Dois "Efes": Festa e Finlândia

Hoje, dia 7 de janeiro, o blog completa 3 anos.

Foi em 7 de janeiro de 2008 que fiz uma despretenciosa postagem e poderia jurar que naquele momento não chegaria a durar tanto tempo. Principalmente pelo formato inicial com textos meio paranóicos, quase pequenos diários, com muito (ou quase nada) de sentimentalismos. Acabei achando o meu eixo falando de F1, onde fiz grande amizades por aí.
Com off season da categoria fica sumariamente chato ficar sempre escrevendo coisas sobre o que a imprensa divulga, então decidi diversificar o blog, um pouco mais.
Em festa, me rendo a falar de música. 
O primeiro "efe" sendo a festa de comemoração de aniversário de um blog não tão famoso (hehehehehe), com músicas de um pessoal que talvez sejam incomuns para quem está lendo agora.
São dicas - e possivelmente novidades - para ouvirem. É esse o intuito. Falo muito das músicas de qualidade duvidosa, mas não falo do que ouço e do que acho legal, sempre. Pois então aqui vou com minhas dicas sobre um tema escolhido, para quem estiver a procura de novas coisas para ouvir, quem gosta de coisas novas, ou para fãs do pessoal que vou falar aqui... Enfim: espero que o post seja útil para alguma coisa.
Pois a minha dica é mostrar algumas das mais belas vozes da Finlândia. O segundo "efe" proposto para hoje.

 

As Vozes da Finlândia

Bom, já estou preparada para ler comentários de que a lista é machista. De início as minhas escolhas são homens, com uma única excessão. Eu prefiro os tímbres mais graves, então: sorry! É uma questão de gosto, assim como entendo que eu posso estar "esquecendo" alguém nessa lista. Aqueles que ouço frequentemente, estão aqui e tenho opções que pode agradar o maior número possível de pessoas por aí e aqueles que agradarão só os mais ecléticos ou mais mente aberta.
Chega de assunto, vamos às dicas:

- Alexi Laiho (vocalista e guitarrista do Children of Bodom) 


Nascido como Markku Uula Aleksi Laiho em Espoo, na Finlândia, em 8 de Abril de 1979. A construção da sua carreira musical chama mais atenção pelo seu talento com as cordas, mesmo assim ele também é um vocalista influente na cena metal. Desde novo, estudou por 5 anos violino clássico, para só depois iniciar-se no estudo da guitarra. É irrevogável que o seu talento mais supremo seja com a guitarra, mas vale ressaltar que ele cresceu e se desenvolveu para o mundo da música: se aprofundou no estudo de guitarra com 11 anos, estudou a finco música (inclusive piano) na escola chamada “Pop & Jazz Konservatorio” em Oulunkÿla. Foi praticamente autodidata na guitarra, usando como base, discos de hard rock e glam metal de sua irmã nos estudos. Foi, no conservatório, apresentado a diversos estilos, tais como jazz e bossanova. Seu interesse rondava entre Metallica e Guns ‘n Roses, que eram influência da época, além de bandas de black metal como o grupo norueguês Darkthrone. Também no final dos anos 80 se interessou por thrash metal a partir da banda Stone (excelente banda finlandesa, da qual também indico) de onde Roope Latvala, um dos guitarristas da banda, se tornaria seu mentor e mais tarde, também guitarrista do Children of Bodom.
Alexi toca em bandas como Sinergy e Kylähullut, já tendo tocado também nas bandas  Thy Serpent  e Impaled Nazarene.
Seu vocal é apurado, digno de respeito para os adeptos do estilo em que se enquadra a banda: death metal melódico e extreme power metal. Para aqueles que não gostam do estilo pode ser uma dica peculiar. Fica o vídeo para se ter uma idéia:

Música: Children of Bodom - Everytime I die Youtube

- Ville Hermanni Valo, ou penas Ville Valo nasceu em 22 de novembro de 1976 e é o frontman da banda HIM. 


Particularmente a banda não é das minhas mais favoritas, mas a voz de Ville é algo notável, e talvez boa o suficiente a ponto de ser insubstituível.
Ville participou e esteve de outras bandas antes de formar o HIM, tais como, B.L.O.O.D (1987-88), Eloveena Boys (1987-88), Kemoterapia (1989-99) and Daniel Lioneye.
Não há nada que possa definir me palavras como é a voz de Ville. Para isso é preciso ouví-lo. Portanto:


– Lauri Ylönen (vocalista do The Rasmus)


Lauri nasceu em Helsinque em 23 de abril de 1979. Além de vocalista do The Rasmus, também é o principal compositor. A banda talvez agrade os menos radicais. Estudou guitarra e piano e nessa época foi quando sua irmã lhe disse que tinha uma boa voz e deveria tentar cantar. Deixou os estudos e se dedicou à música. Lauri tem uma típica voz doce e agradável que é simplesmente ótima.


- Pekka Heino (vocalista do Brother Firetribe)
Vocalista da banda Brother Firetribe nasceu em 6 de janeiro (ontem!) de 1976 em Kerava. Conheci a banda já que é o projeto paralelo do guitarrista do Nightwish, Emppu. Antes ele era vocalista de uma banda de rock chamada Cashmir.
Sugiro aqui uma música com a atual vocalista do Nightwish (que não consta na lista pois ela é sueca) Anette Olzon:
Música: Brother Firetribe - Heart Full of Fire Youtube

- Juha-Pekka Leppäluoto nasceu em Raahe, no dia 15 de novembro de 1974. É  vocalista da banda Charon. 


Juha me chamou atenção quando ouvi a música “Little Angel” do Charon, onde mostra uma voz digamos... Bombástica. Em 2004 conheci a banda através do dvd End of Innocence do Nighwish.
Em meio as suas participações especiais, fora do Charon, JP já excursionou com a banda Amorphis, foi vocalista no 1º cd da banda Poisonblack, Escapexstacy, já cantou em uma música (Welcome to the cult) da banda Astray, em música da banda Inactive Messiah (música "Be My Drug") e cantou também no cd de músicas natalinas tocadas e cantadas por músicos do cenário heavy metal, Raskaampaa Joulua. Além disso, participou de um projeto chamado “Northern Kings” um grupo de covers (a maioria de sons dos anos 80) com uma tacada de de symphonic metal, composta por ele e mais três vocalistas: Jarkko Ahola (Teräsbetoni, ex-Dreamtale), Marco Hietala (Nightwish e Tarot), Tony Kakko (Sonata Arctica). O primeiro single, "We Don't Need Another Hero" (cantada por Tina Turner em 1985 no filme Mad Max Beyond Thunderdome), foi lançado em 2007. Em seguida saiu o álbum de estréia, Reborn. Em 2008 lançaram outro, com o mesmo formato, intitulado Rethroned.



- Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli, ou apenas Tarja Turunen, nasceu em Kitte em 17 de agosto de 1977. É a única mulher a dar as caras aqui. E dispensa muitas apresentações: ela é a ex-vocalista do Nightwish, banda da qual sou fã e que fez dela uma cantora conhecida. Apesar dos pesares, Tarja é uma soprano muito da talentosa. Com o Nightwish gravou cinco dos seis álbuns da banda, ainda um EP e um ao vivo. Sua biografia mostra uma riquesa de prêmios e projetos. Mesmo fora da banda que a revelou, segue mundo afora se sustentando com carreira solo (já em 2010 estreando seu segundo álbum solo) fazendo as coisas como queria “de seu jeito”.

Música: Tarja Turunen - I Feel Immortal Youtube

- Tony Kakko


O vocalista da banda Sonata Arctica nasceu em 16 de maio de 1975 em Kemi. As bandas Queen, Stratovarius, Children of Bodom e Nightwish são as suas maiores influências, para além de se inspirar também no inverno. Em 2001 foi convidado pela banda Nightwish para gravar a nova versão da música Astral Romance, que apareceu na EP Over the Hills and Far Away. Além disso, também fez backing vocals na música Over the Hills and Far Away e um dueto com a cantora Tarja Turunen em Beauty and the Beast, que aparece no DVD From Wishes to Eternity. Além disso é um dos vocalistas do projeto Northern Kings, falado acima. Tony é um vocalista sem muitas firulas:


– Ari Koivunen


Koivunen nasceu em 7 de junho de 1984, em Kouvola. Ele foi o vencedor do programa Idols (Ídolos) na edição do ano de 2007, na Finlândia, cantando clássicos do rock e do heavy metal. Me chamou atenção por acaso em algum site sobre música onde postaram o vídeo do mesmo cantando Perfect Strangers do Deep Purple. (link) Foi então paixão (no bom sentido, ok?) a primeira vista! Fiquei de queixo caído vendo o vídeo e mal pude esperar para que saísse o cd solo do garoto. Seu álbum de estréia foi Fuel For The Fire, foi lançado oficialmente em 30 de Maio de 2007. Em 11 de Junho de 2008, Ari Koivunen (a banda) lançou o álbum Becoming. No fim de 2008, a banda Amoral anunciou o convite feito a Ari Koivunen,  para cantar na banda como membro oficial.

Música: Ari Koivunen - Hear My Call Youtube

– Timo Kotipelto nasceu em 15 de março de 1969, em Lappajärvi na Finlândia. É o vocalista da banda de power metal Stratovarius e “solo” Kotipelto. As vozes que seguem a mesma linha do estilo de Kotipelto são muito legais e obviamente ele estaria na minha lista. 


Muito do que gosto de Stratovarius, Kotipelto é bem “culpado”... A tarefa difícil até agora foi escolher uma só música para expressar o quanto a voz dele é potente.



– Jarkko Ahola nasceu em 24 de agosto de 1977, em Toijala (atualmente chamada de Akaa), Finlândia e é baixista e vocalista da banda de heavy metal Teräsbetoni. Fez parte também de bandas como Dreamtale, Cosmic Spell, High Voltage, Critical Mess e Bulldozer. É um dos vocalistas do projeto Northern Kings e também do projeto Raskaampaa Joulua com outros conhecidos músicos finlandeses. Foi pelo Northern Kings que o conheci. Logo procurei sobre a banda Teräsbetoni e percebi que o meu estilo de vocal favorito mais músicas com letras em finlandês é algo simplesmente maravilhoso!


Muito metal? A Finlândia é um país de muito rock, mas há um bom pop por lá. Samu Haber (vocalista da banda Sunrise Avenue):

 

Saindo do mundo do metal eu escolho Samu Aleksi Haber. Samu nasceu em 2 de abril de 1976 em Helsinque, e é o vocalista da banda pop-rock praticamente desconhecida aqui no Brasil, chamada Sunrise Avenue. Também toca guitarra (já tocou numa banda chamada Absurdus, que era mais voltado ao heavy metal). Soube da banda através da Ludy do blog Octeto Racing team e achei o pop-rock deles muito divertido. 
Música: Sunrise Avenue - Fairy Tale Gone Bad Youtube

– Marko Saaresto nasceu em 5 de dezembro de 1970 e é o vocalista e também letrista da banda Poets Of The Fall. 


Foi também uma descoberta recente muito agradável, como Samu Haber. Marko pelo pouco que sei estudou canto clássico, inglês, é massagista, e sabe desenho gráfico. Tem vários hobbies entre yoga e acupuntura e sabe muito bem tocar guitarra e piano. Mas tudo isso soa como resumo para revista teen e o foco é que a voz do cara é espetacular:


O favorito hehehehehehe:


– Marco Tapani Hietala nasceu em 14 de janiero de 1966. Meu favorito sempre, hoje vocalista e baixista do Nightwish e sua antiga banda (que o revelou na cena do heavy metal) Tarot. Substituiu Sami Vänska no Nightwish em 2002 e a partir disso conheci Marco e sua bela voz. O álbum de estréia dele como segundo vocalista na minha banda favorita foi Century Child. Deixo aqui 2 das músicas que arrebentam com Marco no vocal. Uma do Nightwish, outra do Tarot:



Espero que as contribuições tenham sido interessantes para os ouvidos de vcs.
Comentários sobre, dicas extras? Os comentários estão aí para isso.
Como sempre finalizo, pelo terceiro ano seguido;
Abraços afáveis! ^^

Comentários

Ron Groo disse…
Primeiramente, claro, parabéns pelo aniversário do espaço. Que venham muitos anos mais...

Quanto aos comentários contrários, ignora... Gosto é gosto.
Eu não conhecia as bandas, menos ainda as músicas, mas são bem perto do que eu conheço e gosto de ouvir. Rock do bom, pesado e bem tocado.

Mas fiquei mesmo impressionado - e muito - foi com o HIM... Não, não. O som que eles fazem não é nada novo e nem é revolucionário. Mas... O que fizeram com a canção do bardo Chris Isaak foi notável.
A balada Wicked Game é emocionante no original. Mas os caras injetaram algo que ela não tinha: perigo, tensão.
Este é o original...

http://www.youtube.com/watch?v=RlAm9H8iHvg&feature=related
Manu disse…
Obrigada Groo!

Vc falou tudo a respeito do HIM. Como eu disse não é uma banda que gosto muito, mas ouço. Qd busquei saber sobre a banda ouvi as músicas e achei uma banda com um rock bem tocado e um vocal interessante. Apenas isso. Daí me deparei com a versão do Chris Issak, que eu achava uma bela canção. A versão do HIM tornou a música ainda melhor, se é que era possível. Por isso escolhi essa para representar até onde pode chegar o vocal do Ville, logo que não copiou em nada Issak.

Fico feliz que tenha causado algum impacto, pois o post tinha esse intuito.

Abs!
Unknown disse…
Hey Manu! How about Moonsorrow and Ensiferum? :) I don't know tho what is your blog writing specifically about. Hee.
Michelle disse…
amei sua postagem! Muitas bandas eu não conehcia. A falta de conhecimento me fazia imaginar que havia poucas bandas de lá. Cada dia que passa mais eu me interesso por esse país, não falando musicamente, claaaro!
Bjos!!!!!!!!!!!!!!!
Manu disse…
Hi Joni! I let you a message talking about these post on facebook, ok?
Thanks for the suggestions by the way! ^^ Kiitos!

E Mi, as coisas podem ser interessantes na Finlândia se pudermos nos aprofundar. ^^

=*
Fernando Kesnault disse…
Lindo Manu, ótima retrospectiva de tantas bandas e feliz ani....quanto à venerada Tarja Turunen adoro aquela musica solo "I walk alone" que simplesmente adoro e tem uma outra superfã que é minha princesinha que toda vez que saimos de carro só que ouvir esta musica e "sleeping sun"....por ora ta tendo bom gosto...heheh...
Nelson disse…
Parabéns pelo aniversário do blog! Que venham muitos anos pela frente.

A ideia do post foi muito boa, mas é uma lista muito machista! Just kidding, hehehe

Realmente a sua lista causou um bom impacto em mim, eu não tenho um conhecimento bom de música finlandesa, pelo menos não tão grande quanto eu desejo, talvez eu tivesse alguma capacidade para indicar vozes da Holanda (ou mesmo brasileiras), mas esse não é o assunto, um dia eu crio coragem para falar de música... de todas as suas indicações eu só conhecia de verdade o Tony Kakko (como fã de Sonata Arctica, fico feliz em vê-lo na lista, mas Shy não!! rs), a Tarja, o Kotipelto e o Marco Hietala.

Das coisas que eu não conhecia, achei interessantes o Children of Bodom, o HIM e o Brother Firetribe, claro que essa é uma opinião de quem viu uma vez só cada vídeo e eu, com certeza, não consigo formar opinião em música ouvindo uma vez só.

Sugestões? Eu gosto do Jonne Järvelä, do Korpiklaani. A Heidi Parviainen, do Amberian Dawn também me agrada, ficam essas duas.
Manu disse…
Fernando, I walk alone é uma excelente música da Tarja. Primeiro single de sua carreira solo. Notável! Essa música que escolhi é de seu novo álbum. Se vc gosta dela, vale a pena ouvir o cd completo.
Sobre Sleeping Sun é uma bela música comporta pelo grande mestre Tuomas, tecladista do Nightwish.
Sua filha já tem ótimo bom gosto. Tá aprovada! ^^


Nelson! Obrigada pelas sugestões! É mesmo... Korpiklaani! u.u Jonne era uma excelente dica! Bom, fica p/ um próximo post de dicas sob um tema como bandas da Finlândia. Quem sabe?
Bom, Amberian Dawn não me parece estranho, assim como a Heidi. Mas nesse caso, procurarei mais sobre.

Abs!
Anônimo disse…
sea4wt5tt5rrrrrr trty
Excelente aniversário
Mt fixe

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!