Tabelas da Terceira Etapa da Temporada 2021

Todos estamos acompanhando as notícias e as análises da Temporada 2021, certo? Portanto, talvez seja chover no molhado o que vou deixar às claras aqui no post das tabelas. Ou não... Afinal, tem gente "pulando o corguinho de costas" por aí...
Começamos com o placar da classificação, com poucas mudanças e algumas "melhorias":


Valtteri Bottas, Lando Norris, Carlos Sainz e Sebastian Vettel "acordaram", digamos assim. Claro que por circunstâncias diferentes, cada um deles foram mais rápidos que seus companheiros de equipe nesta terceira etapa em Portimão. 
Penso que o alerta deve ter ligado na McLaren e na Ferrari: Lando estava sendo inferior nas classificações em relação à Daniel Ricciardo, mas muito expressivo nas corridas. Já Sainz, mostrava-se apenas o segundo piloto da Ferrari. Ter se classificado à frente de Charles Leclerc em Portugal, pode se um sinal de que não seja bem assim. 
A briga por ser boa em ambas equipes. 

No caso de Bottas, o apelido "leão de treino" já pegou. No entanto, creio ter sido uma manobra necessária à mesma medida que fora natural. A Mercedes precisa dele para vencer o campeonato de construtores. Então, com os gostinhos das poles (sobretudo para ajudar a blindar Lewis Hamilton dos avanços de Max Verstappen) pode ser o máximo que Bottas terá esse ano e o mínimo que a equipe possa permitir que ele faça por si. 

Já Sebastian foi melhor que Lance Stroll por alguns possíveis fatores: um deles que em Ímola, Vettel já conseguiu passar o seu Aston Martin para o Q2. Com alguns entendimentos sobre o carro, no terceiro GP a evolução se deu de forma razoável: conseguiu ir para o Q3. Em contrapartida, neste mesmo fim de semana, Stroll decaiu: como contou com ajustes novos no carro, podemos dizer de antemão, que não houve tempo hábil para serem melhor trabalhados pelo canadense, ficando para trás, no Q1.

Pelo desempenho da Red Bull, podemos cravar que a equipe aproximou-se da Mercedes, mas ainda não o suficiente. Daqui a pouco, coloco a tabela com os tempos, e verão que existe ainda uma lacuna entre eles, e isso já começa a importunar a gente, novamente. 

A Alfa Romeo segue alternando os seus pilotos na classificação. Só resta saber até quando isso vai ser a tônica. O fim de semana como um todo, não foi muito bacana para Kimi Räikkönen. Como fã, é ainda mais frustrante saber que dois bons pontinhos foram conquistados em Ímola, e a FIA fica de "pataquada"...

► Surpreendente: Esteban Ocon engatando uma ida ao Q3 pela segunda vez e deixando Fernando Alonso para trás.
A Alpine errou em trazer o Alonso de volta ao invés de procurar outro piloto mais jovem? É cedo para dizer.
Estou pagando língua em relação ao Ocon? Não necessariamente. Sigo não curtindo muito o francês das pernas compridas. Ele pode fazer uma pole ou até ganhar uma corrida. Minha reação continuará sendo de indiferença.

► Não surpreende: a competição interna da Alpha Tauri, da Williams e da Haas. No primeiro caso, Pierre Gasly tem mais tempo de casa que Yuki Tsunoda, ainda verdinho. 
No segundo caso, George Russell, mesmo com todo e exagero em torno dele é sim, melhor que Nicholas Latifi. 
Por fim, é preciso agradecer: ainda bem que a Haas tem Mick Schumacher. Depender só do russo endinheirado Nikita Mazepin e mais um outro de nível semelhante, seria difícil terminar o ano.

Vamos à tabela da classificação e da corrida:


Voltamos ao normal, perceberam? 
Não dá também para dizermos que temos um campeonato empolgante como foi deixado depois de Ímola. 
Caiu por terra também a ideia ainda forçada goela abaixo de que a Red Bull tem o melhor carro do grid. Ela ameaça a Mercedes sim, mas bastou duas corridas para que os prateados (agora, negros) colocarem ordem na casa. 
Ainda que esteja melhor do que no ano passado, sem o Hamilton se fastando muito em termos de pontos, ele mandou quase 30s em relação ao Verstappen na corrida. 

Esse fator já tomou conta das análises dos "especialistas": os erros de Max irão custar caro para ele. Estes erros, por mim, nem deveriam ser chamados dessa forma. Usar os "track limits" é um dos argumentos que podem justificar o quanto Max está tentando tirar o máximo do carro para se igualar às Mercedes, em especial, o carro 44.
Claro que tratar isso como erro e não como tentativa de superar Lewis é "importante" para o pessoal escrever e comentar; vender como notícia. 
Nico Rosberg disse que erros não podem ser cometidos quando se disputa campeonatos contra Lewis Hamilton. Isso coloca o "Blessed" no topo do Everest (além de exaltar o seu feito em 2016), mas particularmente é repetido pelos papagaios da imprensa como algo factual.

Não é bem assim: Verstappen está muito bem, e (muito) superior. Quem dá tudo de si, tem muito mais chances de errar. Quem tem tudo feito na mão, erra menos. E já errou, e errou bem mais feio que o holandês...
Na corrida do Bahrein, Lewis andou no limite, os track limits foram usados mais de 20 vezes. Ele venceu e fim da história. Agora quando isso acontece com Max aí parece que o garoto não tem a maturidade e a experiência necessária que tem o "perfeito" Lewis? Oras...

Levar a história bonita da superação e implementar a narrativa da dicotomia, dá ibope. Porém, não passa de ficção - que se usa e abusa para elevar qualquer esporta, à um status de arte.

Antes de passarmos para a tabela de pilotos e construtores, quero comentar os Top 10 das 3 corridas, das quais fiz um print do arquivo de pdf que estou montando, aos poucos:


Entre os 10, em todas as três corridas, temos: Hamilton, Verstappen, Norris, Leclerc e Ricciardo. Uma Mercedes, uma Red Bull, uma Ferrari e duas McLarens! 
Ponto 1: Para quem está considerando Ricciardo fraco, pode rever essa ideia. Destaque para Norris que foi Top 5 em todas as três, inclusive o único até o momento que quebrou o pódio composto por duas Mercedes e uma Red Bull. 

Ponto 2: Das equipes de início de grid, tanto Bottas quanto Pérez, tiveram uma corrida em que não estiveram no top 10. O primeiro, por envolvimento em acidente e o segundo, por punições e má gerência na mesma corrida.
Sainz também poderia ser incluso nessa. No entanto, não estar entre os 10 na última corrida foi erro estratégico em relação ao uso dos pneus adequados, isto é, uma decisão errada da Ferrari (para variar) acabou com as chances dele pontuar na última corrida.

Ponto 3: Ocon e Alonso mostraram uma pequena força da Alpine que é melhor que Alpha Tauri e a Aston Martin. Na Alpha, Tsunoda apareceu entre os 10 na primeira corrida e Gasly nas últimas duas. 
Apenas Stroll mostrou o carro verde metálico da Aston entre os 10 primeiros. Vettel até que ficou algumas boas voltas em 10º em Portugal, mas ainda não conseguiu manter a posição.
A corrida em si, acabou com essa possibilidade. Com algumas disputas mais ferrenhas como aconteceram nas duas anteriores, poderia ter ganhado posições de outros pilotos.

Observação: Uma Alfa Romeo apareceu no top 10 em Ímola, mas os comissários decidiram "cortar o barato", como diz a gíria retrô. Kimi Räikkönen fez uma boa corrida e sua nona colocação é uma conquista moral. 
"Ah, mas ele errou feio em Portimão"... Uma coisa não exclui a outra. 

Com relação aos pontos, algumas mudanças pragmáticas aconteceram:


Como mostra o gráfico da F1 (mais bonitinho que o meu) são 6 mudanças na tabela, o que é bastante coisa, e até empolgaria, se não fosse da quarta colocação para baixo...
Primeiro falamos dos competidores: 

► Hamilton distanciou (novamente) de  Max. A diferença subiu de 1 ponto para 8 pontos. 
► Entre Verstappen e Norris, a diferença, até o GP de Emilia-Romagna, era de 16 pontos. Agora está em 24.
► Bottas saiu de 5º para 4º colcoado. A diferença de Bottas em relação ao companheiro é digna de desespero: 37 pontos! É a mesma quantidade de pontos somados pelo Norris que foi ao pódio uma vez, enquanto Bottas teve dois. 
Mas a diferença entre ele e Norris não é tão grande: apenas 5 pontos separa o finlandês da terceira colocação, então dá para sonhar. No entanto, para ser vice novamente, vai ter que remar um pouco mais: dele para Max, 29 pontos estão em jogo. 
► A posição do Bottas hoje era do Leclerc até Ímola. Em Portugal, ele caiu para quinto. Maracando apenas 8 pontos nesta corrida, ainda tem uma vantagem sob Sainz: 14 pontos parece confortável - por enquanto - ao monegasco.
Sainz aparece em oitavo, 3 posições abaixo do Leclerc. Era esperado que isso acontecesse pois Charles é a menina dos olhos da Ferrari. Isso fica um pouco claro quando o erro estratégico aconteceu justamente com o espanhol na última corrida, sendo que ele vinha em bom ritmo. 
► Pérez melhorou: de oitavo para sexto, apenas 6 pontos separa ele do quinto lugar de Leclerc. No entanto, sua situação na equipe está relativamente semelhante ao do Bottas, só que pior: são 39 pontos de diferença dele em relação à Max. 
Ainda que exista a pressão, ele não pode reclamar. Foi dada uma terceira chance para ele permanecer na F1 sem ser essa coca-cola toda e cascar fora do problema que está sendo a Aston Martin (que pegou as sucatas da Mercedes achando que era uma baita negócio e agora, está passando um mini-vexame). Então é o seguinte: ou Pérez mexe o doce, ou mexe o doce! 
► Ricciardo em sétimo, manteve a posição, mas seu rendimento ainda é discreto. Tudo bem que Norris é inglês, numa equipe inglesa, e está lá a mais tempo, mas Lando foi top 5 em todas as corridas e está em terceiro. Não com folgas, mas indo bem. 21 pontos separam o garotinho do leite e o garoto sorriso. Eles podem fazer mais e juntos!
► Em nono, Esteban Ocon. Ele subiu 3 posições, era o 12º ao fim da corrida em Ímola, com 2 pontos. 
► Por fim, Gasly caiu de nono para décimo e faz o que pode. 
 
Os que não aparecem na tabela da F1: 


► Stroll caiu uma posição, não marcou pontos na última corrida. O pacote de ajustes no carro não parece ter sido uma boa ideia. 
► Alonso subiu uma posição. Em relação à Ocon ele está 3 pontinhos atrás. Não é tanto assim para começar a criticar o retorno do espanhol, mas dá para ter uma ponta de decepção.
► Tsunoda começou entre os 10 e caiu e agora está apenas em 13º. Fogo de palha? Sorte de principiante? Não sabemos ainda. Daremos tempo ao tempo.
► Do Kimi até o Latifi, não houve alterações. Todos zerados. Apenas Kimi, que se não fosse a punição, estaria hoje em 13º com dois pontos. 
 
E o campeonato de construtores? Bem, se a Red Bull é o melhor carro do grid, tem algo errado. A Mercedes já alcançou os 3 dígitos em pontos... 
 

Nenhuma troca de posições em relação à corrida anterior à Portimão. A diferença de pontos entre a Mercedes e a Red Bull é de 18 pontos. O caldo está começando a entornar para a turma de Christian Horner...
A Mercedes ainda é hegemônica, visto que já tem quase o dobro de pontos em relação à terceira colocada, a McLaren - e que tem o mesmo motor - e mais que o dobro, em relação à Ferrari. 

Muy bien! Já ensaiando o espanhol para o GP seguinte, fico por aqui. Na sexta, tentarei voltar com alguns pontinhos pré-GP da Espanha.
No mais, se há algo que não mencionei no post das tabelas, por favor, comentem!

Abraços afáveis e cuidem-se!!

Comentários

Mário Paz disse…
Algumas pontuações bem obvias mas "esquecidas" pela mídia:
1 - Max sentando a bota avança um "cadinho" o track limitesd...ERRO !
2 - Lewis abandona a pista, avança pela brita, perde o bico do carro no muro e engata uma interminável marcha ré..."Oi ? Quando???"
3 - Sério que o Max já ultrapassou o King três vezes em três provas !
4 - Segundo a mídia, Max "sentiu" no último GP...sentiu o que cara pálida, se essa condição de desafiante ao favorito lhe é conhecida desde o ano passado, e do retrasado e etc...
5 - Aguardando o Perez andar na frente do Bottas para ratificar a versão de que a Red Bull > Mercedes...lembrando que o Russel nem precisou de adaptação para sair voando no foguete prateado
Manu disse…
É isso aí, Mário! Eu tbm dei risada quando disserem que o Max "sentiu" no último GP. O pessoal deve pensar que somos bobos...
Sobre o seu ponto 5m também estou no aguardo. Ainda mais agora que estão comprando a fofoca de que Bottas seria substituído pelo Russell antes do fim da temporada. O indicativo é que a Mercedes estaria morrendo de medo de perder para a RBR e o Bottas, inferior demais. Ai, ai...

Abraços e obrigada pelos comentários, sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!