Kimi na Ferrari: meus comentários

Já coloquei no título "meus comentários" para deixar claro que o que eu penso não é verdade absoluta.
Eu já fui mais shakesperiana, ou seja, mais dramática com relação às coisas. Fui à dois anos atrás. Não achava muito divertido a volta de Kimi para a F1. Mudei de ideia e pela primeira vez, mesmo com uma decisão nada agradável, não consigo deixar de ficar tranquila. Mas há medos e incômodos, é óbvio.
Por motivos pessoais, vou listar esses tais medos e incômodos da melhor maneira possível.

Brincar com o fato de Kimi "gostar" de uma bebida alcoólica, não tem mais graça. Principalmente quando a gente entra em contato com finlandeses (ou russos - como é o meu caso) e descobre que isso não é muito bem aceito por eles mesmos. Absolutamente é muito século XIX rotular povos como preguiçosos, bêbados, burros, ou qualquer outro adjetivo baixo.
Considero os "bêbados" de forma diferente. Temos dia e noite propaganda de cerveja na tv, acidentes de carros por excesso de álcool, show de sertanejo como festa rave só para poder beber umas com os amigos e comemorações no facebook quando chega sexta feira pois é chance de beber o fim de semana todo. Desculpem, mas não acho isso muito normal. 
Mas quer fazer a brincadeira; é só seguir adiante. Cada um cada um, só não acho que cabe nessas horas que é necessário ter um pouco de seriedade.

Dizer também que o "dinheiro fala" é um lance bem cômico. Para quem o tal não resolve metade dos problemas? Complicado seria receber dinheiro em troca de ações escusas. Caso contrário, tem muito dinheiro envolvido na jogada? Então pare de assistir a F1, porque aquilo ali é castelo de grana. E muita grana.

Segundo ponto é aos fãs do Massa. Agora não tem mais aquela de Kimi foi superado pelo seu ídolo em 2008/2009, não é mesmo? Perdeu o emprego, justo para ele. Pois é, o mundo dá voltas. Vão dizer agora que é injustiça. Pois é, quando a flecha mira o seu alvo, todo mundo desespera igual. 
Agora também choramingam vaga na Lotus. Pois espero que Boullier contrate Hulkenberg, como ele já mostrou interesse. A vaga na Sauber será engraçada em vista do passado de Massa por aquelas bandas.
Mas fato é, não precisam desse drama todo. Ele estava todo tranquilinho quanto a sua vida futura na F1, tem vaga em algum lugar em alguma equipe ano que vem, caso contrário ele não estaria tão mais sereno.
Dentro disso, peço hoje mesmo muito maracujá para fazer suco. Aqueles que fazem teoria da conspiração para não sobrecarregar as costas de Massa pelo seus problemas ou pelo sumiço momentâneo do talento (¬¬'), vão descer a lenha na dupla da Ferrari. Serão os demônios na Terra. Tudo pelo controle de microfone e os detentores do objeto: Galvão, Reginaldo e Burti. (Excluo Rubinho, que saiu recentemente da F1 e sabe que falar de quem ele não conhece não o leva à nada - por enquanto).

Terceiro ponto é a bizarrice do momento: há os torcedores do surto do Alonso. Eu pergunto pra quê?!
Também uns que dizem com certeza que ele não aguentará a pressão, e eu digo, será?!
O retorno de Kimi não é ação estúpida, não pelo companheiro. De novo: o problema não é Alonso. Sinceramente Alonso não é mostrengo como pintam por aí. Opinião é opinião e graças a Deus cada um tem a sua.Mas novamente, não acho Alonso esse ser estranho. Mas não afirmo, porque eu não o conheço. Mas não sinto isso. Na boa, todo o comentários sobre a vida dele é mídia, e eu não confio nela, confio no meu calo do dedão do pé latejando e que responde muito mais que essa mídia detentora de uma verdade que não sei qual é.
Sou historiadora e a coisa mais difícil e lidar é com a verdade dos fatos. Jornalista acha que só porque fulano disse que beltrano fez, é verdade pronta e acabada. 
De novo: será?

Enfim, Alonso não voltará a ser o Alonso de 2007 na McLaren. Porque? Ora, porque é fácil trabalhar duro e os outros ganharem os elogios. Não vi nada de errado nas atitudes dele naquela equipe. Acho que foram até muito meigas. Eu teria agido como Michael Douglas em "Um dia de fúria".
Alonso não vai surtar. Sim, ele sabe que vai rolar mais pressão. Ele não é burro, sabe que Räikkönen não é o Massa. O que eu temo é o excesso de talento na equipe. A Ferrari é pequena para isso. Se ela em 3 anos não deu à um (ao Alonso) o que ele precisava, será que consegue dividir entre dois? 
Outra coisa que deve-se temer é se Kimi virar o segundão de luxo, fazendo tudo que um bom piloto faz para Alonso. Quem lembrará do segundo?
Ou mesmo que seja o contrário, Kimi sendo escoltado por Alonso. O que é isso, afinal?!!

Não temo brigas; Kimi não se rebaixa e trabalha. Alonso trabalha muito e vai respeitar o companheiro. Vai ter farpas? Não tenho dúvidas, porque ambos são profissionais que querem vencer e sabem do que são capazes. Mas se não for injusto, eles vão se acertar.
A competitividade vai ser incrível, muito incrível. Tenho certeza disso, baseando pelo que sinto de cada um deles.
O problema total é a casa. A Ferrari é muito orgulhosa e acha que isso basta. Eles querem dois grandes, mas não sabem que o trabalho é dobrado (eu diria quadruplo). Eles querem superar Newey, mas não sabem trabalhar no carro. Ela não vai delimitar as coisas para um e para outro, ela vai dizer um básico "se virem".
Nesse "se virem", podem até oscilar, um ganhando, outro perdendo e depois a ordem mudando... No fim, é Vettel penta e ninguém está satisfeito, só a RBR.

O que a Ferrari prometeu ao Kimi, seja bom carro, seja exclusividade, vai prejudicar Alonso. Se ofereceu liberdade, ele devendo ajudar o companheiro, vai prejudicar ele mesmo. Com um saindo em desvantagem o resultado é adeus solução de problemas e a multiplicação destes. 

Adeus também damos às piadinhas da Lotus, que tinha em Kimi um foco para brincar, que alegrava muitos dos fãs. Mas com alguns problemas técnicos e algumas escapadas e erros, ficou difícil segurar o cara. Fora os problemas financeiros a instabilidade da estrutura como equipe. Hoje publicaram uma foto de um casal de coelhos que muitos acharam engraçado. Eu não. Eles dizem que dói, mas eu interpretei outras coisas nada boas: coelho é rápido. Conseguiu o que queria e caiu fora. Interpretei também um aviso: agora é a Ferrari que vai fazer isso com Kimi. As duas interpretações foram muito chatas, Lotus. Uma parece um despeito, a segunda um aviso meio cruel (apesar de possível).

As declarações dos dois pilotos (Kimi e Alonso) soaram díspares. A de Kimi soou fake, com adjetivos grandiosos que eu não enxergo ele dizendo. Até isso, a Ferrari pode já ter começado a inventar... O elogio ao futuro companheiro é a única coisa que parece mesmo ser de Kimi. O resto, montagem da Ferrari.
A declaração de Alonso foi muito pomposa à Massa e muito normal ao Kimi. Propõe trabalho juntos, o que é o que se espera de ambos, mas não diz nada do tipo: grande piloto como é atribuída à declaração de Kimi. Isso mostra que ao que Alonso diz, não se alterou.

No mais, cabe brincadeiras pessoais. Sim, Kimi pisou na bola com esse aceito de proposta de retorno àquela equipe que detonou sua reputação. Se ele sabe o que está fazendo eu não tenho dúvidas. Resta esperar mesmo que a decisão tenha sido certa. A impressão que se tem é que a Ferrari quer um cara melhor que o Massa mesmo, em vista da fria declaração de contratação no site oficial. O Kimi não liga, mas a gente, percebe. Eles querem que ele resolva o problema enquanto eles ficam sentados olhando o desenrolar das coisas. Quando o fogo pegar, eles começam a chuva de acusações.

Ao que parece os tifosi cantam:


Mas pode muito ser bem ao contrário:



Como vamos saber? Todas as possibilidades podem e devem ser levadas em conta.

Em todo caso, se cabe uma brincadeira, aqui vai.  Minha reação sobre a confirmação de Kimi na Ferrari foi bem igual a essa:


Foi um susto, porque a tranquilidade que eu sentia era interpretada como "ficar na Lotus, ou ir para WRC" (juro, teria sido muito legal essa decisão). Porém, eu ainda estou relativamente tranquila em relação a essa situação. Não faria essa escolha se tivesse no lugar dele, isso é fato, mas ele deve ter razões boas ou grandes para isso e se quer voltar para onde aparentemente foi tudo meio desastroso, é ele quem sabe. Não altero minha admiração e torcida embora julgo a atitude desmedida, precipitada e sem noção sob meu ponto de vista. Não acho que rolará facadas nos bastidores entre ele e Alonso. Vamos aguardar e acompanhar tudo... não adianta muito ficar especulando muito. O que nos resta é aproveitar essas últimas corridas de Lotus (que acho que agora, será um fuzuê de decepções - como já tem sido) e torcer pra que ninguém saia realmente muito infeliz com a escolha, para 2014. 
Caso contrário, especulações ficam no "achismo" e nada será respondido até o decorrer do ano que vem. A não ser que arrumemos uma bola de cristal.

Comentários à disposição. Abraços afáveis!

Comentários

Jaime Boueri disse…
Nossa! Canhões virados pro Massa... rs
Manu disse…
Hehehe, é coitado. Peguei pesado. Mas enfim...

Abs!
Ron Groo disse…
Eu estou louquinho pra ver um "faster than you" pra qualquer um dos lados.
A coisa vai ferver.

Em tempo: At last é uma das músicas mais lindas do mundo.
Manu disse…
De fato vai ferver!!! Ou congelar hehehe...

At Last é mesmo uma bela música Groo!

Abs!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!