Para 2015

Espero que todos tenham passado um excelente Natal! Estamos todos bem, cheios e descansados? Digam que sim hehehehehe...

Para finalizar 2014 pretendo fazer um resumo do ano.
Minhas metas pelo fim do ano de 2013 eram claras, e urgentes: estudar, ganhar algum dinheiro, prestar o processo seletivo do mestrado e terminar meu curso de línguas. 
Dois deles, dependia exclusivamente de mim. E deram certo. Os outros dois mais ou menos. Explico porque.

As metas urgentes, era estudar para fazer um processo seletivo longo. O primeiro passo era fazer uma prova de inglês disponibilizada pela própria Universidade Federal de Uberlândia, do curso de Letras. Uma prova mal feita que não testa conhecimentos e sim, sua paciência: textos longos, de fácil assimilação. Mas os métodos de correção são ilógicos: não pode traduzir ao pé da letra, nem sair do texto. Fácil? Não tanto. Para uma pessoa sucinta como eu o resultado foi: as respostas curtas me levaram a reprovar ano passado, e nesse ano, não tive tempo para escrever as 'enormes' respostas. Conclusão: uma questão ficou incompleta, e eu passei raspando na média de corte.

Ok, se todos sabem que essa prova não mede o que você sabe, e que alguns mal sabem se apresentar no idioma nativo, que dirá no estrangeiro, mas estão lá fazendo seus cursos de mestres, a etapa seguinte era fazer a inscrição em setembro, no curso de História, apresentar projeto, esperar nota do projeto, ser convocado para prova em outubro, esperar nota da prova, ter currículo sob análise, esperar nota de currículo e ser convocado para a entrevista em novembro e aguardar a nota final. 
Ufa!... Não tanto pois tem mais em janeiro: a disputa de bolsas, que é por outro departamento. Mas aí é outro ano...

Enfim, apresentei a inscrição com muita documentação. Aceita, esperei que olhassem meu projeto. Ganhei nota máxima e fui convocada para a prova. Tirei uma nota boa, a quinta melhor geral, a melhor nota da minha linha de pesquisa. Ou seja, valeu todo meu esforço e empenho nos estudos durante o ano.
Já o currículo eu sabia que era fraco. E a entrevista, bem... Quando você encontra acadêmicos, ledo engano que você está em um lugar de grandes pessoas. O intelecto pode ser o que levou eles àquele patamar, mas para conhecer verdadeiramente um ser humano, dê poder a ele. Ali naquele caso, a mesquinharia, a ignorância e a soberba, me tiraram 1,5 ponto que me fizeram cair de terceira na linha, para quinto lugar. A minha nota de projeto e prova atingiu em cheio o ponto fraco dos orientados pela professora chefe da linha: eles não foram bem ou no projeto, ou na prova (ou nos dois) ela tratou de me desestabilizar na entrevista, para que os seus protegidos triunfassem. 
No que coube a mim, eu fiz. Assim, sigo para a disputa de bolsa, que ainda parece remota conseguir, em virtude dessa minha colocação na linha. Mas lá, o plano projeto e prova contam bastante e isso, eu fiz. 
Quem dera que tudo na vida fosse ganho por mérito...

Estudos e mestrado em mãos, concluí que meus planos deram certo. Se dediquei dias na montagem de um projeto de pesquisa e uma vasta leitura específica (que convenhamos, era bem chata!) para a prova, tive o meu mérito: uma aprovação no mestrado, antes das fases classificatórias - currículo e entrevista.
O resto agora, tem que ser o resto, caso contrário, eu vou remoer os atos daquela professora até o fim e só eu que vou perder nessa batalha.

Sobre o fim do meu curso de italiano, ele se arrasta a um bom tempo e não, não concluí. Nem tenho perspectiva que termine. Uma pena, afinal, queria logo o certificado, mesmo que eu não saiba bem o idioma. Simplesmente não é para mim falar e saber o tal italiano. Não aconteceu, simplesmente.
Na minha área o alemão é necessário e o francês mais útil. Mas... Alguma coisa deveria dar errado, não é?!

Não só isso, também não pude trabalhar. Escolas são difíceis. Uma dedicação nas instituições públicas me atrasariam os estudos. Nas particulares, poderia não ser justo e poderia não ser adequado para as máquinas de fazer alunos de vestibulares. Além disso, não consegui algumas poucas aulas porque não tinha "Quem Indica" suficiente. Mas consegui umas aulas particulares de inglês que, ainda não fosse na minha área, foi divertida e não me deixou zerada. Alguns livros foram comprados com essa remuneração sem depender de pai, mãe e irmãs. 

Dei continuidade e uma pausa para arrumar tudo, no meu curso de corte e costura, que pretendo voltar para só aumentar minha confiança no corte. 

Uma coisa que eu não contava para 2014 era a academia. Por indicação médica, um pedido de esporte no meu dia-a-dia foi feito depois de exames rápidos. Nada alarmante, só que eu precisava criar resistência física... Bem, meus pais levaram a sério e em algumas semanas eu estava enfiada em um academia fazendo ginástica. ¬¬'
Não aumentei uma grama desde fevereiro. Mas evoluí em termos de pesos e resistências. Não sinto mais tanta preguiça e por incrível que pareça, adquiri mais disposição mesmo. 
Sejamos sinceros: musculação é um saco. Não vejo a hora de ver um jeito de fazer uma atividade mais dinâmica e menos "boring".

E 2014 passou muito rápido. Não vejo razão para todos pedirem para que o ano termine logo. Não fizemos nada! Eu contei pelo esportes: em fevereiro teve Super Bowl e fiquei órfã de esportes legais até a temporada começar de novo em setembro. Em março a F1 voltou mais chata que nunca, horrível até dizer chega e nem vi as corridas passarem, porque de tão chatas, nem tempo para odiá-las tive. Teve Copa do Mundo, que foi triunfal pra mim, mas rápida que deixou saudades. No fim, o gasto com o evento nos fez ficar mais infelizes. Depois vieram as eleições, as mais ridículas 'ever'.
Agora com mais governo PT a gente vê que foi um péssima escolha, de verdade: agradeça a seu amigo que votou no partido pelas infelicidades que estão por vir nos 4 anos que se aproximam. Não arrependo de ter anulado meu voto. Mas olho torto para aqueles que fizeram discursos defensores desse partido e agora não fala mais nada com as escolhas de ministros, aumento de preços, e afins... (E aviso, faria as mesmas reclamações se Aécio estivesse 'vencido'...)

O que quero para 2015: que meu mestrado seja produtivo na medida do possível. Que todos a minha volta e que fazem parte da minha vida tenham saúde e muitas alegrias. 

*Desejo a todos um ano excelente, que todos os planos de vocês se concretizem: quem procura novo emprego, novo curso, novo investimento, que dê mais que certo. Para quem vai casar, ter filhos, comprar uma casa nova, se mudar... Que tudo seja ótimo para todos nós!*

Volto no ano que vem, possivelmente no aniversário do blog. ;)
Abraços mega ano-novísticos afáveis!!!!

Comentários

Ron Groo disse…
Que o ano que vem seja maravilhoso e repleto de tudo aquilo que este não teve, só pra ficar melhor rs.
Manu disse…
Para todos nós, Ron Groo! \o/

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!