettel acredita que o bom desempenho da Red Bull em 2010 não significa que a equipe necessariamente comece melhor a próxima temporada.
Em entrevista coletiva momentos após o lançamento do novo RB7, nesta terça-feira, em Valência, o alemão destacou que a temporada com 20 etapas exigirá que os times mantenham constante desenvolvimento para poderem chegar ao final disputando o título.
"Tivemos algumas mudanças em relação ao último ano. Será uma temporada muito longa, com 20 corridas. Sempre é importante começar bem, mas temos muito que desenvolver o carro da primeira corrida até a última, então é difícil fazer qualquer previsão."
"O que conseguimos no ano passado nos deixa orgulhosos e ninguém pode nos tirar isso. Mas agora estamos começando uma nova temporada, são quatro testes e 20 corridas pela frente e todos iniciam com zero pontos. Temos que nos manter focados novamente. Acho que motivação não é um problema. Temos que desenvolver a partir do que tínhamos no ano passado para os outros não nos ultrapassarem."
O piloto de 23 anos disse que curtiu o seu título nas primeiras semanas após a conquista, mas que depois tratou de se afastar para descansar antes de voltar a trabalhar para o próximo campeonato.
"Em Abu Dhabi foi muito bom. Estava cansado, mas muito animado. Mas depois disso fiquei quieto, especialmente no Natal e no Ano Novo, tentei me desligar um pouco e ficar longe da F-1 para recarregar minhas baterias para ficar pronto para este ano. No começo do ano, fui à fábrica algumas vezes, usei o simulador umas duas vezes. Estou animado para voltar ao carro."
Sobre o novo modelo da Red Bull, Vettel disse que ainda não o batizou [ele normalmente dá nomes de mulheres para os seus carros] e que a primeira vez que o viu pronto foi no lançamento.
"Ainda não tem nome. A primeira vez que vi o carro pronto foi nesta manhã. Parece bem interessante, mas temos que ver comparado com os outros carros. Temos os testes à nossa frente e teremos uma longa temporada."

Concordo com o discurdo de que novo ano, nova temporada portanto todo mundo zerado. Mesmo assim Vettel é o cara ser batido em pista. Acho Adrian Newey um projetista muito competente. E como o carro tem a sua parcela de "culpa" no que foi ano passado, creio eu que se manter a qualidade esse ano (mesmo com algumas probleminhas de percurso), Vettel dará algum bom trabalho àqueles que são ou se consideram capazes a disputar pontos. Eu preciso esperar a temporada realmente começar para confirmar isso, mais sobre achar também que o garoto volta esse ano muito mais maduro.
Mas vamos esperar para ver.

Ontem já tivemos uma amostra, agora a Mercedes apresenta devidamente seu W02:

Mercedes apresenta o seu novo modelo: o W02 (Fonte: Tazio)

A Mercedes lançou nesta terça-feira o W02, novo carro da equipe que será utilizado pela dupla Michael Schumacher e Nico Rosberg em 2011.
O time alemão realizou a apresentação do modelo no pit lane do Circuito Ricardo Tormo, em Valência, cerca de 40 minutos antes da abertura da pista para a primeira sessão da pré-temporada.
O W02 segue a tendência da categoria de ter o bico alto e se difere bastante em relação ao seu antecessor na entrada de ar sobre a cabeça do piloto.
A Mercedes foi uma das primeiras equipes em 2010 que admitiu que estava passando a focar no desenvolvimento do seu novo projeto em detrimento ao carro daquela temporada.
"O conceito do desenvolvimento do MGP W02 começou mais cedo e nós marcamos alguns alvos desafiadores para o projeto, combinado com um plano robusto para garantir que o passo de desenvolvimento continue durante toda a temporada 2011", explicou Ross Brawn, chefe da equipe.

As fotos:




Bom, desse já sabíamos um pouco. Sobre os pilotos temos os discursos:

Schumi mostra ansiedade e fala em vitória com W02 (Fonte: Tazio)

Um ano de adaptação em seu retorno parece ter sido o suficiente para fazer Michael Schumacher voltar aos velhos tempos.
O alemão mostrou uma empolgação de novato na apresentação do modelo W02 nesta terça-feira e, aos 42 anos, admite que a ansiedade o incomodou bastante no período de férias de F-1.
"Finalmente, a espera acabou e as coisas começaram. Para nós, pilotos, o intervalo anual é difícil de encarar, pois o intervalo entre a última corrida e a próxima parece nunca acabar", comentou Schumi.
"Mesmo se estivesse envolvido e me atualizasse por too o inverno sobre os desenvolvimentos do carro, ainda é difícil de ver o novo carro literalmente na sua frente", continuou o piloto, que fala em vitórias neste ano.
"Estou muito animado para esta nova temporada. Temos dito por diversas vezes mas, de novo, estamos realmente construíndo algo muito grande juntos. Estou muito confiante em que estaremos no pódio mais regularmente; de preferência no meio dele."

Ah, então... Era só o Alonso que estava viajando quando disse que Schumi poderia estar na briga em 2011?
O alemão já disse que ele foi realista então... Que Schumi venha então para incrementar a briga.
Mas não podemos esquecer de seu companheiro:

"Me senti em casa imediatamente", afirma Rosberg (Fonte: Tazio)

Nico Rosberg foi o responsável por estrear o novo carro da Mercedes na manhã desta terça-feira no Circuito Ricardo Tormo, em Valência.
Apesar de ter tido um problema hidráulico que o impediu de completar mais de nove voltas, o alemão afirmou que se adaptou rapidamente ao modelo W02 e elogiou o progresso da equipe dentro e fora da pista.
"A parte boa é que me senti em casa imediatamente. Não me senti em um carro diferente. Isso é importante."
"Acho que é um carro melhor no geral. A empresa se tornou mais forte, se reorganizou de diversas maneiras: colocou pessoas em diferentes posições, melhorou a comunicação entre o carro e o grupo de engenharia. Todo o carro é um grande passo à frente para nós. E tudo isso começa com a maneira como a empresa trabalha. E está trabalhando muito melhor."
O piloto de 25 anos elogiou a asa móvel, uma das principais novidades da temporada, mas admitiu que pilotos e equipes ainda precisarão aprender a lidar com ela para evitar riscos.
"Eu testei a asa móvel e isso é algo que nós teremos que nos acostumar, pois você aperta o botão e sente que está mais leve e quando você desativa antes da freada pensa: 'nossa, e se essa coisa não voltar à sua posição! ' Você vai sair longe. Tem que se acostumar até confiar."
"A ideia por trás disso é boa, pois definitivamente vai tornar as ultrapassagens mais fáceis, e no final ninguém vai perguntar por que está mais fácil se as corridas estiverem mais excitantes e mais espetaculares. Mas sim, não é preocupação zero. Com certeza tem algumas coisas que precisamos pensar. Precisamos julgar se te distrai muito em uma situação de corrida."
Perguntado sobre sua disputa interna com Michael Schumacher, Rosberg afirmou que ganhou respeito após ter conseguido vencer o seu parceiro na última temporada e que espera uma briga acirrada em 2011.
"O fato de eu ter vencido o meu companheiro de equipe no ano passado funcionou para mim em termos de percepção das outras pessoas. Vai ser difícil este ano, mas espero que eu o bata de novo."
"Quem disse que não era o antigo Michael? Michael está pilotando uma Flecha de Prata e a combinação destes dois sempre é respeitável. Ele teve uma temporada difícil ano passado, mas ele está voltando ao caminho e será difícil vencê-lo."

2010 foi relativamente fácil para Rosberg e fez com que ganhasse confiança, tanto é que o mesmo foi para pista hoje, testando o novo carro:


Sem surpresas a Toro Rosso também apresentou o carro para 2011:

Toro Rosso apresenta o "caseiro" STR6 em Valência (Fonte: Tazio)

Instantes após a Red Bull exibir o modelo RB7, a equipe-irmã, Toro Rosso, apresentou seu novo carro para a temporada 2011, o STR6.
Com exatamente as mesmas cores dos últimos anos e a dupla de pilotos que também está próxima de completar dois anos juntos (Jaime Alguersuari e Sebastien Buemi), a Toro Rosso espera melhorar a nona posição obtida no ano passado.
Para isso, a equipe construiu um carro totalmente "caseiro", sem nenhuma influência do Centro de Tecnologia da Red Bull (Red Bull Technologies), que construiu os carros até o ano passado. A principal novidade é o bico, bastante elevado em relação ao do ano passado.
Junto com o STR6, o time italiano (que foi construído em cima da base deixada pela Minardi) anunciou a presença do campeão da F-3 inglesa de 2009, Daniel Ricciardo, nos treinos livres da sexta-feira.



Sem novidades aparentes, segue a tendência dos bicos altos e pronto. Dos pilotos constam a mesma dupla do ano passado. Alguersuari aponta o ano de 2011 como chave para carreira: "Eu acho que é, definitivamente, uma época chave para mim este ano", disse Alguersuari.  "Toda temporada é importante e esta será ainda mais para mim, porque é meu segundo ano completo na Fórmula 1 e porque é o segundo ano que a Toro Rosso constrói seu próprio carro, por isso será decisivo para o futuro da Toro Rosso e para o meu futuro, porque é evidente que precisamos atingir nossos concorrentes que são Williams, Force India e Sauber”, completou. (Fonte: Amigos da Velocidade)


Seguindo com as apresentações do dia, a Williams:


Sem patrocínios, Williams mostra FW33 agressivo (Fonte: Tazio)

A Williams levou para a pista nesta terça-feira em Valência uma versão interina do modelo FW33, carro de Rubens Barrichello e Pastor Maldonado na temporada 2011.
Pintado na cor azul marinha, o carro impressiona, primeiro, pela falta de patrocinadores: apenas cinco (PDVSA, AT&T, Oris, Trandstad, Thomson Reuters) _para ocupar espaço, a equipe estampou o número dos pilotos nas laterais.
Na parte do design, o nariz alto é a novidade, com a tampa de motor e as laterais esculpidas e repletas de detalhes. O carro foi para a pista pela primeira vez nesta manhã, com Barrichello. Maldonado, por sua vez, assume o volante a partir de amanhã.






O carro tem um azul bonito. O que chama a atenção, porém, é que, ao contrário dos demais carros já lançados e até do modelo do time no ano passado, o bico termina antes do limite da asa dianteira, ficando mais curto. A entrada de ar que fica acima da cabeça do piloto também teve o seu design modificado em comparação ao FW32.
Frank Williams, por sua vez, reiterou o desejo do time de voltar a brigar entre os ponteiros em 2011. “Nossa ambição é voltar ao topo do grid. Sabemos que não será fácil, mas esperamos que este carro nos leve para mais perto ainda dos líderes do que estávamos em 2010.” (Fonte: Grande Prêmio)
Rubens Barrichello foi quem guiou o carro pela pista de Valência.

Falando desses testes coletivos, Alonso foi o melhor da manhã do pelotão com carros novos. Nico Hulkenberg corre pela Force India com carro do ano passado assim como Gary Paffett pela McLaren, Jerome D'Ambrosio pela Virgin e Narain Karthikeyan pela Hispania, todos com carros de 2010.
Sebastian Vettel fechou o primeiro dia de testes pré temporada como mais rápido. As informações dos tempos do primeiro dia são:

1º) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min13s769
2º) Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - 1min13s938
3º) Gary Paffett (ING/McLaren) - 1min14s292
4º) Paul di Resta (ING/Force India) - 1min14s461
5º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min14s553
6º) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min15s621
7º) Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin) - 1min16s003
8º) Vitaly Petrov (RUS/Renault Lotus) - 1min16s351
9º) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min16s450
10º) Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min16s450
11º) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min17s214
12º) Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min17s335
13º) Narain Karthikeyan (IND/Hispania) - 1min18s020
 
Bom por enquanto é isso. Comentários a vontade, por favor.
Amanhã eu volto, se eu sobreviver a chuva que está prestes a cair aqui hoje.
Abraços afáveis!

Comentários

Fernando Kesnault disse…
Manu....mudando o assunto em 720º graus...esta foto sua tá uma graça....será que tô apaixonado???? hehhehe....
Manu disse…
Obrigada Fernando. A foto é legal o suficiente para eu esquecer que sou eu ali. Muitas vezes olho e pergunto: quem é? Ah sou eu.
De qq forma, fotos não condizem muito com a realidade. Não no meu caso.

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