A volta e o plágio

Olá a todos!
Nesta segundona pesada ainda não posso dizer que estou 100% para começar a semana. Infelizmente, não estou nem 10%, mas tenho uma série de obrigações que teimam em serem finalizadas pelo menos até sext-feira ao meio dia. As que pressupõe horas marcadas são "simples": tenho prova e início de meus estágios de observação em uma escola, mais uma pequena reunião com a orientadora. As passíveis de troca de horários ainda assim podem durar depois de sexta.

Minha viagem foi cansativa. Minha irmã mais velha teimou em ir. Com a companhia dela, descartemos a possibilidade de ir para Ouro Preto de avião. 9 horas de ônibus até BH. Chegamos às 7 da manhã depois de pequenos atrazos na estrada, no dia de Tiradentes. Só havia horário para Ouro Preto às 14 horas da tarde e então ficamos "jogadas" na Rodoviária até o horário de partida. Mais 3 horas até Ouro Preto... Era para ser 1:45min, mas o queridíssimo motorista do ônibus parou na estrada para deixar uma turma de mulheres mal educadas e seus pirralhos descerem para um lanche que demorou cerca de 25 minutos. Fora que a estrada já estava semi fechada pois a presidente Dilma estava na cidade no dia de Tiradentes e alguns carros do governo usaram a estrada, ou algo parecido... Cheguei em OP era mais de 5 da tarde. Um erro do motorista que estava cheio de gracinhas para as semi-senhoras que perturbaram durante toda a viagem. A falta de educação e o desconfiômetro não é coisa de caipira, pois as tais eram de BH...

Aproveitei bem a cidade, visitei a maioria do museus, tirei fotos e estive em belíssimas igrejas. Tive dores razoáveis nas pernas por causa das ladeiras, comi boas comidas e frequentei bons lugares. Se não fosse feriado, de fato não ficaria triste por deixar em casa os meus pais. Eles não tem paciência com ônibus e viagens. Envelheceram antes da hora. Teria sido mil vezes mais divertido com eles.

Antes de viajar, deixei um post com músicas do KISS. Agradeço quem visitou e se deu o trabalho nesses dias em que fiquei fora e apoiou o blog.
De forma ampla o blog é para ser diversificado, então vou escrever algo que tomariam como implicância e talvez preconceito, mas digo que respeito as opiniões que graças a Deus são diversificadas, e não corremos o risco de sermos chatos e previsíveis.
Em linhas gerais, axé, pagode, sertanejo e funk não são consideradas música para mim. Desculpe. Ouçam o que acham que devem ouvir, mas se limitem a isso. Hoje temos grandes inveções tais como mp3, mp4 e mp tal, iPods e celulares com espaço para música que todos tem o recurso do amado FONE DE OUVIDO. Essa é a melhor das inveções. A música só para si e mais ninguém.
Quantas vezes vizinhos, colegas de ônibus (como foi na viagem para Ouro Preto) colocaram músicas de gosto duvidoso em alto e bom som e me irritou? Todas as vezes.
Se eu tocasse um Heavy Metal pesadíssimo na suas orelhinhas, seria "desconjurada". Sinceramente, certas músicas populares como essas são mais obras demoníacas que muitos sons de metal que falam de diabo, inferno ou alguma variante dessas.
Opinião certo?
Antes da viagem, postei isso no facebook:

Acusação de plágio opõe banda de heavy metal e a grupo de axé music no Twitter (Fonte: Yahoo Notícias)

 Duas tribos musicais que normalmente habitam universos paralelos se encontraram nesta quarta-feira na praça pública do Twitter - e, como era de se imaginar, deu confusão. O grupo de heavy metal Angra, escalado para o Rock in Rio, acusou a banda de axé music Parangolé de ter plagiado o riff de uma música sua, "Nova Era", na canção "Asevixe". No começo da troca de mensagens pelo microblog, Kiko Loureiro, do Angra, ainda tentou relacionar o plágio aos novos hábitos digitais. "Podem até usar os riffs, mas façam música boa com eles", escreveu o músico, e completou: "Temos que nos conformar com a nova era do Creative Commons e tals. Eu concordo, mas só não queria que começasse pelo Parangolé..."
Léo Santana, cantor do grupo de axé - responsável pela disseminação da onda "Rebolation", hit em 2010 - inicialmente respondeu com uma frase impublicável. Os fãs do Angra reagiram criando o tópico #parangolixo. Em seguida, o cantor explicou que a música "Asevixe" foi apresentada ao Parangolé por um parceiro da banda. "Essa música tem quatro anos que tocamos", disse.
Se a denúncia de plágio for adiante, este argumento Léo Santana não poderá usar no tribunal: a "Nova era" do Angra é de 2001.

Parabéns sr. Léo Santana. Na hora em que li sua declaração achei uma defesa ridícula, não só pela data, mas porque é a grande desculpa de sempre.
A réplica vem do Jornal da Globo e do seu próprio produtor:


Léo Santana este é Kiko Loureiro. Não conhece? Ora, quem estuda o mínimo de música, conhece. Garanto que se tivesse passado por qualquer escola de música, teria ouvido falar. Pode não gostar. É livre para isso, mas não livre para "catar" riffs por aí só para tentar fazer sucesso.
Já era de se esperar, uma vez que "Rebolation" não tem nada de criativo. Um porre, daqueles que vc fica com dores de dor de cabeça durante uma semana.

Há coisas no mundo da música que precisam entender que são intocáveis. Gosto do Angra. É uma banda da qual fui à show inclusive. Pode não ser a melhor banda do mundo, mas tem notoriedade e deve-se respeito.
O bafafá rola, mais por polêmica, porque os axé maníacos vão defender o seu e os metalheads vão ter porque reclamar do país da produção de música ruim.
Há pessoas fazendo bobagens a rodo por aí. Até filhos de grandes ícones. Acabei de ver ess vídeo abaixo no blog das meninas do Octeto Racing Team (link original aqui):



Jason Bonham, filho do grande John Bonham. Uma excelente música do Led Zeppelin... Assim! Ok, uma propaganda de jogos de basquete, irrelevante, mas detonou a música. Rolou um sacrilégio, uma pequena destruição!
Volto a dizer: Há coisas no mundo da música que precisam entender que são intocáveis.
Nem todas. Algumas pessoas conseguem fazer boas versões, incríveis adaptações. E podem tentar fazer sendo excelentes músicos e fazerem bobagem também! "Shit happens"... Ou não?
O que acham dos exemplos e casos acima??

Por isso, a partir de hoje, se puder, farei alguns posts temáticos das versões bem sucedidas (ou não! xD) de algumas grandes músicas.
Espero que seja um bom quadro, como as listas, comentários da F1 e artigos de cinema (entre outros).

Tenham todos uma excelente semana. De volta a realidade! ^^

Abraços afáveis!

Comentários

Ron Groo disse…
Eu sou fã de basquete e já tinha visto este clipe no intervalo de um jogo dos Bulls, achei normal até. Tem coisa bem pior rolando por ai, creia.

Agora o Angra e o Parangolé se merecem. Deixa brigar...
Rart og Grotesk disse…
que legal que vc viajou!!!Espero que tenha curtido bastante.
Essa do grupo de axé ter copiado a música do Angra...as vezes acontece né? Pegar algo de um artista sem saber, mas eles bem que poderiam ter avisado mesmo antes de pegar!!!

um abraço!boa semana!
Manu disse…
É pensando bem, Nicole não estragou tanto a música, Groo. Mas o Parangolé sim, hahahahaha... Nesse caso defendo o Angra mesmo.

A viagem foi boa amiga! Cansativa, mas proveitosa. Vc falou algo importante: deviam ao menos ter avisado que usariam o riff.

Abraço pessoas! Obrigada pelos comentários.

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!