Personagem da semana: Jim Carrey

Dando uma pausa nas opiniões sobre a F1, vou fazer um post de "homenagem" à Jim Carrey.
O motivo, ontem foi aniversário do ator. Completou 50 anos e mais de 30 de carreira. 


Se algo permanece comigo, desde criança, é dar valor ao que me faz rir. 
Jim Carrey fez parte da minha infância. E foi provavelmente o meu primeiro ídolo de que tenho como lembrança.  
Se para meus pais o maior comediante do cinema era Jerry Lewis, e o gosto pelos filmes dele acabou por ser herdado pelas minhas irmãs mais tarde, sendo também o ídolo delas na infância, a minha geração pode conferir um ator semelhante, e esse era Jim.
Por muito ouvi de meu pai dizer que ele não passava de um ator exagerado da forma como Lewis interpretava.  O exagero que meu pai não engolia, me fazia rir.
Vi "O Máscara" pela primeira vez e imitei o andar do personagem muitas vezes. Eu tinha 7 anos. E na mesma época saiu "Debi & Lóide", "Ace Ventura - Um Detetive Diferente" que se tornaram meu filmes favoritos, além dos desenhos da Disney.
Eu desafio, qualquer pessoa a negar que riu muito ao assistir esses filmes. 
A carreira dele começou na televisão. Ator e comediante era um cara canadense que fazia Stand Up quando isso era moda apenas na América. (E o Brasil, além de ter pegado o bonde andando, faz pose na janelinha, enquanto grande parte da audiência sequer tem neurônios para aproveitar bem qualquer apresentação assim que seja.)
Imitações perfeitas, piadas e sempre posturas incômodas que me fez sempre pensar que ele não tem ossos e sim cartilagens. 
E observando a filmografia de Carrey percebi que vi todos seus filmes, desde as comédias, até os filmes mais sérios da qual mostrou que podia ser sim um artista completo e que a vida tem sim os dois lados da moeda, humor e drama.
Jim, de fato, não é o único, mas na minha vida de gostar de filmes foi o primeiro. De muitos claro, mas o primeiro que me fez rir e me sentir bem, pois o que há de melhor do que ter dores na barriga de tantas risadas? Chorar de rir e toda vez que se lembrar de uma cena, estampar sorrisos no rosto?
Passou a ser uma espécie de filosofia...

Por isso, pelos 50 anos, que Jim possa nos fazer rir mais e mais como tem feito sempre ultimamente. 
Deixo algumas dicas de filmes favoritos para quem quiser, por ventura, dar um pulo na locadora e levar um desses para casa:

1 - Ace Ventura - Um Maluco na África


Se filmes de comédia raramente acertam a mão numa sequência, eis um daqueles cujo segundo filme é ainda melhor que o primeiro. Algumas piadas são repetidas, mas outras são inventadas, deixando pouco espaço para fôlego. (Engraçado como eu gostava de filmes assim quando era bem nova. Hoje jamais passaria sem problemas na tv sem que alguns cortassem as piadas politicamente incorretas. Ou seja, teríamos talvez pouco mais de 10 minutos de filme). 

2 - Débi & Loide


Esqueça a nova versão, de quando Débi conheceu Lóide. Não há nada que compare ao original, embora os tais atores tenham dado o seu melhor. Jim quebrou o dente de propósito para fazer o personagem. E ele se transforma em qualquer filme para viver o personagem, custe o que custar. (Jeff Daniels também está ótimo no filme)

3 - Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças


Um filme no mínimo esquisito para quem quer apenas uma opção de entretenimento, uma vez que é um filme fora dos moldes de Hollywood e permite várias interpretações.
Mas é enfim, ótimo.

4 - O Golpista do Ano


Não vá pensando que será um filme fácil de assistir. Conservadores que passem longe! Mas se você realmente não liga para ver alguns beijos gays e quer ver realmente um filme ousado é a pedida. Mas o grande ápice do filme não é o tema, ou as cenas fortes, e sim a interpretação de Jim e de Ewan McGregor. Ah, e tem a participação de Rodrigo Santoro, a nossa boa (e talvez a única xD) representação lá fora.

Fico por aqui, deixando claro que qualquer filme é uma boa pedida, nem que seja simplesmente por ele. 

Abraços afáveis!

PS: Mudarei a cor do título no "header" para que fique melhor a visualização do nome do blog logo.

Comentários

Ron Groo disse…
Meu filme preferido dele é o Mundo de Andy (Man on the moon, no original), sobre o comediante genial Andy Kauffiman

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!