Sobre a adaptação de "O Hobbit" aos cinemas

Primeiramente gostaria de agradecer os comentários no post anterior. Respondi a todos nos comentários. Mais dicas como aquela serão feitas em breve.
Segundo que peço desculpas pelo remoto sumiço. Tive problemas com o monitor do meu computador e domingo fiquei sem energia boa parte do dia por causa de um tranformador.

Passados o momento "avisos", cá estou para falar da adaptação para filme do livro "O Hobbit" de J. R. R. Tolkien.
Já falei alguma vez aqui, como fã do autor e de seus escritos, que a necessidade da adaptação era algo que me deixava muito feliz. Na época o diretor era Guilhermo Del Toro. Finalmente ele abandonou o projeto que foi assumido pelo Peter Jackson.
Eu digo finalmente não que afirmasse que o diretor é ruim. Tem experiância em fantasia. Mas a sua fantasia não teria o gosto épico e sim exótico, se formos olhar bem sua filmografia fantástica.
Para quem não conhece o cineasta, talvez alguns desses filmes possam exemplificar o que eu quero dizer com fantasia exótica e não épica: Hellboy I e II, O Labirinto do Fauno. Esse último me chamou muito atenção pelo título, mas ele não tem nada de bonito em sua fantasia. A fotografia e as maquiagens são espetaculares. Mas os personagens "fantásticos" causam estranheza, ao invés de fascinarem.
Isso é palpite meu. Eu gosto de fantasia fascinante. Gosto dos belos elfos descritos por Tolkien e até bem colocados pelo Peter Jackson na Trilogia do Senhor dos Anéis.
Meu sexto sentido - se é que tenho - Guilhermo me parecia fazer da adaptação de "O Hobbit" algo que beirasse essa estranheza.
Isso é uma fã dos livros falando e não uma fã de cinema. No caso, a Manu que curte cinema senta do lado quando fala isso.
Por isso digo que felizmente Peter Jackson retoma o comando. Pelas mãos dele, o mesmo clima que estou acostumada, terá no filme.

O filme não caberia romances, não caberia mulheres bonitas porque não as têm nesse livro que precede a história de O Senhor dos Anéis.
Antes, quando começaram a especulação sobre a adaptação, o filme seria apenas um. A parte de um dos personagens, Elrond, eu citei ser irrelevante para a adaptação cinematográfica, aqui no blog e algum leitor de Tolkien me criticou. EUnão sabia ainda que seria dividido em duas partes e assim caberia qualquer coisa no roteiro.

As recentes noticias deixam aqueles que leram o livro, com os cabelos em pé. Sorte que algumas justificativas são válidas.
O ator Elijah Wood foi recentemente divulgado como presença confirmada na adaptação retornando ao papel de Frodo. Para qualquer fã louco, isso é pedido de ataque cardíaco. Frodo não só não aparece no livro como nem era nascido quando a aventura de Bilbo se passa!
Mas não há muito o que se exaltar.
De acordo com o site Valinor.com.br: (link original aqui )

"Primeiro era boato, agora veio a confirmação: Elijah Wood, o Frodo da trilogia O Senhor dos Anéis, voltará a interpretar o personagem em O Hobbit de Peter Jackson, segundo o fansite The One Ring.net.
O personagem não aparece no livro de J.R.R. Tolkien, que se passa antes dos eventos de O Senhor dos Anéis, mas Peter Jackson pretende usar Frodo na abertura de O Hobbit para apresentar a história ao público.
Outros atores já confirmados no elenco são Ian McKellen (Gandalf), Martin Freeman (Bilbo Bolseiro), Cate Blanchett (Galadriel), Richard Armitage (Thorin Escudo-de-Carvalho), Graham McTravish (Dwalin), Peter Hambleton (Gloin), John Callen (Oin), Stephen Hunter (Bombur), Aidan Turner (Killi), Rob Kazinsky (Filli), Mark Hadlwow (Dori), Adam Brow (Ori) e James Nesbitt (Ori), Sylvester McCoy (Radagast, o Castanho), Ken Stott (Balin), Ryan Gage (Drogo Bolseiro), Jed Brophy (Nori), William Kircher (Bifur) e Mikael Persbrandt (Beorn).
O Hobbit terá duas partes, que o diretor Peter Jackson começa a filmar agora em fevereiro. O primeiro filme tem estreia prevista para dezembro de 2012 e o segundo em dezembro de 2013."

Frodo narrando, não é nada ruim. Aceitável, ok. Galadriel narra o prólogo na primeira parte de O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel - para introduzir o espectador ao contexto das partes posteriores. De fato, não fez mau algum.
Mais? Ok: Ian McKellen como Gandalf confere, Martin Freeman  como Bilbo Bolseiro, ok. Todos: Richard Armitage (Thorin Escudo-de-Carvalho), Graham McTravish (Dwalin), Peter Hambleton (Gloin), John Callen (Oin), Stephen Hunter (Bombur), Aidan Turner (Killi), Rob Kazinsky (Filli), Mark Hadlwow (Dori), Adam Brow (Ori) e James Nesbitt (Ori), Sylvester McCoy (Radagast, o Castanho), Ken Stott (Balin), Ryan Gage (Drogo Bolseiro), Jed Brophy (Nori), William Kircher (Bifur) e Mikael Persbrandt (Beorn)... Tudo ok.
Que raios são esses de Cate Blanchett no papel de Galadriel novamente?
Eu li o livro duas vezes, eu sei. Uma vez a muito tempo atrás e a segunda quando comprei o livro para minha modesta coleção. Mas não têm Galadriel lá. Ela existe, mas não aparece em O Hobbit...

Para ela não tem justificativa:

" Desde o início do processo de casting para O Hobbit, longa baseado na obra de J.R.R. Tolkien, muitos fãs já manifestaram a vontade de ver Cate Blanchett (O Curioso Caso de Benjamin Button) novamente no papel de Galadriel, senhora de Lothlórien. Pedido atendido, já que a New Line/Warner Bros acabou de confirmá-la no elenco, além de adicionar outros importantes nomes.
[...]

O diretor Peter Jackson (Senhor dos Anéis) se mostrou muito animado com a volta de Blanchett à Terra-Média.
“A Cate é uma das minhas atrizes com quem eu mais gosto de trabalhar e eu não poderia estar mais feliz de tê-la fazendo novamente este papel que ela já realizou brilhantemente nos outros filmes”, afirmou Jackson.
[...]" *

* Matéria original do site Valinor: link

Pior. Ainda cogitam o elfo Legolas, ou seja, o retorno de Orlando Bloom ao papel e o mesmo não consta no livro:

"Depois que a Warner/New Line anunciou o retorno de Cate Blanchett ao prequel de O Senhor dos Anéis, parece que os próximos anúncios darão conta dos outros atores que devem reprisar seus papéis em O Hobbit.
O Deadline afirma que o próximo ator a ser confirmado pode ser Orlando Bloom. Sim, reprisando seu papel de Legolas, o príncipe do Reino da Floresta, filho do Rei Élfico Thranduil, cujo intérprete ainda não foi anunciado. Segundo o site, Orlando está perto de fechar um acordo contratual. O Deadline também afirma que Ian McKellen (Gandalf), Andy Serkis (Gollum) e Hugo Weaving (Elrond) estão ainda negociando detalhes dos seus respectivos contratos.
Espera-se que Orlando Bloom e Cate Blanchett tenham participações pequenas e não influam nos acontecimentos diretos da história de O Hobbit." *

* Matéria original do site Valinor: link

"Entrevistado pela MTV americana sobre a possibilidade de participar da adaptação de O Hobbit, Orlando Bloom respondeu com tom de brincadeira: "Quem vai dirigir? O Peter Jackson?", dando a entender que tem preferência pelo diretor.  
 
O site deixa claro que tem noção de que Legolas não deveria aparecer no filme, mas lembra sobre o tempo que Bilbo passa na Floresta das Trevas, aprisionado por Thranduil – pai de Legolas. Para eles parece impossível que, considerando o sucesso da personagem Legolas nos filmes da trilogia O Senhor dos Anéis, não decidam aproveitá-la nesse momento no filme.
 
Sobre isso, Bloom diz que "Talvez criem uma subtrama para Legolas", mas acrescentou logo depois que "Acho cobrimos a história dele com 'O Senhor dos Anéis'". " *
 
* Matéria disponível no site Valinor em: link
 
É estranho, tramas inventadas, ainda mais em livros tão truncados como são os de Tolkien. Tramas inventadas merecem ser "inventadas" quando se tem lacunas ou não se tem tempo de filmagem disponísvel.
O filme já será dividido em 2 partes, o que dará para ser altamente fiel e denso ao que diz respeito ao livro. E o que é melhor: quem não leu, pode se sentir com vontade de ler. Coloque-se no lugar de uma pessoa que viu a trilogia e gostou de Legolas por exemplo. Depois ela lê o livro e acha chato porque Legolas não é o elfo radical de Peter Jackson. Ou seja a interpretação influencia, que dirá tramas inventadas.

Personagens muito precisos como Gollum, que está em O Hobbit e é peça chave para o que diz respeito ser o foco da Trilogia O Senhor dos Anéis.
Só ontem, Andy Serkis, o ator que deu voz e emprestou movimentos ao "motion capture" para a construção de Gollum, saiu a notícia de ter assinado contrato com Ian McKellen, eterno Gandalf:

"O Deadline Hollywood ouviu uma fonte que garante que Andy Serkis já assinou contrato para viver o monstruoso Gollum em O Hobbit, que começa a ser filmado em fevereiro na Nova Zelândia. Foi o Deadline que revelou que Elijah Wood poderia participar do prólogo, ainda que seu personagem em O Senhor dos Anéis, o hobbit Frodo, não apareça no livro de J.R.R. Tolkien que será adaptado em duas partes por Peter Jackson. Após a notícia ser veiculada, o contrato foi confirmado.
Já o Hollywood Reporter, no encalço da notícia sobre a volta de Andy Serkis à Terra-média, nos traz a informação que todos queriam ler: depois de tanto falatório, Ian McKellen também - e finalmente - assinou contrato para reviver Gandalf, o Cinzento em O Hobbit.
Agora, uma série de veteranos parece estar retornando ao maravilhoso mundo de O Senhor dos Anéis.
Cate Blanchett também já está confirmada como a elfa Galadriel e em breve outros retornos devem ser anunciados.  Também em negociação, Christopher Lee deve voltar a viver o mago Saruman, Orlando Bloom pode voltar ao papel do elfo Legolas e há ainda a possibilidade de Ian Holm retornar, como uma versão mais velha de Bilbo Bolseiro. Martin Freeman irá interpretar a versão jovem de Bilbo, o hobbit do título, nos dois filmes.
Em O Hobbit, Bilbo embarca numa jornada épica com Gandalf e 13 anões, liderados por seu rei, Thorin Escudo-de-Carvalho, para matar o dragão Smaug. É durante essa jornada que Bilbo acaba caindo no covil de Gollum e encontra o Anel do Poder.
Serkis está nesse momento refilmando cenas de “As Aventuras de Tintim: O Segredo do Unicórnio”, animação com captura de performances dirigida por Steven Spielberg.
As filmagens de O Hobbit terão início em 14 de fevereiro!" *

Matéria original no site Valinor: link

Muita coisa ainda pode acontecer porque negociam com Christopher Lee para reviver Saruman. Nem precisa dizer que não consta também no livro.
Os fãs, eu, passamos por tudo isso antes da Trilogia SdA ir para as telonas. Eu passo horas da minhas tarde vendo e revendo os filmes. Me dei por satisfeita, mesmo com algumas mudanças desnecessárias.
Mas de fato, ainda temo que em "O Hobbit" Peter exagere um pouco demais.
Como todos, vamos esperar que não.

Último comentário: dezembro de 2012 e 2013 para a estréia? Que tortura!

Abraços afáveis! 

Comentários

Nelson disse…
Eu não gosto de adaptações para o cinema de livros justamente por causa dessas... adaptações feitas, talvez eu seja alguém purista demais nesse sentido, então nunca vejo com entusiasmo esse tipo de obra, mesmo nesse caso, apesar de algumas coisas serem legais, principalmente se nos desligarmos dos detalhes do livro que é a base da obra (ou desconhecê-lo por completo ^.^, o que acontece comigo com frequência).

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!