Momentos para partilhar

Semana 9 - Pessoas que eu gostaria de conhecer/ter conhecido

John Ronald Reuel Tolkien


Esta é uma escolha óbvia, quem me conhece, sabe. Com outro colega, encarei a forma de estudar Tolkien como um "personagem histórico" importante, em um curso altamente conservador, que é a História. Não fiz monografia sobre trabalhadores, nem sobre greves, nem partidos políticos. Não usei bibliografia de marxistas nem muito menos do próprio Marx. Fiz sobre Tolkien, literatura, fantasia. E vou seguir nesse trilho, até quando puder. E vou esperar, mesmo que muitas vezes em vão, que outros colegas da área respeitem minha escolha como eu respeito a deles.
Em um tempo em que eu lia livros triviais dados pela escola, comecei a ler J.K.Rowling, com o primeiro livro do Harry Potter em meados de 1999 para incentivar meu primo e o primeiro por diversão. Procurei coisas semelhantes pela internet e me deparei com Tolkien. No mesmo ano li boa parte de "O Hobbit" por uma cópia digital muito ruim. Em 2000 já estava lendo o volume único de "O Senhor dos Anéis" que havia ganhado de aniversário.
Com isso, me tornei uma pessoa que gosta de livros, que lê sempre que pode. A isso, claramente, devo à Tolkien. Depois de tantas leituras, li quase todas as suas obras principais. Me considero fã dele, e agora, estudiosa (mas não uma enciclopédia ambulante!). 
E sem pensar muito, o nome de Tolkien foi o primeiro para essa questão de qual pessoa que gostaria de ter conhecido. E confesso que já bastaria se a lista acabasse por aqui.

Rubem Alves


Graças a minha prima Cláudia, entrei em contato com muitos livros de Rubem Alves. Há um tantão que ainda não li, dois deles que eu comprei ainda estão me esperando - não se iludam: não é a universidade que me proporciona conhecimento, afinal, se não fosse por ela, uma prateleira inteira de livros não estariam à minha espera... :( 
Quem leu pelo menos uma coluna ou um artigo dele, pode até entender o que ele faz aqui na minha lista: a simplicidade como ele comenta assuntos, talvez muito triviais, com conhecimento e clarezas incríveis. Muitas vezes, devorei livros dele, como "Sobre o tempo e eternidade", maravilhada a cada linha e surpresa como muita coisa casava inclusive com o que eu mesma pensava sobre a vida.
Imagina uma conversa durante a tarde toda com um cara desses... 

Marcelo Gleiser


Como disse, não está fácil escolher pessoas que eu gostaria conhecer. Marcelo Gleiser está nessa lista pelo simples apelo científico que ele dá em sua vida profissional e pessoal talvez. 
Sou uma matemática frustrada, como alguns sabem. Infelizmente me faltou inteligência para domar a ciência exata como prática. Hoje, esporadicamente leio coisas de ciências exatas, teoria da física, mas não é o mesmo. 
Há os livros de física do Marcelo em minha casa. Leio suas colunas no jornal, vi suas apresentações de Astrofísica em um quadro no Fantástico à muito tempo atrás, mas ainda não li todas suas obras (maldito curso e seus textos chatos obrigatórios!) mas li um incrível, que se chamava "Conversa sobre Fé e Ciência" e tanto ele quanto Frei Betto mostraram a simplicidade para falar de coisas que geralmente são tão complicadas, de forma tão simples, que deu grande vontade de estar no meio, nem que fosse só ouvindo tudo.

Essa é uma mania de querer estar no meio de gente que tem algo realmente útil ou pelo menos produtivo para dizer.

Jim Carrey


Ok, depois de escritores e intelectuais eu venho com um comediante?!
Mas a justificativa é simples: Jim é um cara divertido. Se uma conversa não pode ser 100% séria, que ela seja então bem humorada. ;)

Avôs

Quando nasci eu só tinha viva minha eterna vó Dú, cuja a convivência foi incrível até meus 15 anos.  Nunca senti muito falta, mas desde que ela se foi, comecei a pensar o quanto legal teria sido uma convivência com minha avó paterna, ou mesmo com meus avôs, experiência que jamais tive. Desde o pai de minha mãe até o de pai de meu pai (que eram pessoas diferentes de personalidade, pelas histórias que ouvi), teria sido legal conhecê-los.

E aí, há alguém quem vcs gostariam muito de conhecer ou ter conhecido?

Abraços afáveis!

Comentários

Myn disse…
Eu gostaria de ter conhecido o Ayrton Senna, James Hunt e Gilles Villeneuve, três incriveis pilotos que eu nunca tive a oportunidade de ver correr.

Bjs
Myn
Ron Groo disse…
Dois: João Ubaldo Ribeiro.
O baiano é de uma finesse ao escrever que me encanta.
Humor da mais alta estirpe, lucidez, informação e nada, mas nada politicamente correto.
Adoraria tomar uma com ele. Mas ele parou. E levaram o Mario Prata, outro bebum inveterado para cuidar dele.
Não sei como não se mataram juntos.

Jack Kerouack.
Maior escritor da geração beat. Mais importante escritor americano de prosa.
Inventou a prosa espontânea, a escrita automática (sob efeito de bezendrina, é verdade) fez poesias lindas, haicais maravilhosos e fez de sua obra (todinha) uma lenda pessoal.
Cruzou os EUA de costa a costa três vezes de carona nos anos 40.
Se puder, leia On The Road dele, e depois duvido que não queira ler Tristessa, Dharma Buns, The town and the city e outros tão sensacionais quanto.

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!