Intolerância

Está aberta a temporada de intolerância. E pior: faz um bom tempo que está aberta!
Isso não é característica de uma sociedade pós-moderna, se é que esse termo existe. Mas agora, a intolerância está atenuada. cada dia que passa, e só piora.
"Pois nada é mau no início", já diria o Mestre Elrond, personagem de J.R.R. Tolkien numa das passagens de "O Senhor dos Anéis".

Eu guardei reportagens de ontem para hoje.

3 de janeiro de 2011:

Governo averiguará 'ameaças' a Dilma no Twitter (link aqui)

4 de janeiro de 2011:

Räikkönen pode fazer pausa na carreira devido à morte do pai (link aqui)

Fernando Alonso se irrita com paparazzi em Portugal (link aqui)

5 de janeiro de 2011:

Selena Gomez é ameaçada por fãs de Justin Bieber no Twitter (link aqui)

Mulher de Alonso é agredida nas férias em Portugal, diz jornal (link aqui)

Com esses enunciados eu continuo com aquela mania de achar que notícias não existem mais. Existem opiniões e enunciados carregados de cutucões e malícias.
Pode ser que estou com mania de perseguição. Mas enfim...


Que raios de rede de intrigas que se mostrou esse twitter. Temos a sugestiva liberdade de escrever o que estamos fazendo e pensando e algumas pessoas extrapolam. Falam coisas como seres donos da verdade, perdem a ética e falam como verdadeiros bêbados. E alguns ainda lêem. E o governo vai investigar. E pergunto: que tal se preocuparem com o que realmente interessa? Com isso, já tivemos a real amostra que não. Nem agora, nem em 4 anos.
Não pode comentar sobre o governo, sobre a soberana Dilma e me pergunto: Se tantas ameaças ocorreram, tanta gente reclama da tiazona lá... Como foi eleita?
Oras, e então aquela bobagem de democracia e liberdade de expressão foi para as cuncúias. Afinal, absolutamente nada que seja escrito em 140 caracteres é passível de interpretação. Capaz até que esse meu texto, que com certeza passará de 30 linhas, ainda não entenderão onde quero chegar. Que dirá 140 letrinhas, contando espaços e pontos. Ainda mais de pessoas que se dedicam realmente a escrever bobagens desse nível em uma rede.
É assim, com esse twitter mostramos ter preconceito com nordestinos, com os homossexuais, com os coloridos. E estamos errados claro. Até eu quando critico a mediocridade das músicas atuais e dos novos adolescentes. Mas eu sei a hora de parar. E sei que não sou uma psicopata a ponto de não gostar de alguém, desejar a morte dela e sair divulgando via blog, migro blog e etc.
E pelo mesmo twitter as pessoas continuam sempre enfiando o pé na jaca. A imprensa divulgou o namorico do ídolo teen Justin Bieber (quem?) com Selena Gomez (queeeeeeeeeeeem?). Não tardou para fãs bobas que não encaram a realidade que o garotinho só precisa dos gritinhos delas para fazer mais shows e para por aí e saem desejando a morte da fulaninha que eu não sei quem é só porque está com ele!!!
Não pensam que ao menos ele não é gay e gosta de mulher. E se fosse iria contra aos preceitos religiosos mas seria feliz. As fãs não, pois não teriam a menor chance. Mas daí teriam as músicas ainda que tanto amam certo? Ok então só isso não satisfaz? Porque gostar de alguém na adolescência cria tanto essa síndrome de posse que sequer faz vc averiguar que o carinha pode ser humano e ser feliz fazendo coisas normais que qualquer um faz?
Podiam tentar ser saudáveis e dizer que talvez ela não seja bonita mas pode fazê-lo feliz. Se é que isso importa.
Acho as músicas do carinha uma derrota, uma perda de tempo. Mas se gostam, tudo bem, que sejam fãs saudáveis. É possível gostar sem ser passional.

A imprensa não ajuda. Ultimamente planta intrigas aos montes. As perguntas são capiciosas. A reportagem do Kimi faz alarde onde não há.
Sim, seu pai faleceu precocemente na véspera do natal. E com isso, nada mais justo que buscar paz numa hora tão complexa como essa a ponto de não ficar negociando o que vai fazer da vida em 2011. Quem já perdeu alguém importante na família sabe o que digo.
Ele não disse que vai ficar o ano a toa e já existem notícias que dizem isso sem ao menos ele ter dito.
O cara sempre foi muito criticado e nem quando está longe dos holofotes largam do pé. E o pior: nem respeitam a dor que pode estar passando.
Estão dando a mínima, querem palpitar, querem vender.
E provocam ira. Ou essas duas notícias de Fernando Alonso nada mais são do que provocações?
Férias com a esposa? Pra quê se queremos fotos? Daí vc lê comentários sobre as reportagens de meros anônimos que falam sobre um Alonso prepotente. Eu o conheço. Eu janto todas as noites com ele.
Coloco-me no lugar dele. Tenho o ano todo mil jornalistas e fotógrafos nos meus pés. De férias, continuo com os mesmos nos meus calcanhares.

Paciência tem limite. As pessoas perderam a ética, o desconfiômetro, o filtro na hora de falar as coisas.
Se querem gostar de rock dos coloridos, tudo bem. Mas não sejam bobos, achando que só existe isso no mundo, apenas sejam vcs mesmos. Sejam autênticos, sejam inteligentes. Não há mau algum em gostar de certas coisas de gosto duvidoso. Muito do que parece bom, não é unânime. Nada é unânime.
Se querem comentar sobre ídolos teen, comentem, mas não desejem que eles sejam escravos dos bons costumes como se fossem robôs.
Se quer falar mau do governo, fale, estude, lute e tenha argumentos. Não faça disso um circo de horrores.
Quer vender notícias e novidades esportivas? Coloque-se no lugar das pessoas, veja os lados e se for muito desastroso, venda a notícia sem comentários pessoais.
Podemos brincar com as coisas, dizendo que em tom de brincadeira não queremos ofender. Podemos ser sinceros, pedir desculpas, reconhecer erros. Somos todos humanos, e para ser como somos temos mais defeitos que qualidades. Não existe nada perfeito sempre, que dirá nós. Acho que se tivermos um pouco de auteridade, vamos diminuir muito os desconfortos.

O que querem afinal, se plantam malícia? Colher lírios e tulipas?



Abraços afáveis!

Comentários

Ron Groo disse…
O lance da mulher do Alonso não é bem um caso de intolerância e sim de estrelismo.

A tal foi fotografada por uma senhora e ao perceber isto saiu no encalço da tia, que é moradora do lugar.
E pior, invadiu a residência da mulher para pegar a maquina.
A tia, que achou que aquilo já era demais deu uns tabefes na sra. Alonso e ainda avisou.
Se vier de novo, toma mais.
Manu disse…
Bom, não precisava ser fotografada né Groo?
Eu mesma não faço questão de fotos da coisinha Raquel aí. Não mesmo hehehehe...
Bom, de qq forma, tabefes poderiam ficar entre a tiazinha e ela. Portugueses e espanhóis do sangue quente... o.O

Abs!
Nelson disse…
Sobre as ameaças no twitter, eu acredito que as pessoas não sabem lidar com essa ferramenta, acham que aquilo é como um confessionário da mente, que tudo o que é falado ali não terá consequência alguma, eu acho que a pessoa pode ser o mais escrota que ela quiser, mas tem de saber lidar com as consequências de sair falando bobagem por aí... essa semana mesmo, um jogador da quarta divisão do futebol inglês soltou essa no twitter depois de um jogo ruim: "Obrigado aos fãs que me vaiaram. Olhem onde isso vai levar vocês. Espero que todos vocês morram". Ganhou uma demissão de presente.

Vou parafrasear o Ozzy: "Who the fuck is Justin Bieber?". Fãs adolescentes de ídolos pop (imagino que esse ser seja um) sempre são dessa maneira...

Sem comentários sobre o comportamento da imprensa em relação a Kimi... no ano passado mesmo foi divulgado que as negociações estavam congeladas, só isso. Para a imprensinha, foi o suficiente para esperar a primeira semana do ano e divulgar que ele iria parar de correr! Cadê a notícia de que o Robertson assegurou que Kimi não vai pendurar o capacete?

Sobre o Alonso, ok, ele tem o direito de querer paz e privacidade, mas não da forma como ele "pediu", ameaçando difamar a cidade portuguesa caso continuassem a tirar fotos. Chiliquento, apesar disso, entendo que os paparazzi passam mesmo do limite (e qual seria esse limite?). Entretando, eu não janto todas as noites com ele, mas acredito que essa não seja uma forma educada e humilde de agir. Eu realmente não me importo se o fulano vai passar férias com a esposa, com os pais, com o cachorro, na praia, na Sibéria, na Lua, um pouco do problema é que os paparazzi sabem que há público para essas coisas e ultrapassam certos limites, o que é deveras lamentável. Definitivamente eu não quero ser uma celebridade.

Às vezes eu penso que as coisas estão muito erradas nos dias atuais, muito preto ou branco, oito ou oitenta, nunca existe um meio termo, as pessoas não sabem conviver com opiniões diferentes das delas, sempre tentam impor a opinião delas às outras, como se aquele pensamento fosse o único a ser seguido e difundido... intolerância, de fato, o que torna o mundo uma coisa chata, ainda bem que exitem algumas coisas boas para compensar.

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!