Massa, o salvador da pátria

Tudo começou com um comentário infeliz: Nico Rosberg sugeriu que Massa poderia ajudar ele na disputa pelo campeonato. Muito por brincadeira, por ter tomado água brasileira e se sentido por um dia brasileiro - já que seus amigos alemães do futebol ficaram aqui um mês e amam esse país mais que nós que vivemos aqui desde que nascemos.
O outro lá achou-se no direito de explicar o porque não faria isso. Em nenhum momento explicou os motivos de negar o ato, racionalmente falando.
Coberto de mimimimimi... explicou que não iria ajudar o alemão inclusive soltando o mais mimimi de todos; o simples: "ninguém me ajudou!!!!" 
Chora.
CHOOOORA!
Chora só mais um pouco que eu ainda não ouvi!


Os motivos simples ele simplesmente ignorou:
Motivo 1: ele é da Williams, está correndo outro campeonato praticamente. Se fosse companheiro do Rosberg, estava na mesma casa, e por consequência poderia querer ponderar a possibilidade.
Motivo 2: não tem obrigação nenhuma. Se não quiser, basta dizer não.
Ninguém vai julgar, afinal cada um, cada um.

E eles escolheu mimimizar, como é de seu feitio.
Se Rosberg tivesse falado sério de fato, até tenho outras motivos pautados em premissas puramente verdadeiras, que faria Rosberg rir litros e pedir perdão pelo pedido sem noção:

Motivo 1: A imprensa especializada, especialmente a local, costuma dizer que foi Massa o responsável pelo título do Kimi Räikkönen em 2007. Com direito à visita à antiga casa de Kimi, o programa Esporte Espetacular forçou descaradamente que um jornalista agradecesse a ajuda do Massa.


Abandonando a língua do "p", vamos ao que interessa: Nico não ia querer passar a vida inteira tendo um "pentelho" enchendo as paciências dizendo que "só venceu o campeonato de 2014 porque o 'Maffa' ajudou lá no Brasil..." 

Motivo 2: Se essa é uma verdade (ainda que ridícula), Kimi pagou sua dívida um ano depois. E é em 2008 que a coisa fica boa. Por 20 segundos, Massa foi campeão mundial. Kimi ajudou até, mas olha, ele disse que nunca ninguém o ajudou. Coitado.


Aí vieram as desculpas, inclusive nessa mesma reportagem ele joga a culpa da derrota de 2008 em um alemão. Ah, isso, bem antes do 7 a 1, galera! Ali no futebol, o massacre gerou a revolta, o ódio sim, claro. Mas na F1? 
O certo alemão é Timo Glock, que inclusive em sua conta de Twitter, suplicou desculpas, no mínimo porque leu essa notícia e o tom depreciativo da qual ele tratou o evento, com um desprezo que interpretei de uma forma bem radical. 
Uma desculpa, simplesmente. Na visão limitada da raiva, a gente fala "m" mesmo, e culpa até uma formiga se estiver ela no caminho. 
E se perguntássemos: e a Renault? Ele lembraria do acidente do Nelsinho e bem, já ouvimos essa ladainha também. 
Mesquinho e repulsivo, eu aviso ele, diretamente por aqui, torcendo pelo menos que a orelha dele fique queimando uns minutinhos: a derrota de 2008 veio da própria incompetência do Massa. Explico nomeando uma etapa: Silverstone. Com mais pontos dessa etapa, ele teria chegado com mais folgas no último GP daquele ano. Com ou sem mangueira de combustível voando, é só um exemplo de uma preparação prévia para o objetivo final dele, que era vencer o campeonato.
É que nem prova: se você não estuda com antecedência, não tem problemas na prova. Mas se estuda dias antes do teste é bem provável que vai te dar branco pelo nervosismo natural que te acomete... A vantagem que hoje, a nota ruim pode ser consequência de um professor igualmente ruim. Dizendo isso pros pais, o aluno sorri de orelha a orelha, quando a mãe vai reclamar da nota do filho na escola, acusando (as vezes) um professor inocente. Pode acontecer, e acreditem: eu já vi acontecer.

Ainda iria querer ajuda desse cara, Nico? 

Motivo 3: Lembram bem da mangueira de combustível arrebentando naquele ano não é? O culpado foi o semáforo e o controlador da bomba. Não foi também porque tinha alguém extremamente afoito no volante. Não, isso não!!!
Não foi o mesmo que ia ao pódio no seu país, fim de semana passada e excedeu o limite de velocidade e entrou no box errado para pit stop? Dois momentos complicados, de muitos nervos fora do padrão relaxado.
Fora outras papaquadas mais antigas que me nego a repetir.

É por reportagens como essa que me vejo representada tão perfeitamente pelo Tom Hiddleston, numa cena específica do filme Vingadores, na qual ele, interpretando o vilão Loki, vai para a Alemanha (olha só?!) e elegantemente, tira alguns infelizes do caminho:




Brincadeiras a parte, digo e repito: porque admirar um cara desses que é grosso e estúpido dessa forma com as pessoas? Porque não só sorrir e dizer palavras mais amenas à Rosberg, como elogiando a forma como ele chegou até esse patamar e dizer que está apenas buscando um pódio no seu país e que infelizmente não poderá ajudar nos fatores externos à isso? Poderia continuar afirmando mais afinidade com Hamilton e não querer se meter na briga interna da Mercedes. Sim. Ou ainda ponderar dizendo que Rosberg não precisa disso, uma vez que ele, ter chegado onde chegou, sem ajuda, pode se entender bem com o carro e com seu talento notável... 
Não, ao invés disso, escolheu agir como vcs conferiram nas frases da reportagem.

Uma pena. Jamais terá a mínima defesa (que dirá torcida) se mostrando assim como é, exatamente, com declarações desse nível. 

Abraços afáveis!

Comentários

Anônimo disse…
Primeira vez comentando aqui, porque também não aguentei essa entrevista ridícula.

Alguém precisa lembrar o Massa que foi o Vettel (olha só, um piloto alemão!) que passou o Hamilton e ficou ali em quarto com um carro que normalmente se chegasse entre os dez primeiros já estava ótimo.

E voltando a Cingapura, que toda hora ele gosta de lembrar, o que ele se esqueceu foi que depois que ele foi parar no fim do pelotão, lá ficou, não saiu do lugar(!), mesmo tendo carro para conseguir pelo menos um pontinho.

Ah, como essa criatura me irrita!

Abs,
Daniele
Manu disse…
Olá Daniele, obrigada por comentar.;)

Existe, não só as que citei, que você citou, mas sempre uma declaração para o Felipe descontar seus fracassos em alguém. Veja esse ano mesmo e separe as declarações dele depois das corridas ruins. A primeira foi culpa do Kobayashi, depois do Pérez, depois do Raikkonen... E quando não houve toque, alguém não saiu da frente, o pit stop foi ruim, os pneus não aqueceram o suficiente... Em nenhum momento ele admitiu erro. A imprensa tentou moldar a história com a justificativa da má sorte, quando perceberam a diferença entre ele e o Bottas.

E assim, vamos para mais um ano com esse tipo de conversa... ¬¬'

=*
Eu já nem dou ouvidos mais às declarações do Massa.Quero dizer, ouço.Mas procuro ignorar os comentários seguintes nos blogs que sigo.Excessão feita hoje, apenas por curiosidade pelo que seria dito por você, Manu...rsrsrs

Torci muito por ele em 2008 e fiquei tremendamente decepcionado ao fim da corrida em Interlagos.Ainda mais pelo conjunto da obra daquele ano.Aquela foi a oportunidade única em sua carreira, assim como 2010 foi para Webber.

O resultado em Silverstone foi crucial para a perda do título.Um piloto que almeja ser campeão não pode se portar como se estivesse sobre uma enceradeira.O cara rodou 5 vezes!!!!!

No lance da mangueira, concordo totalmente contigo.Quem cometeu o erro grosseiro foram ele e a equipe, muito por conta de não saberem dosar a ansiedade e nervosisimo naquele momento chave da prova.Culpar o Nelsinho Piquet por causa daquela imbecilidade parece ser o consolo que ele próprio se impôs, tentando se confortar de alguma maneira.Nelsinho foi a maior decepção que tive na F1, por eu ser fã do pai dele e querer que ele conseguisse sucesso e calasse o chororô inconsolável das eternas "viúvas do santo".Mas não foi o único vilão de Cingapura.Não consigo acreditar que o beneficiado pela batida não sabia de nada.Mas isso não decidiu o campeonato e ponto.

As desculpas do Massa, mesmo que poucas vezes corretas, cansam quem acompanha e gosta da categoria.Melhor seria se ficasse calado e assumisse os erros que comete.Demonstraria existência de caráter, inclusive.Coisa parecida fazia o "santo", que também sempre jogava a culpa no equipamento ou em adversários por seus infortúnios.E a dona Globo babando o ovo, como sempre fazia e ainda faz.

Hoje torço muito para a Williams, apesar do Felipe.É o preço que pago para rever a equipe voltar aos seus áureos tempos.Caprichar no tempero e engolir essa/e m(M)assa insossa, como uma espécie de lasanha de chuchu...
Ron Groo disse…
Massa deveria ter respondido que se pudesse ajudar alguém, ajudaria a si mesmo.
Manu disse…
Exato Eduardo! Bom que captou minha ideia.
Apenas nomeei Silverstone porque ela foi aquilo lá e ninguém trás ela a tona quando se fala de 2008 para o Massa. Vê como vc se lembra bem do que aconteceu? Aquelas rodadas absurdas foram culpa de quem, afinal?
Claro as pessoas erram. Mas só culpar os outros não é o jeito mais conveniente. E o lance do Nelsinho não foi preponderante pro campeonato dele. Vide que o pit stop da mangueira aconteceu e como a Daniele bem apontou: foi parar lá no fim do grid sem sair do lugar...

Mas como disse o Ron Groo: ele precisa ajudar a si mesmo. Estou torcendo para que o Nars seja mais competente nas declarações, pelo menos. Se bem que vendo vc falar do Senna, o sobrinho quase não teve espaço na Globo justamente porque não reclamava da falta de sorte ou culpava alheios pelo fraco desempenho, nas poucas vezes que botaram o microfone a disposição dele. Vai ver, Nelsinho e o Bruno não foram a diante pois a Globo gosta mesmo é dos chorões.
Engraçado depois criticar o Alonso, pela sua conduta mais dura (ainda que exagerada demais pelos jornalistas)...

Eu até simpatizo com a Williams, e esse ano torci feito louca pelo Bottas, por razões já óbvias. Espero que ano que vem ele prospere ainda mais. Aí quero ver as desculpas e me controlar só para dar risadas. :D

Abs a todos!
Sobre o Bruno Senna, acredito que não caiu nas graças da TV Globo por sempre fugir da associação exagerada que faziam com o tio santo.Era um tal de tentarem trazer à tona lembranças que pareciam o desconfortar.Nisso, tiro o chapéu para ele.Pena não ter todo o talento necessário (e também grana) para ir mais longe na categoria.

Bottas já é meu piloto favorito, junto ao Kimi.Só acho uma pena ter que assistir ao Iceman se arrastar nas pistas com aquela carroça vermelha.

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!