Temporada 2021: Grande Prêmio da Espanha

Resenha GP da Espanha 

Olá, atendendo a mais um convite da Manu (que desde já agradeço), vou escrever umas linhas sobre o GP espanhol ocorrido no último final de semana.

Bom, o GP espanhol, sempre tem corridas chatas, salvo uma ou outra surpresa, na maioria das vezes são um pouco mais de sessenta voltas de martírio!
Também pudera... Todo mundo treina lá! Todo mundo testa lá! A pilotaiada corre ali de olhos fechados!! Aí fica previsível!

Mas voltando ao GP, tirando a largada com a ultrapassagem do Verstapen no Hamilton e as movimentações dos boxes (uma dessas movimentações, deixou Max uma eternidade parado lá e outras duas da Mercedes que colocou Hamilton na liderança da prova), não houve muito mais emoção! Houve, sim, algumas (poucas) boas disputas no pelotão HAM/VER/BOT pra trás, mas nada de extraordinário! Teve Kimi fazendo uma parada e Tsunoda abandonando, mas nada que mudasse a classificação habitual da F1.
Um registro que vale fazer foi Alonso à frente somente das Haas e seu companheiro Ocon em nono!!!
No mais, nada de relevante.

Portanto, esse GP, com geralmente é na Espanha, essa corrida foi bem “marromêno”, viu?
Ah... Ia me esquecendo! Hamilton conseguiu sua centésima pole!!
E o pódio foi o de sempre... Hamilton vencedor, Verstapen em segundo e Bottas em terceiro.
Abraços!
Vander Romanini

***

Pedi à um de meus amigos para se candidatarem a escrever para a página e o resultado não pode ser mais perfeito. Diante de uma incapacidade minha de escrever uma coluna descente, pensei comigo mesma: "não consigo fazer nascer nem um parágrafo dessa porcariazinha". 
E então, o Vander aceitou o convite e me mandou esse texto simplérrimo da qual, deixo cá o meu eterno agradecimento, ou teria passado em branco, sem a sua contribuição.

Foi exatamente assim: o GP da Espanha, não teve muito o que comentar. Foi bem "marromêno", como ele bem colocou. 
Mas a corrida em si tem um ponto importante, que eu tentei formular desde ontem e talvez eu precise de mais do que três parágrafos para escrever. Por que não fiz? O gatilho não era bom o suficiente. Explico.

Na Espanha, Max Verstappen liderou 2/3 da corrida. De forma magnânima, ele conseguiu a ponta na largada e se não fosse por uma questão estratégica e a superioridade do carro Mercedes, teria vencido. 
E se eu dissesse que em 4 corridas, Max liderou mais voltas que Lewis Hamilton?
Pois até agora é esse o resumo das quatro primeiras corridas, se pudesse resumir assim. A interpretação que se faz das quatro etapas, não corresponde exatamente o que está rolando no campeonato. 

Eu li ontem, muita coisa solta, muita opinião besta e muita "copia e cola". Um grande número de pessoas estão devotadas à exaltar Lewis, inclusive, motivadas pela gritaria e puxa-saquismo da transmissão. A maioria é levada a constatar que Lewis é melhor, por fazer várias voltas rápidas que lhe desse condições de soar ou ser genial - e de novo. 
Salvo ele, outro piloto que faça voltas rápidas para se colocar em uma disputa no fim da corrida, e aguarde uma boa estratégia que já desse, desde o ato, o sinal de vitória, seria considerado da seguinte forma: "não faz mais nada do que a obrigação".

Ai de mim (ou de vocês) tentar argumentar que mais uma vez, Hamilton foi salvo por fatores externos. 

Li também um protesto: para a digníssima pessoa em questão - que não conheço, nem fiz questão de conhecer - nós não querermos um campeonato acirrado, queremos que o Lewis pare de vencer. 
Primeiro que não entendi para quem ela (ou seria ele?) direcionava o seu raivoso tuíte, dado que muitos consideravam Lewis o fenômeno de sempre. Alguns poucos, percebiam que, por um pequeno detalhe da Red Bull, Max fez o que pode e se contentou com um segundo lugar. Mas também não deixavam de dizer que Lewis soube fazer o que lhe cabia, com paciência e blábláblá. Porém é um avanço que alguns não tenham dado a sua terceira vitória em quatro corridas como excepcionalidade e talento além da medida, mas uma combinação de fatores de um lugar certo, na hora certa, com uma boa dose de sorte e a segurança de uma equipe que trabalha 110% para isso. 
E se está começando a ativar as sinapses na cabeça de alguns, mas não todos; desafortunadamente, eu diria, pode ser que a gente pare um pouco de se incomodar com a idolatria exagerada que tem surgido aos turbilhões nas redes sociais.

A ideia da moça (ou seria moço?) é que a gente não quer ver disputas, quer ver o fracasso de um piloto passa por cima dos adversários e arranca deles todo o tipo de falha e converta em "ouro" para si... Deu a entender que a gente é um bando de burro ressentido ou invejoso que não quer mais ver o porta-voz da perfeição ganhar corridas.

Eu olho para a corrida no Bahrein e na Espanha, do Max e lembro que a vida é desse jeito: a gente faz tudo, dá tudo de si. Vem um almofadinha, com sua trupe, toma o holofote e o maluco do chefe fala em reunião: "mas esse é o meu funcionário!!! Olha esse trabalho aqui, que coisa maravilhosa..."

Quem já passou por isso, sabe o tanto que é canalhice das grandes. ...

Mas deixa para lá! Como eu disse, não ia saber fazer a coluna pós corrida. Na real, não é que eu não saiba escrever o que eu penso sobre tudo isso. Eu tenho é medo de falar e ser xingada. 
Evitando a fadiga, deixo por isso mesmo. No ar, e sem explicar direito.
 
Espero que tenham gostado da resenha do Vander (que eu também gostei) e se divertido minimamente com a corrida, ontem.
Volto aqui assim que me desafogar dos afazeres do doutorado. 
Enquanto isso, comentem o que acharam da corrida e a gente vai conversando ao longo da semana. 
Abraços afáveis e cuidem-se!

Comentários

Vander disse…
Bem por aí... discutir com xiitas é complicado!!
Manu disse…
Nem quero, sabe Vander. Ontem na Live, tivemos um drops disso.
Então, melhor ficar na minha, pra não arrumar problemas.

=*
Mário Paz disse…
Ao ponto levantado pela Manu, no âmbito da disputa MAX x HAM, eu acrescentaria o fato de de que o 33 ultrapassou o 44 em todas as 4 provas disputadas, contando as duas largadas de Ímola e Barcelona, a do Bahrein posteriormente devolvida, e a da relargada em Portimão...obviamente não é uma estatística para gritar a plenos pulmões que o Max tá surrando o HAM, também pudera esse último pilota o carro mais superior de todos os 70 anos da F1, mas demonstra que o holandês, ao contrário do restante do planeta Terra, não respeita o King e tampouco acredita nos seus poderes sobre humanos na arte da pilotagem...”Lewis no mano a mano ? Ele é bom mas encaro como qualquer outro piloto”, possivelmente pensa assim o arrojado holandês
Sobre o argumento de que não queremos um campeonato acirrado, apenas que o Lewis pare de ganhar...bem, para termos um campeonato disputado precisamos que Lewis pare de ganhar, pelo menos que isso se torne mais difícil...a respeito de acusar os não torcedores de Lewis de invejosos e ressentidos, é típico dos seguidores dessa Igreja Hamiltoniana, Lewis ser perseguido e padecer das mais duras provações faz parte da construção do “mito”
Algumas considerações sobre outros pilotos
Alonso – me surpreendi com as suas dificuldades com o Ocon...pode ser questão de falta de adaptação, mas tinha o seu companheiro como um piloto mediano que tinha uma vocação para se envolver em confusão, nada além disso
Perez – tenho bronca com o Perez desde 2013, quando ele resolveu fazer a louca e andou estragando algumas corridas do Kimi na Lotus com manobras inconsequentes, além de tirar a paciência até de seu companheiro Button, um gentleman, na McLaren...depois houve aquela fase bizarra onde ele e Ocon, ambos da Force India, se eliminaram em batidas em praticamente três Gps seguidos...pilotos assim não prosperam
Bottas – ao mesmo tempo que reconheço ele viver um dilema, a melhor equipe mas as piores oportunidades de brilhar, oficialmente correr com o melhor carro do grid mas na verdade ele pilota o segundo Mercedes, não gosto de sua postura de negar ser o segundão, de tentar dar desculpas e se apegar a um possível equilíbrio com Lewis quando as coisas derem certo...ele anda atras por dois fatores, a equipe trabalha para Lewis e ele é inferior
Sainz – impressionante como ele dá longas e variadas explicações para estar atras do Leclerc, eu acho que ele realmente se convenceu de que o superaria, talvez ele tenha lido muito a imprensa brasileira que o trata como piloto-engenheiro frio e calculista
Menção horrorosa de novo para a transmissão da Band, que além da narração papagaio com excesso de intervenções, inventa todos os epítetos divinos possíveis para HAM, patrão da F1, Deus da Pole position, rei da pole dance( juro que ouvi isso kkkkkk, deve ser um equívoco)...não creio que sentirei saudade da globo, mas...
Ótimo e curto texto do Vander, até porque essa medonha, previsível e chata corrida não merece mesmo muitas linhas.

Depois do comentário do Mário, eu não teria nada a acrescentar. Ele retratou tudo o que penso a respeito da F1 atual e essa nojenta devoção ao Blessed Polegod, ainda mais com essa patética narração do cara que consegue ser mais chato que Galvão e Faustão, que muitos dizem detestar. O pior é ver que o tal já tem até Sergetes, que ficam repetindo o “no capricho” a cada foto em que a Gralha Maurícia aparece nas redes sociais. Já não bastava o Orlandinho, o Georjão, o Charlinho, agora o idiota inventou um patrão e ainda piora com esse deus da pole. Sem contar o “isso a Band mostra”, parecendo mulher ressentida que não esquece o ex e toda hora tem que ficar postando uma indireta, uma alfinetada.

Quero ver quando o Deus da poledance deixar de vencer e o Max ou qualquer outro começar a reinar, o que as ressentidas viúvas vão chorar, além de nos chamarem de racistas, antis, invejosos, haters e outros adjetivos pejorativos que já usam habitualmente...
Mário Paz disse…
Eduardo,você acabou de me lembrar porque as transmissões da Band estão tão chatas...todos esses bordões repetidos a exaustão são um inferno para os ouvidos kkkkk
Manu disse…
Peço desculpas pela demora em respondê-los. Tive uma semana bem cheia.

Adorei as suas colocações Mário. Faço das suas palavras as minhas, sobretudo quando mencionou Ocon, Pérez e Sainz. Ainda não falei propriamente do Sainz aqui, mas eu não tenho muito gosto por ele, principalmente agora que a Ferrari e a imprensa faz dele o devido funcionário do mês para a equipe.
Sim, vc não ouviu errado, o narrador parece ter dito "rei da pole dance". Acho que foi proposital... Freud explicaria esses desejos... kkkkk...

Eduardo: está de matar qq um a transmissão da Band! Está dando saudade da Globo, também. Lá pelo menos, se alternavam os narradores, e poderíamos ter um sossego dessa pataquada que é a ressentida transmissão da Band, ou com as brincadeiras mais inteligentes do Everaldo Marques, ou o tradicional Cleber Machado que sempre foi o melhor narrador para mim: não forçava emoção onde não tinha e deixava no ar que a corrida estava um porre só pelo tom da voz.
Triste fim.
Pena que não veremos o Lewis parar de vencer. Ele se aposenta antes de experimentar as "derrotas"! Isso já está arquitetado com a assessoria de marketing... *revirando os olhos*

Abraços!
Mário Paz disse…
Manu, sobre o entusiasmo do Sergio Mauricio com o Lewis, eu estava tão inocente e você matou a charada : Era fetiche ! kkkkkkkkk
Manu disse…
Te digo, Mário, eu captei no ar! kkkkkkkkkkk...

abs!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!