GP da Áustria: quem é que manda?

Já que o sábado com pinta de segunda-feira - daquelas que nada dá certo e acorda seu mau humor incômodo de tanta vibração ruim (até meu jogo Alemanha e Gana foi uma "m") - ao menos a corrida da Áustria no domingo foi mais amena. Felizmente, serviu para mostrar que as coisas voltam certamente a serem como devem e como manda o figurino.

A pachecada nutriu uma esperança enorme com a pole position de Massa.
Pena para eles, pois eu mesma não gastei um só neurônio na torcida contra. Era óbvio o que estava por vir.
Claro que Massa, ao terminar sua corrida em quarto, perdendo 3 posições do grid, culparia alguma coisa que não fosse ele mesmo. E no caso, foi o pit stop. Olha, sinceramente... Que idiotice!
Mas vamos ao que interessa: as Mercedes dariam um jeito de retomarem seus postos de primeiras do pelotão. Nisso, conseguiram com boa estratégia de corrida. Hamilton desfez sua bobagem na classificação, logo estando em chances de perseguir Nico e deixando todo o resto para trás.
Nico deve, mais que nunca, vencer esse ano. Apesar de ainda ter o pé atrás com essa de que a Mercedes deixa seus pilotos decidirem sabiamente suas disputas na pista, torço para que, já que não há opção, que Nico vença e seja o piloto inédito a vencer campeonato, depois de tanto tempo de Vettel. Tem que tomar larga vantagem pois, pode crer que se no GP do Brasil a diferença dele para Hamilton for pequena, esqueçam... Abu Dhabi é ponto duplicado e Hamilton (até agora, a meu ver, sem competência para ser bicampeão) vai vencer (isso se ele mesmo não fizer bobagem) e deixará o ano com cara de pior do que todos os anteriores, o pior dos últimos 10 anos arrisco dizer, ali, de mãos dadas (de novo, a meu ver) com 2008.

A boa corrida de Nico nos leva a crer que ele é o mais adequado para levar os méritos, e que assim seja. O que peca pelo ano, em termos menos dramáticos, é a falta de equipe para botar medo nas Mercedes. Não há um alguém que se aproxime, nem mesmo a RBR e muito menos a Ferrari.
A equipe da casa teve um 8º lugar com Ricciardo, enquanto Vettel, teve problemas de tração logo na primeira volta, caindo para último e depois de tocando com Gutierrez que era o penúltimo, acabou por recolher o carro. Que fase hein, Seb?! :/ Ricciardo é bom piloto, mas  acho remoto que se aproxime tanto para causar dúvida.
Já a Ferrari  fica assim: consegue resultados muito amenos com Alonso e só. Ontem, ele terminou a corrida em quinto. Foi relativamente bem porque é Alonso, turrão e empenhado, tira leite de pedra. E Kimi que estava com chances de estar em sétimo, terminou a corrida no costumeiro e horroroso, décimo lugar. A equipe chegou a dizer pelo rádio que ele estava disputando o sétimo lugar, que naquele momento era de Button. Para isso ele deveria ultrapassar 3 carros. Ele, no jeito Kimi de ser, retrucou pedindo "more power". Depois disso, certamente o pessoal da Ferrari não disse mais nada. E se disse, espero que Kimi tenha os mandado àquele lugar. 
Esqueçam, é o máximo que terão. Essa fase, bem que teima em ficar e eles vão com esse papo todo ano de "estamos projetando o carro do ano que vem". Chega o ano, e o carro só piora.

Mas a estrela da corrida foi o bichinho de goiaba do Bottas, que foi simpaticão e sorridente para o primeiro pódio, mais que merecido. Não, Massa não mereceu, Bottas sim. Explico por razões lógicas e não por mera implicância com o brasileiro: Bottas quase disputou pódio na Austrália, fez corridas muito constantes desde então, e nunca foi de fazer "mimimis" descabidos. Não se envolveu em acidentes de cunho duvidoso, e teve apenas uma corrida ruim com estouro de motor em Mônaco. Simples.
Já disse em outras oportunidades que Massa é inimigo dele mesmo. Só esse ano acumulou atitudes péssimas como esportista (e porque não dizer, como pessoa): foi estúpido com Kobayashi logo na primeira corrida, sendo que o japonês mal poderia consertar o  feito. Fez a caveira do coitado. Depois, a pataquada de não deixar o companheiro passar foi dada como heroica, mas eu vi apenas como uma ação muito soberba: apenas queria aparecer mais do que era preciso. E Bottas estava mais rápido, assim como Alonso naquela fatídica ocasião. Por fim, pit stops errados, pneus que não aquecem, carro que não está bom, clima de chuva, Vettel ou Alonso "jogando" ele fora da pista, são as desculpas esfarrapadas. Depois de fotos e conversas "amigáveis" com o Pérez, bate no cara e aponta histórico do mesmo como justificativa para punições? Simplesmente, não gosto do Pérez, mas sequer Button ou Kimi, vítimas dele ano passado, foram tão trogloditas quanto Massa. Principalmente que Pérez, com razão, está batalhando por uma justiça porque pela primeira vez não foi culpado. 
Por fim, quando a chance aparece de se mostrar um esportista de respeito: "Não sei o que aconteceu, pit stop errado mimimi..."? Difícil de encontrar razão nesse cara...

Mas chega disso, não é?


Abraços afáveis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!