Lista: Bandas da Holanda por Nelson Souza

Hoje deixo a vcs uma lista que pedi ao meu amigo Nelson que produzisse.
A lista baseia-se nas bandas da Holanda que ele mais gosta. A idéia veio de uma troca de emails, quando depois de minha lista de vozes da Finlândia (ver aqui), Nelson comentou que a Holanda também tinha uma boa reputação em termos de banda, como o país escandinavo.
Nelson , além de comentar no blog, já participou outras vezes do blog. As postagens que levam sua participação podem ser conferidas aqui:

Entrevista I Love It Loud com Nelson Souza  (ver link aqui)
Halloween's Musics List (ver link aqui)

Bom, vamos ao post dedicado à lista do Nelson:


Bandas Holandesas (Por Nelson Souza)


Altamente inspirado nas diversas listas que a amiga Manu coloca no blog, um belo dia eu surgi com uma ideia bem criativa: fazer uma lista de bandas holandesas, já que há certa coincidência de eu gostar de algumas bandas do país. E, para a minha surpresa, ela acabou me incentivando a fazer a lista para que ela postasse em seu blog.
Claro, eu não tenho a menor intenção de que isso seja algo definitivo sobre música holandesa, até porque eu vou ficar restrito ao que eu gosto e conheço, que são apenas algumas bandas que fazem músicas legais aos meus ouvidos, nesse caso estão quase todas dentro de um estilo de metal dito sinfônico, quase invariavelmente com vocais femininos.
Bem, sem mais delongas, vamos ao que interessa.
Within Temptation
Foi a primeira banda holandesa de que me lembro ter escutado, é encabeçada pela bela vocalista Sharon den Adel e pelo guitarrista, Robert Westerholt, Sharon já tem três filhos de Robert, mas essa é a parte que não importa. A banda lançou seu primeiro CD em 1998 (Enter) e nessa época possuía um som gótico, com vocais guturais de Robert, no melhor estilo do confronto da voz doce feminina e da voz furiosa masculina, mas no segundo álbum (Mother Earth, 2000), houve uma grande mudança, a banda abandonou os vocais masculinos e incorporou uma grandiosidade orquestral em seu som (entrando no que se convenciona a chamar de metal sinfônico), o que resultou no melhor álbum deles em minha opinião. Em 2004, houve o lançamento do CD The Silent Force, que segue a tendência “sinfônica”, porém não consigo gostar desse álbum. Em 2007, a banda lançou o CD The Heart of Everything, que não abandona a temática sinfônica, mas começa a flertar com uma sonoridade mais rock and roll e menos metálica, mesmo assim me agradou. Para esse ano, a banda lançou o álbum The Unforgiving, um cd conceitual que se relaciona com a HQ de mesmo nome, escrita com o intuito de ser a base do novo CD da banda, ainda não coloquei as mãos nesse cd, então não posso falar nada sobre ele.
Bom, vou indicar duas músicas por banda, do Within Temptation, deixo um vídeo de Ice Queen, música do CD Mother Earth e de Our Solemn Hour, música do CD The Heart of Everything:






After Forever
Banda formada no final dos anos 90, tinha como destaque em seus primórdios o dueto entre os vocais guturais de Mark Jansen e o vocal soprano de Floor Jansen (apesar do sobrenome, não são parentes), sendo os dois também os principais compositores da banda junto ao guitarrista Sander Gommans. O primeiro disco foi lançado no ano 2000 (Prison of Desire) e apresenta um metal sinfônico com muito peso. O segundo disco, Decipher, segue a mesma linha do primeiro, com a adição de muitos coros e instrumentos como violino e violoncelo, sem abandonar o peso característico da banda, para mim, foi um dos melhores álbuns de sempre nesse estilo, sendo o último antes da saída de Mark Jansen, que saiu por divergências de ideias de desenvolvimento musical com o resto da banda. Após a saída de Mark, a banda recrutou o guitarrista Bas Maas, que também trouxe seus vocais limpos para a banda. Com a saída de Mark, a vocalista Floor Jansen se tornou a principal compositora da banda, que trabalhou num álbum conceitual que conta a história de uma família “moderna” e seus dilemas e problemas, a propósito, o álbum se chama Invisible Circles, é de 2004 e é um dos melhores álbuns que eu já ouvi. Em 2005, a banda lançou o cd Remagine, que traz um som bem diferente dos dois primeiros álbuns, mas sem perder o peso e o dueto vocal. Em 2007, foi a vez do cd homônimo ser lançado, seguindo a mesma linha do Remagine, o After Forever acabou por ser o último da banda, que acabou após um hiato de um ano quando Sander ficou doente e eles ficaram parados durante esse período. Quando Sander se recuperou da doença, eles decidiram acabar com a banda porque não havia mais energia para continuar com o After Forever.
Minhas indicações serão uma música da fase Mark Jansen, My Pledge of Allegiance #1, e outra do Invisible Circles, Sins of Idealism:






Epica
Após Mark Jansen sair do After Forever, ele procurou montar sua banda para continuar com a sua proposta musical, para isso, recrutou sua namorada na época, a bela Simone Simons, para ser a vocalista da banda e os dois se tornariam os principais compositores da nova banda, nomeada para homenagear o Kamelot, que possui um álbum chamado Epica. O Epica abusa de ter várias músicas distribuídas em CDs que versam sobre o mesmo conceito (as sequências The Embrace That Smothers e A New Age Dawns são bons exemplos) e usa também até os dias de hoje o conflito entre a voz gutural masculina e a voz doce feminina, tudo isso regado a muito peso e orquestrações. O som em si mudou pouco com o passar dos anos, as ideias passadas através dos CDs que se alteram com o tempo aqui, indo desde a cultura maia (Consign to Oblivion, 2005) até um conceito de que tudo no universo está ligado de alguma forma (Design Your Universe, 2009), contendo letras sobre religiões, ataques terroristas, fundamentalismo islâmico (The Phantom Agony, 2003 e The Divine Conspiracy, 2007).
Aqui vamos da minha música favorita deles, Consign to Oblivion, e uma do primeiro álbum, Cry for the Moon:
Delain
Inicialmente, o Delain era apenas um projeto do tecladista Martijn Westerholt (irmão de Robert, do Within Temptation), que era membro do Within Temptation, mas o deixou devido a uma doença, e da vocalista Charlotte Wessels. Tanto era um projeto que o primeiro cd, Lucidity, 2006, conta com diversas participações, como as de Marco Hietala (Nightwish, Tarot), Sharon den Adel (Within Temptation) e Liv Kristine (Leaves’ Eyes), entre muitas outras. O cd fez tanto sucesso que Martijn decidiu transformar o projeto em uma banda, que lançou o segundo cd em 2009 (April Rain), que ainda assim conta com a participação de Hietala em duas faixas. O som é um metal sinfônico sem tanto peso quanto bandas como After Forever e Epica.
Do Delain, vou deixar uma música de cada álbum, The Gathering, do primeiro, e On the other Side, do segundo.





ReVamp
Após o final do After Forever, cada um de seus membros seguiu seu próprio caminho, um deles foi a banda ReVamp, criada por Floor Jansen, que corta quase totalmente a presença de vocais masculinos guturais e diminui a orquestração no som da nova banda, sendo um som mais direto do que era nos tempos de After Forever no primeiro e único álbum lançado (ReVamp, 2010).
Seguem Sweet Curse, que conta com uma participação de Russell Allen (Symphony X), e Head Up High.





HDK
O caminho trilhado por Sander Gommans após o fim do After Forever foi um projeto de death metal, tendo um som bem mais extremo do que o que ele fazia na sua ex-banda. O cd System Overload teve todas as letras escritas pela vocalista Amanda Sommerville, que também participa cantando no álbum, que também possui participações vocais de André Matos e Jos Severens.
Seguem Pedestal e Perfect.







Bem, finalizo por aqui, agradecendo o espaço aberto pela Manu e esperando que alguém goste de alguma coisa do que mostrei por aqui e que ninguém tenha se entediado com alguns dos textos que escrevi.
See ya!
Nelson
***
Eu é que agradeço Nelson, por ter tirado um tempinho para se dedicar a fazer a lista. Muito obrigada mesmo, sua lista ficou muito legal!
São todas boas bandas, um deleite para os fãs do estilo. Espero que apreciem.
Quem quizer se aventurar a postar algo semelhante por aqui, como o Nelson, basta me enviar um email pelo email do blog (que se encontra em contatos). Negociaremos um tema e será um prazer em postar!

Abraços afáveis e excelente fim de semana!

Comentários

Ron Groo disse…
E eu só conhecia o Focus... Nossa.
Neto182 disse…
Não tem alguma banda Holandesa que canta em holandês?

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!