Cliff Burton

Hoje, dia 10 de fevereiro, Cliff Burton estaria completando 49 anos se estivesse vivo.
Clifford Lee Burton foi um grande baixista que deixou sua marca ao fazer parte do Metallica em 1982, gravando inclusive o disco de estréia o que na época seria um dos grandes álbum de Thrash Metal, Kill 'em All.



Cliff, por uma infelicidade do destino, faleceu em 27 de setembro de 1986, durante a turnê Damage Inc., que prmovia o terceiro álbum de estúdio do Metallica, Master Of Puppets. Membros da banda sempre disputavam em jogos de cartas quem ficaria com a cama mais confortável do ônibus. Naquele dia, Cliff ganhou nas cartas com um ás de espadas. Enquanto dormiam, e segundo o motorista,  o ônibus da banda derrapou no gelo acumulado na pista e capotou na grama numa região da Suécia. Cliff, no beliche de cima, foi jogado para fora do ônibus, que ao capotar caiu em cima dele, matando-o.




Ao meu ver, sua morte foi ruim, obviamente, à cena metal em geral, e à música pois foi uma grande perda. Também não foi positivo em relação ao Metallica, que tinha nele parte de sua fonte criativa e fez com que as divergências com Jason Newsted - seu sucessor - fossem atitudes infantis praticadas pelos demais membros da banda. Jason é um fã e discípulo talentoso de Cliff, muito embora seu reconhecimento nunca foi muito próximo ao de Cliff, porém eu acho que os dois são igualmente um dos melhores baixistas que se têm notícia. Fora isso, Cliff era um excelente músico, o que mais entendia de harmonias e notas no Metallica e obviamente foi o cara que estruturou o que o Metallica se tornou após a sua entrada na banda.

Ao Cliff, podemos nos sentir felizes por saber que o pouco dos registros de seu talento, são de cair o queixo. Talvez naquele dia 26 de setembro de 1986, Deus o chamou para pegar umas aulas.
De fato, esse ano Metallica completa 30 anos de carreira e a morte de Cliff completará 25, em setembro.
Deixo com vcs 4 grandes músicas do Metallica: a primeira o grande solo de Cliff "(Anesthesia) - Pulling Teeth", "Orion" que tem um solo de baixo composto inteiramente por Cliff (e música da qual ele nunca tocou ao vivo), "The Call of Ktulu" e "The Thing That Should Not Be", também composições suas.





Adoro todas, mas a última é uma das minhas favoritas.
Rest in Peace, Cliff! And thank you for all, of course! 

Abraços afáveis! 

Comentários

Ron Groo disse…
Gosto do Cliff, mas penso que se ele estivesse vivo o Metallica não teria conquistado o mainstream como conquistou.
Manu disse…
É talvez, Groo. A gente nunca vai saber.

Abs!
Rart og Grotesk disse…
pena que ele morreu né? ele faleceu justo no ano que nasci!
Valeu pela visita! Bom fim de semana!
Hades (Αδης) disse…
Oi Manu, boa tarde. Ante de comentar sobre seu blog agradeço a sua visita. Espero que tenha contribuído para seu estudo de História. Nunca li o Tolkien, mas pelo que percebi ele tenha se inspirado na mitologia nórdica. Com relação ao post a morte do Cliff foi difícil para o Metallica, mas como verdadeiros thrashers se reergeram e seguiram em frente. Muitos apenas citam o Metallica como criadores do Thrash, mas toda a cena da Bay Area contribui, e muito, para o crescimento e ascensão do estilo, vide bandas como Testament, Vio-lence, Hirax, Defiance, Death Angel, Heathen e tantas outras. Bom fim de semana, adorei seu blog.
Laura disse…
Oi Manu!
Obrigada por visitar meu blog e segui-lo!
Adorei seu blog...bela mistura música e carros hehe.
Apesar de não entender nada de carros achei super interessante o seu blog. Mas seu gosto musical é ótimo.
Já estou seguindo!


Ah e antes que eu me esqueça Cliff Burton era uma gracinha *-*

Beijão!
Laura disse…
Oi Manu!
Obrigada por visitar meu blog e segui-lo!
Adorei seu blog...bela mistura música e carros hehe.
Apesar de não entender nada de carros achei super interessante o seu blog. Mas seu gosto musical é ótimo.
Já estou seguindo!


Ah e antes que eu me esqueça Cliff Burton era uma gracinha *-*

Beijão!
DRYELE disse…
olá axei seu blog muito legal
realmente foi uma grande perda para o rock
:)
bom fds
ja estou seguindo
beijooo


andryelle.blogspot.com
Manu disse…
Oi Hades! Fico feliz que há blogs como o seu! Pequenos resumos vão me dando algumas idéias. Acho que deveria ler Tolkien. Se gosta de mitologia, O Silmarillion é um livro ótimo, onde ele escreve sobre a mitologia que criou para a Terra-Média.

E claro, Thrash deve muito a Bay Area, já tinha planejado um post específico sobre a cena, em breve o farei. ^^

Laura, obrigada pelo elogio ao blog. Tento fazer a mistura das duas coisas que gosto, quase sempre dá certo! ^^

Dryelle, seguirei seu blog tbm!

Pessoal, obrigadão pela visita, sintam-se a vontade!
Bom fim de semana a todos! ^^

Abraços!
Hades (Αδης) disse…
Vou aguardar seu post sobre a Bay Area. Mais uma vez agradeço pelos elogios ao meu blog. Assim que tiver um tempo em minhas leituras vou ler Tolkien. Boa semana.

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!