Em Spa!!

Existem coisas que valem a pena. Em uma temporada que já se consolida como uma das mais sem graça dos últimos 10 anos, Spa dá o ar da graça com aquele ar de que ainda dá para ser bom.
A corrida foi sem grandes emoções a flor da pele, mas o rodízio de posições favoreceu uma ponta de esperança e emoção. Esperança de que Räikkönen voltasse ao pódio pelo menos uma vez esse ano e de que a alguém da Mercedes se ferrasse. A primeira premissa foi para as cucuias e depois comento sobre. A segunda, posso dizer que ainda bem que foi Hamilton o prejudicado.

Vamos à Mercedes então, se me permitem palpitar. Estes, são uns babacas de mão cheia. Os piores, perdendo apenas para os estúpidos ferraristas. Contrataram um piloto de personalidade medíocre, que fala todos o tipo de abobrinhas possíveis nos microfones abertos a ele. Enquanto eles tem do outro lado, um cara de personalidade muito mais centrada e - pode até não ser o maior piloto do mundo, mas procura ser pelo menos um cara focado - com talento. Tanto é que mesmo com alguns impasses fez uma senhora corrida ontem. 
Passado um dia, a gente olha a situação com outros olhos. Rosberg e Hamilton se tocaram num lance super normal de corrida. O inglês desatou a dizer que foi proposital. A equipe, parece estar ao seu lado.

Lewis Hamilton sempre sai falando que há algo contra si. Ao contrário do nosso conterrâneo Massa, ele extrapola os limites das justificativas. Massa dá desculpas que nos faz rir em 90% delas, porque são, ou infundadas ou simplesmente toscas. Hamilton vai além: ele provoca pelo lado da mentira, do cinismo e até da sua cor de pele (muito digno viu, amigão?!) para buscar razões por sua instabilidade ou erro.
Atitudes assim tem a reação da raiva e o limite do bom senso não me permite nem rir de suas declarações. Nem cinicamente como ele sempre faz. Mas isso é uma questão de opinião. Ele foi um idiota com o Alonso em 2007, mimado sempre, polêmico e algumas vezes eu diria que é até bipolar - o que deveria ser avaliado o quanto antes, embora agora com a fama em alto grau, já estava meio caminho perdido e em 2008 como campeão mundial, desandou de vez. Deram asa para cobra.

A equipe Mercedes já escancarou a sua fragilidade que eu já percebia desde a segunda corrida desse ano. Não me enganaram em nenhum momento que deixariam que os dois resolvessem sua rivalidade na pista. Balela: pra mim, se não escapasse brigas entre os dois nos microfones (bem corajoso, diga-se de passagem não é?) Hamilton venceria Abu Dhabi com 50 pontos a mais e ia se consagrar bicampeão sem ter feito uma mísera corrida bonita.
Eu somo coisas: Hamilton saiu da McLaren que era uma mãe para ele provocando erros primários (esqueceram daquela divulgação da telemetria no Twitter?). Caiu fora da casa com um contrato na Mercedes que não vale. Ele recebe o mesmo tanto que Alonso, Kimi e Vettel (corrijam-me se estiver errada). Me desculpem, por mais que seja dinheiro a rodo, estes merecem. Lewis não. Porque então a equipe seria babaca em contratar esse cara que é relativamente caro para ela, para ele ter que sofrer para segurar seu posto contra um que nem é campeão mundial? Privilégios eram basicamente previsíveis. Injustos, mas previsíveis.

A cordialidade do Rosberg tinha que parar. Vencer e ser afável com mecânicos e imprensa deveria ter fim, devia existir firmeza dentro e fora das pistas para garantir a que veio.
Isso não aconteceu até ontem, e agora fala-se em maldade proposital por ter batido no companheiro de equipe. Ele pediu para passar na corrida da Hungria, inclusive lutou pra isso, Hamilton recebeu ordens de cima e o que o inglês fez?? ...
Se não puseram a pratos limpos que o que tivesse na frente do campeonato teria prioridade pois poderia ser um desastre caso os rivais se aproximassem, menos um ponto para essa administração.
Se fosse o contrário, Rosberg já tinha aceitado a decisão e Hamilton tinha passado sem esforço e dado seus pulinhos pretensiosos naquele maldito pódio.
Por isso eu digo que Rosberg deveria ter mostrado firmeza desde o princípio. Bonzinhos, educados, certos e completamente focados, só se ferram. O mundo é um enorme Guerra dos Tronos - só os ruins se safam. Quem assiste a série como eu sabe: todo personagem justo que ficou por um momento soberbo, ou teve um pecado, foi abatido. Para quem não assiste tenho uma frase que até hoje nunca vi falhar: a corda arrebenta sempre do lado mais fraco.
E nessa piada sem graça, a F1 acaba por perder sua magia totalmente.
Deixem que briguem, falem mal um do outro, mas deixem que façam as coisas. Não os molde como um Luke Skywalker e outro como Darth Vader, sendo que em todos (eu escrevi TODOS) os casos, é relativo esse pensamento. Eu sou Team Rosberg enquanto há o Team Hamilton por aí e problema se alguém está certo. O importante é ter argumentos, fatos e se sentir ao menos sincero com o que sente sobre essas coisas. Afinal esporte é entretenimento, e quem deve levar de fato à sério é quem compete. A nós cabemos apenas escolher aquilo que mais nos agrada.

À parte, foi uma boa corrida e também, por consequência houveram boas coisas nessa temporada. E é por isso, que seja uma pena que entre os 22 apareçam caras que detonem todo o processo da boa diversão assim. E mais ainda porque a dinheirada que rola, transforma as pessoas do meio em seres intragáveis. 
Porém ainda bem que há os dois lados da pilha. Se há os negativos, há os positivos. Rosberg é um deles. Que ele vença esse ano e demonstre um sutil sorriso de justiça em virtude de todos os processos até aqui. E ontem, apesar de alguns problemas aqui e ali, esteve em segundo e abriu vantagem sobre o mimimi Hamilton.
O outro positivo é Ricciardo. O garoto de 200 dentes abriu sorrisos novamente no pódio e em primeiro. Deixou de lado que foi só fogo de palha ter vencido na Austrália no começo da temporada. Venceu em Spa! \o/ Se a Mercedes deixar Rosberg e Hamilton se digladiarem fácil, e se desde o começo a RBR tivesse bem, o beneficiado de tudo, seria ele. Olha que beleza a disputa leve que ele tem feito em todas corridas! É pedir muito, será?
E o terceiro era - até a volta 41 - para ser um finlandês, o da Ferrari. Da 41 em diante acabou sendo o da Williams. Uma pena que Kimi não pode segurar Bottas faltando míseras 3 voltas. Seria "bão" ver Kimi Father no pódio, depois de quanto tempo?... Até perdi a noção! *Valeu Lotus e Ferrari! Eternamente grata #sóquenão*
Porém, o marasmo era tão grande na Ferrari que quarto lugar é comemoração, não é? É esse o Kimi que conhecemos e aprendemos a gostar, então dá para ficar feliz. Mais ainda que a Williams que o ultrapassou era do Bottas e não do Massa. 
By the way, que pneu mais violento esse que não deixou o Massa se virar hein? "Carro andava para trás", em suas palavras... É isso!! Pirelli desafiando leis da física com apenas um pedaço de borracha! (Falem se não dá para rir de uma bobagem dessa!)
Concordo que pode ter ficado em uma parte que não facilitava desempenho, mas... bem... depois que tiraram também não houve nenhuma evolução, né fofinho? Achava que você era milagroso... ¬¬'
Mas o que dizer não é? Só basta rir. Vamos só contar quantas vezes Bottas foi no pódio: um terceiro na Áustria seguido de dois segundos na Inglaterra e na Alemanha e agora um terceiro na Bélgica. E o Massa? *Abre a mão e começa a contar nos dedos*... *pensando*


Nenhum pódio até o momento. Por isso, perdoo o Bottas por ter tirado o pódio do Kimi, mesmo à 3 voltas para o fim. Tudo bem, era inevitável, rsrsrsrsrsrs... Dá-lhe Bichinho de Goiaba! \o/

Até amanhã com as fotos do GP.
Abraços afáveis!

Comentários

Ron Groo disse…
Pô! Chamou o Augustus Gloop de bichinho de goiaba? ahahahahahaha

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!