Temporada 2015 de F1: GP da China no Passado

Conforme tenho feito desde o começo da temporada, vamos dar uma espiada nos GPs chineses desde 2007? 

Grande Prêmio da China no Passado:




O grande prêmio chinês de 2007 foi a décima sexta corrida da temporada. 
Na corrida anterior (GP do Japão), Sebastian Vettel (STR) foi punido por uma colisão com Mark Webber (RBR), que foi revista e só teve uma reprimenda. Mesmo assim no treino oficial, foi punido com 5 posições a menos por ter atrapalhado volta de Heikki Kovalainen (Renault).
Na corrida, Vettel e Vitantonio Liuzzi marcaram os primeiros pontos da equipe Toro Rosso. Lewis Hamilton (McLaren) não marcou pontos pela segunda vez esse ano, deixando o companheiro (à época) Fernando Alonso e o "rival" Kimi Räikkönen (Ferrari) bem mais próximos dele. Foi também o último GP do piloto Alexander Wurz (da Williams), que decidiu se aposentar, e foi substituido na equipe pelo filho de Satoru Nakajima, o Kazuki Nakajima (boas lembranças hein???Rsrsrsrsrs...)
À esta altura do campeonato, faltando uma corrida, Hamilton somava 107 pontos, Alonso 103 e Räikkönen, 100.

Pole Position de 2007: Robert Kubica (BMW)
Vencedores de 2007: 1º Kimi Räikkönen (Ferrari), 2º Fernando Alonso (McLaren) e 3º Felipe Massa (Ferrari)




O GP da China de 2008 foi a etapa 17 da temporada, marcada por simples pole + volta rápida + vitória de Lewis Hamilton (McLaren).
Massivamente a frente, já no fim da temporada, Lewis marcava 94 pontos enquanto o rival do ano Felipe Massa (Ferrari), choramingava erros amargos com 87 pontos.

Pole Position de 2008: Lewis Hamilton (McLaren)
Vencedores de 2008: 1º Lewis Hamilton (McLaren), 2º Felipe Massa (Ferrari) e 3º Kimi Räikkönen (Ferrari)


Já em 2009 a coisa mudou de figura. China sediou o terceiro GP do ano, ficando pela primeira vez em abril e não em outubro. 
Marcou mais como a primeira vitória da equipe Red Bull e também a primeira vitória de Sebastian Vettel pela equipe - anteriormente ele venceu a corrida da Itália pela STR no ano anterior. 
A corrida começou com Safety Car devido as condições climáticas. Lá pela volta 9 é que houve uma relargada sem o carro de segurança.

Pole Position 2009: Sebastian Vettel (RBR)
Vencedores de 2009: 1º Sebastian Vettel (RBR), 2º Mark Webber (RBR) e 3º Jenson Button (Brawn GP)

 Em 2010, o GP da China foi a quarta etapa da temporada. Houve uma inversão boba, que percebi escrevendo esse "relembre": em 2009 Jenson venceu o campeonato, Vettel venceu o GP chinês, mas em 2010, Vettel venceu o campeonato e Button é que venceu o GP...
Já na McLaren, Button e Hamilton fizeram a primeira dobradinha inglesa - e que acabou sendo a primeira e única vitória de Button (da temporada) pela nova equipe. O GP também marca como os primeiros pontos do piloto russo, Vitaly Petrov (Renault)

Pole Position de 2010: Sebastian Vettel (RBR)
Vencedores de 2010: 1º Jenson Button (McLaren), 2º Lewis Hamilton (McLaren) e 3º Sebastian Vettel (RBR)

A terceira corrida da temporada. 
Lewis teve um problema com vazamento de combustível, resolução que foi feita à tempo para que o inglês largasse normalmente e não dos boxes. Vettel teve problemas no tal KERS (que mais falhava que funcionava) e perdeu posições para as duas McLarens de Lewis e Jenson logo na largada.

Pole Position de 2011: Sebastian Vettel (RBR)
Vencedores de 2011: 1º Lewis Hamilton (McLaren), 2º Sebastian Vettel (RBR) e 3º Mark Webber (RBR)

O GP chinês fixou-se então como terceira etapa do ano. Nada de especial aconteceu no GP de 2012, a não ser a primeira vitória da equipe Mercedes com Nico Rosberg que não só faz a pole position de 2012, como venceu com sábia administração do tempo em pista. Foi seguido por Button e Hamilton, ambos da McLaren - o fato de Button estar à frente de Hamilton, viria a ser um dos fatores que dizem ter ajudado na decisão da saída de Lewis da equipe.

Pole Position de 2012: Nico Rosberg (Mercedes)
Vencedores de 2012: 1º  Nico Rosberg (Mercedes), 2º Jenson Button (McLaren) e 3º Lewis Hamilton (McLaren)

Aliando-se ao momento de "evolução" da Mercedes, Lewis já havia migrado para a equipe, deixando a barra da saia de Ron Dennis. Ali em Shangai de 2013 ele fez a pole pelo time alemão que no ano anterior tinha vencido o GP pela primeira vez. Porém nem tudo era flores, e quem acabou sendo o piloto vencedor foi Alonso (Ferrari) seguido por Räikkönen (Lotus)

Pole Position de 2013: Lewis Hamilton (Mercedes)
Vencedores de 2013: 1º Fernando Alonso (Ferrari), 2º Kimi Räikkönen (Lotus) e 3º Lewis Hamilton (Mercedes)


Em 2014 a corrida foi a quarta etapa do calendário. Já havia uma hegemonia pairando sob a Mercedes, tanto que as poles variavam de Lewis para Nico e já condenavam ou dobradinha, ou ambos no pódio (uma mesmice que se estendeu até a 19º corrida). A vantagem é que essa foi uma das duas corridas em que Fernando Alonso conseguiu chegar ao pódio, um ano que a equipe Ferrari deveria se envergonhar (mas prefere culpar os outros pelo fracasso).

Pole Position de 2014:  Lewis Hamilton (Mercedes)
Vencedores de 2014: 1º Lewis Hamilton (Mercedes), 2º Nico Rosberg (Mercedes) e 3º Fernando Alonso (Ferrari)

E 2015? O que vocês acham que vai acontecer? Depois da Malásia, tivemos um ressurgimento interessante da Ferrari, se opondo à Mercedes com certa empolgação. Será que dá para sonhar com uma dobradinha Vettel + Kimi? Será que vem um GP de madrugada mais legalzinho à vista ou vão ser morno, quiçá, chato?

Abraços afáveis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!