Araguari City!

Oi pessoinhas!
Hoje preciso de uma pausa da F-1. Afinal estamos na off season, as notícias que virão nesse tempo até março do ano que vem vai dar pano pra manga. Ou não. O que importa é que hoje eu vou falar da minha cidade. Aquela onde nasci, cresci e estudei e agora abandono só para ir à faculdade, mas volto no ônibus o mais rápido possível.

Araguari fica no Triângulo Mineiro. É a cidade sorriso! ^^ Muitos gostam dessa denominação.O Município de Araguari tem uma área de 2.744 km², com 1.262 km² de área urbana e 1.481 km² de zona rural. Com uma população estimada para 2008 em 111.095 habitantes, é a terceira maior cidade do Triângulo Mineiro.
Vantagem boa? Ficamos atrás de Uberlândia e Uberaba. Pra variar.
Aos adeptos da piada dos 3 B do Triângulo (*) vai um recado: Araguari não é assim tão ruim. tem defeitos sim, uma cidade pequena sim, que ficou rural de uns tempos para cá. Agora ricos e pobres se dão as mãos nas festas com duplas sertanejas. Que lindo, diria uns. Eu digo: que inferno! Não por serem ricos e pobres, mas sim pela quantidade de shows/festas inúteis com duplas que dão em qualquer lugarzinho, que nem erva daninha.
(*) Para quem não conhece ou não ouviu a Vanessa Da Mata dizer: 3 B's: Beraba, Berlândia e a Bost* de Araguari. Levando em consideração o B... à Vanessa só posso dizer que ela é uma: Besta. com B, maiúsculo.

Do wikipédia tiramos: Araguari produz, em média, 600.000 sacas/ano (com 90% de suas lavouras irrigadas) de um dos cafés de melhor qualidade do Brasil e do mundo, tanto no tipo quanto no sabor. São 20.000 hectares com 42 milhões de covas além de extensas áreas com lavouras de soja, laranja, milho, arroz, tomate, feijão, maracujá, acerola e uva que são colhidas e processadas pela indústria local, o que inclui três das maiores empresas de suco do país (Dafruta, Pomar e Maguary) que produzem 70 % dos sucos consumidos no país. É também a maior produtora de tomate do Estado, inclusive o de longa vida. Em abril de 2009 foi inaugurada a fabrica da Selecta, industria de processamento de soja que gerou mais de 500 empregos. Araguari conta com varias industrias de medio e pequeno porte, Frigorificos, Calçados, Metalurgica, Inox e varias outras.
Possui também um rebanho misto de 145 mil cabeças de gado e diversos frigoríficos que completam um forte setor agropecuário altamente competitivo.

Aqui definitivamente não é ruim. tem tudo para ser uma grande e boa cidade. Só paramos no mais ou menos. O problema: políticos e o povo descrente. Viver em Uberlândia é melhor uns dizem, outros rebatem com: lá tem mais lugares para sair e se divertir. O problema que Uberlândia cresceu as custas daqui. E dói ver que cada dia ficamos mais para trás.
Ainda assim há coisas legais.
Reservei algumas fotos:

Vista aérea


Praça Manoel Bonito (centro)


Igreja Matriz (e a rua onde a cidade começou em 1888)


Palácio dos Ferroviários (atual prefeitura)


O palácio em pose de cartão postal


Natal de 2007 pela minha câmera


Bosque Jonh Kennedy (aquela imensa área verde)


Um dos caminhos do bosque


Colégio Sagrado Coração de Jesus (escola que estudei e que tenho grande saudade)


O mesmo colégio na década de 50


A famosa gruta no interior do colégio (colégio esse que ocupa um quarteirão e faz parte da história da cidade)


A capela da escola (que olhando assim não parece, mas é linda!)

Agora alguns cliques (meus!) do Pica Pau Country Club, um belo clube de piscinas e lazer da cidade:


A famosa ponte que Deus e o mundo já tirou foto...


O caminho por entre uma floresta - esta que chega à parte de baixo do clube


Uma fonte por entre as árvores


A piscina olímpica e o bar (ao fundo)

 
O toboágua por onde já passei momentos tensos xD


A represa e a ponte que divide a mesma de uma piscina que sempre está geladíssima


Uma das piscinas para criançada (que eu amava dar altas braçadas na infância... Ou seriam barrigadas?)


O parque aquático - que foi feito recentemente e eu já estou velha para usufruir... =(


O palco, enfrente a olímpica (daí saem as bandas de axé que no carnaval é atração aplaudida como se fosse a melhor coisa do universo)


A piscina da entrada - que aumenta gradativamente sua profundidade

Algumas das quadras:


Vôlei (ao fundo o ginásio das piscinas aquecidas)


O restaurante e as mesinhas perto da entrada (essa é a escada que leva às outras quadras)


Basquete


O caminho para as quadras de tênis


Uma das quadras de tênis

Esta é "Rerigueri" como os jovens chamam Araguari. Um termo quase britânico para tratar nossa cidade que precisa logo melhorar. Porque sim, ela merece e deve isso para seus filhos.
Espero que tenham gostado! ^^
Abraços afáveis!^^

Comentários

Michelle disse…
Que máximo!! Adorei as fotos da minha cidade!! Ô saudade do Sagrado.. é bom ver que a cidade está crescendo.. podia melhorar maas está caminhando....
Bjo, me liga!
Ron Groo disse…
Puxa Manu!
A cidade tem realmente lugares lindos - o Palácio em pose de cartão postal me tirou o folego! - mas eu como bom observador da espécie humana fiquei curioso para ver as pessoas do lugar.

Tipos pitorescos, porque sempre tem um, como o mendigo que mora em frente às Casas Bahia e gosta de F1 aqui de Franco da Rocha. Seria muito te pedir um post assim?
Manu disse…
Miiiiiiiii, Brigaduuuuuuuuu!^^

Ah, Groo, pior que tem isso aqui sim! hahahahahaha...Aguarde o post! ^^

abs!
Mateus B.B.L disse…
Falando do Sagrado, a melhor escola de Araguari e com mais Tecnologia, acho que na epoca que você estudava lá naum tinha tanta tecnologia, mais agora este ano que vou pra 6ªsérie a escola colocou ao inves de cadernos e apostilas, Notebook o chamado LapCOC e lousa eletronica... Ficou agora completa, e acessa o site do Jornal da escola( q eu fiz) hehehe, vou por a sua matéria lá. www.jornaltudocomcoc.tk - Pra lembrar agora a escola aumentou o nome agora é Colégio Berllar Sagrado Coração de Jesus - COC
Unknown disse…
Sou Araguarina, e amo minha cidade. Saí daí já tem 29 anos e moro atualmente no Panamá (América Central), e apesar da distancia física e temporal, nunca deixei de querer minha terra natal. Me dá ira quando alguém fala as 3 B's ironizando a que toca a Araguari. Mas esta B já foi substituida pela Belaraguari...
Não sei o por quê de Rerigueri... você menciona sobre um termo inglesado, mas você sabe realmente o que significa e por que e quando iniciou ser referir a nossa cidade assim?....
Se você sabe me informa, por favor!... é importante para mim.
Obrigada! e fique com Deus.
Nilce Manfrim Nunes

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!