Fim de semana da F1: reta final, penúltima corrida

Reta final da F1 2014, no maior climão de fim de feira para esse fim de semana. Pensem: fim de feira já é geralmente bem ruim, sobra papel engordurado no chão já longe da banca do pastel, as hortaliças que sobraram ou estão murchas ou sapecadas (dependendo do clima), os bons legumes, idem. As frutas boas, gordas, firmes e carnudas, já foram compradas por alguma madame ou "madamo" (porque homem também é capaz de fazer feira) e a banca do queijo e dos doces caseiros já não tem mais as opções que fazem mais sucesso.
A maioria que chega no fim de feira depois de um tempo que se programou para isso, tem ainda vontade de pedir um guaraná gelado e um pastel de vento, só como alegria do dia. É tipo a gente: empolga pra caramba, porque a reta final, a penúltima corrida é no Brasil, em Interlagos - uma das melhores pistas da temporada. Mesmo quando chove, mesmo quando não tem ninguém que você torça, na liderança ou na disputa, você bebe o guaranazinho doce pra chuchu e soluça por causa do gás e do gelo, feliz da vida. 

Mas vá lá, há pontos negativos pra você recorrer logo à cara séria e desanimada para com a etapa.

Uma ► é a penúltima corrida. A festa mesmo rola na última, em Abu Dhabi, naquela pista bem mais ou menos. E pior: tende a finalizar lá. Apesar de muitos afirmarem que Hamilton está com a mão na taça, só peço que lembrem 2007 e 2008. No primeiro ano, ele fez caquinha por conta própria. No segundo, só foi campeão pois um tal de Timo Glock - que nada tinha com isso - acabou sendo prejudicado por uma chuvinha sacana nas voltas finais. Sem pneus, Hamilton triunfou do jeito bem xoxo. 
"Ah, mas ele vai vencer fácil dessa vez". Não tenho dúvidas. Não por achar ele bom o suficiente, nem por achar que ele amadureceu. Mais por confiar que a Mercedes tenha arquitetado tudo pra ele. E se ele vencer aqui, pasmem, ele ganha só 25 pontos. Que somado a diferença que ele tem para Rosberg hoje, dá 49 pontos de vantagem. Se Rosberg não terminar a corrida, ele ainda pode fazer das tripas coração para vencer Abu Dhabi e ganhar 50 pontos e rezar para Lewis chegar em 11º, pelo menos.
Até que se conclua, não dá para cantar vitória.
Torce quem pode, empolga quem quer.

Duas ► Quando se chega no Brasil o saquinho da paciência enche. Quando se fala de piloto de fora, se exibe as maravilhas brasileiras. Já teve Magnussen e Vettel se esbaldando com picanha e caipirinha em SP. Justo. Não digo nada porque faria o mesmo, se pudesse. Mas era isso ou provocar as perguntas que falam da pista, forçando elogio dos mesmos à tal traçado. Se o cara fosse feliz e receptivo, já dava um jeito de forçar lembrar do Senna, arquitetar um encontro com Fittipaldi, Piquet...

Três ► a cara de pau da emissora detentora dos direitos. 
A Globo tem muitos defeitos, como qualquer tv aberta terá. E digo, que se não fosse por ela, pouco teríamos de opção para acompanhar as temporadas da F1. Imaginem a SBT cortando nossas corridas para passar um episódio inédito do Chaves, ou fazer plantão da chegada de um daqueles atores que vivem dos personagens da série fazem 150 anos?
Imaginem o Neto, gritando "baita piloto" numa transmissão da Band que acabou sem comentaristas pois ainda não conseguiram conciliar Fórmula Indy com F1? 
Imaginem a Record colocando o Brito Jr. para fazer os comentários da transmissão da F1 e a Ana Hickman provocando a Galisteu - que já esteve no ambiente F1?
E só pra piorar, a Rede TV não transmitiria a F1. Ela faria algumas entrevistas no paddock com os pilotos para perguntar "como está esse coraçãozinho?" para o programa TV Fama.
A Globo é um problema, com uma narração beirando quase sempre ao ridículo. Na tv fechada, os comentários são dignos de botar o almoço pra fora. E além disso, EUA sempre é antes do Brasil, e nunca iremos ver essa etapa em tv aberta.
Na semana do Brasil, eles fingem que nada aconteceu e "taca-le pau" em matérias muito inúteis, propagandas apoteóticas e monotonia nas transmissões.

Quatro ► Felipe Nars (queeeeeeeeem?) foi contratado pela Sauber. Uma das nanicas, catou um cara com perfil de pagante, e tem gente comemorando litros. Inclusive ele. A modéstia dos pilotos que são contratados para correr na F1 é sempre uma coisa de rir. Muitos chegam com o peitão estufado que nem pombos. Assim como essas aves, a grande maioria dá umas que - para ser sofisticada - que espalham sujeira por todo o lado. 
Adrian Sutil foi enfático, e digo que ele está certo: ser contratado, não significa que vai correr em 2015. E não significa mesmo. Não foi um tal de Luiz Razia que tinha vaga na Marussia e de repente foi substituído pelo Jules Bianchi? 
Pois é... 
Mesmo assim, a Sauber pode estar comentendo erros grotescos. Se já está na cova, pode estar fechando o caixão. Nars pode ser a promessa que for, como diria Lito Cavalcanti - super imparcial #sóquenão. Mas terá Ericsson como companheiro. Prevejo o mais fundo do poço para a coitada da Sauber.
Esse mesmo Razia (que andou tweetando bobagens a respeito do Kimi Räikkönen para defender o Massa) também disse, com bastante dor de cotovelo que se não fosse o patrocínio, Nars não teria ido pra Sauber.
Em vista da situação da equipe, está coberto de razão. Eu sugava o dinheiro e botava ele mais uns dias a ser piloto de teste. Não vejo porque empolgar com um cara que até no meio do ano a "Marciana" Becker e a trupe Galvão+Reginaldo+Burti diziam que ele estava próximo de ser campeão da categoria GP2, inclusive cortando a transmissão para entrevistá-lo e dar espaço para se vangloriar.
De repente, Jolyon Palmer já era campeão da GP2 e eu mesm -, que não acompanho isso - fiquei com cara de riso, afinal, pelos comentários deles, era tão certo que Nars seria campeão quanto 2+2 são 4.
Fazer a gente engolir essa, foi no mesmo coral para fazer engolir Massa campeão pela Williams para essa temporada. Tomou tanto pau do companheiro em toda temporada, que nem precisa ser muito gênio para ter percebido isso, bastando olhar os resultados a cada etapa.
Falta de sorte, uma pinoia. 


E podem tirar os pôneis da chuva, marias gasolinas de plantão. Aparentemente Nars se certificou de levar a namorada (será mesmo?, talvez irmã... ou não...) para mostrar que tem dona. Nem adianta querer usufruir de um luxo de ser peguete de um piloto de F1.  Pelo menos, não desse. 

E tive algumas desaprovações com essa contratação. 
Jura? rsrsrsrs... Sim. E são duas.

Apêndice A ► Logo é possível que precisarei fazer uma conta no Banco do Brasil. Posso xingar, ou deixo pra depois? 
Apêndice B ► Primeira sensação após ler a primeira notícia de que Nars foi contratado pela Sauber: tive calafrios em um clima de 30 e poucos graus. Imaginem que inferno vai ser as narrações ano que vem com Massa e Nars na mesma pista?


Abraços afáveis!

Comentários

O SBT, quando transmitia a Fórmula Indy nos áureos anos 90, era bem honesta com os fãs (como eu era), transmitindo todas a corridas na íntegra.Isso foi inclusive motivos para brigas entre Silvio Santos e Gugu Liberato, que reclamava de ter seu programa interrompido e, na volta, receber uma audiência baixíssima para brigar com o Faustão.Minha noiva na época xingava muito, pois adorava o programa dele.Eu só via a prova da banheira, constrangido ao lado dela, minha sogra e dois sobrinhos.Era muito comum seios pipocarem para fora dos biquínis das "pobres" moças...rsrs
Quanto ao Nars, temos que espear para ver o que ele pode fazer na Sauber.Se é que pode fazer algo.Na atual situação da escuderia e categoria, não duvido se também fechar as portas.
No mais, vai ser uma tortura ver o afrosenna vencer esse campeonato e as viúvas inconsoláveis que se tornaram fanáticas histéricas pelo inglês terem orgasmos múltiplos e esfregarem sua babaquice na nossa cara.
Manu disse…
Não me lembro bem da Indy na SBT, mas sei que rolava essa briga das audiências. Verdade, a banheira era um tanto absurda. Mas se alguém curtia, Gugu disse que vai voltar com o quadro no novo programa que está planejando para estrear na Record. :D Se naquela época pipocava uns peitinhos, nem quero imaginar o que a Record fará para ganhar audiência da Globo (mesmo sendo evangélica). Melhor não imaginar.
Sobre o Hamilton, não poderia escrever melhor, Eduardo. Acho que estamos fadados à um momento mais que cruel caso ele vença mesmo. Vai ser insuportável. Pelo bem de nossa sanidade, Rosberg tem que vencer... :D

Abs!

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