sábado, 28 de março de 2015

Temporada de F1 2015: GP da Malásia no passado

Vamos revisar o GP da Malásia? (Se pergunta porque começo em 2007? Ver a justificativa no começo deste post aqui).

Grande Prêmio da Malásia no Passado:



O GP da Malásia em 2007 foi a segunda etapa disputada daquele ano.
Um dos nossos grandes pilotos brasileiros, Felipe Massa fez a pole position pela Ferrari, seguido de Fernando Alonso (McLaren) e Kimi Räikkönen (companheiro de Massa à época). Pole no sábado, mas no domingo não foi rei supremo da Malásia, não senhor. (Não anotei qual foi a desculpa da vez).

Pole de 2007: Felipe Massa (Ferrari)
Vencedores de 2007: 1º Fernando Alonso (McLaren), 2º Lewis Hamilton (McLaren) e 3º Kimi Räikkönen (Ferrari).




Já em 2008 a marca foram três pilotos de três equipes diferentes vencendo a corrida, sendo dois deles finlandeses (não desperdiçaram uma gota de champanhe!!).
Massa repetiu a pole mas terminou a corrida devido uma falha na suspensão.

Pole de 2008: Felipe Massa (Ferrari)
Vencedores de 2008: 1º Kimi Räikkönen (Ferrari), 2º Robert Kubica (BMW) e 3º Heikki Kovalainen (McLaren)




Em 2009 caiu o mundo de chuva lá em Sepang e a prova não atingiu nem o 75% do total previsto, ou seja, passou das duas horas de duração com um famoso pára e continua, pára e continua.
Nesse ano também, como sempre, foi a segunda prova da temporada e marcou especialmente para os fãs de Räikkönen e fãs espirituosos do automobilismo com a cena do finlandês já de bermuda e chinelos resgatando uma coca-cola no freezer da Ferrari para acompanhar um singelo picolé Magnum. (Esqueceu disso? Lembre aqui).

Pole de 2009: Jenson Button (Brawn GP)
Vencedores de 2009: 1º Jenson Button (Brawn GP), 2º Nick Heidfeld (BMW) e 3º Timo Glock (Toyota)


Diferentemente de outros anos, essa foi a terceira corrida da temporada - que marcava a saída de Kimi Räikkönen para seu ano no rali e a volta de Michael Schumacher, apresentando um grid com 4 campeões.
Com expectativa de chuva, havia um embate de todo fim de semana entre Schumacher e Alonso, que via imprensa, discutiam a obstrução proposital do alemão à passagem de Alonso no treino classificatório australiano.

Pole de 2010: Mark Webber (RBR)
Vencedores de 2010: 1º Sebastian Vettel (RBR), 2º Mark Webber (RBR), 3º Nico Rosberg (Mercedes GP)

Em 2011 tudo correu normalmente, como a segunda etapa da temporada. Marquei aqui algo como importante pois a FIA decidiu punir Lewis Hamilton por um ato que ele sempre fez repetidas vezes durante muitas ultrapassagens e que sempre me deu nos nervos: ele e Alonso foram punidos pós o término da corrida, o espanhol por ter causado a colisão com o inglês e Hamilton por ter - ao se defender da ultrapassagem - mudado a linha da trajetória mais de uma vez. Em resumo, ele fica sambando na frente das pessoas e enfim decidiram dar um alerta correto, além de irritante, é desonesto.

Pole de 2011: Sebastian Vettel (RBR)
Vencedores de 2011: 1º Sebastian Vettel (RBR), 2º Jenson Button (McLaren) e 3º Nick Heidfeld (BMW)

Em 2012, em momentos de Malásia, já se sabe que terá paradas por conta da maldita chuva. Para quem não é fã de automobilismo como nós pode achar que isso é sinônimo de emoção. Se você é brasileiro aviso: é complicado corrida de madrugada com um narrador e comentaristas dementes. Essa teve uma pausa, por conta das chuvas, os pilotos saiam dos carros, davam uns rolês e depois reiniciaram normalmente e esta terminou a tempo.
Ao fim da corrida, Pérez, piloto estreante mexicano da Sauber, teve a chance de disputar a primeira vitória dele nas voltas finais. Mas era contra Alonso que disputava e afoito acabou errado o que deu brecha para distância ainda maior do espanhol. (Ali então já tínhamos o primeiro indício do costume "afoitístico" de Sérgio Pérez... Mal sabíamos!!! Já até sei quem é o próximo... ¬¬')

Pole de 2012: Lewis Hamilton (McLaren)
Vencedores de 2012: 1º Fernando Alonso (Ferrari), 2º Sérgio Pérez (Sauber) e 3º Lewis Hamilton (McLaren)


O GP malaio de 2013 foi marcado única e exclusivamente pela polêmica entre os dois pilotos da RBR - o até então, tricampeão Sebastian Vettel e o australiano Mark Webber. Webber liderava, lá pelas tantas, quando Vettel pediu permissão via rádio para ultrapassá-lo, pedido que lhe foi negado. Mesmo assim, Vettel atacou e acirradamente tomou a posição de Webber que nervoso, lembrou no pré pódio, em frente às câmeras uma regra interna que era para prevalecer o direito do que estivesse à frente, de se manter à frente na corrida. A polêmica rendeu pano à manga, mas no fim a RBR acabou tomando partido para quem viria a ser seu tetra campeão: Vettel.

Pole de 2013: Sebastian Vettel (RBR)
Vencedores de 2013: 1º Sebastian Vettel (RBR), 2º Mark Webber (RBR) e 3º Lewis Hamilton (Mercedes)

E finalmente, ano passado:

A temporada de 2014 na F1 foi odiosa em quase todas as etapas.
Inclusive o GP da Malásia. Nem chuva, nem pausa, nem nadica de nada que anotei de bom.
Do jeito que se fez os 3 primeiros no treino classificatório, só teve troca de posições entre os alemães, na corrida: Sebastian Vettel (RBR) largou na segunda posição e chegou em terceiro, e Nico Rosberg (Mercedes) que largou em terceiro, fez dobradinha com o companheiro, em segundo.
Pole de 2014: Lewis Hamilton (Mercedes)
Vencedores de 2014: 1º Lewis Hamilton (Mercedes), 2º Nico Rosberg (Mercedes) e 3º Sebastian Vettel (RBR)


Atualização: Treino Classificatório GP da Malásia 2015

O que que deu? Chuva, pelo visto (Não assisti - estou "apertada com as costuras" rsrsrsrs...)
Eis os três primeiros do grid de domingo:


seguidos de 4º Daniel Ricciardo (RBR), 5º Daniil Kvyat (RBR), 6º Max Verstappen (STR), 7º Felipe Massa (Williams), 8º Romain Grosjean (Lotus), 9º Valtteri Bottas (Williams), 10º Marcus Ericsson (Sauber) - 11º Kimi Räikkönen (Ferrari), 12º Pastor Maldonado (Lotus), 13º Nico Hulkenberg (Force India), 14º Sérgio Pérez (Force India) 15º Carlos Sainz (STR), - 16º Felipe Nars (Sauber), 17º Jenson Button (McLaren), 18º Fernando Alonso (McLaren), 19º Roberto Merhi (Marussia) e 20º Will Stevens (Marussia)*
*Stevens - sem tempo.

Essa vai para quem assistiu ao treino: falaram muito do Nars na transmissão? Qual foi a grande desculpa dele por ter ficado depois do Q1 no box, e seu companheiro ainda ir ao Q3? #querosaber
E pergunta: chato né? Mercedes 1 e Mercedes 2... Já diria Mark Webber:


Ainda bem que estava dormindo. :D 

Boa corrida galera, até segunda. Abraços costumeiramente afáveis a todos!

Um comentário:

Ron Groo disse...

Esta corrida tem sido muito mais legal com o passar dos anos .