Comentando notícias da F1

Voltando a rotina normal, vamos ao que interessa:. Comentar algumas notícias sobre a F1:

FIA muda regulamento sobre difusor de ar (Fonte: Tazio)

De acordo com a revista inglesa “Autosport”, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) enviou um comunicado aos times com o objetivo de controlar o fluxo contínuo de ar nos difusores.
Nesta temporada, o item está entre os principais componentes do carro quando as equipes pensam sobre ganhos de performance. A maioria dos times do grid tem trabalhado neste aspecto técnico para ganhar o máximo desempenho possível.
Recentemente, a equipe McLaren afirmou que viu no fluxo de ar contínuo através dos difusores o segredo para a vantagem que a Red Bull tem sobre as outras equipes.
A questão que causou controvérsia é que os times vêm fazendo com que o ar corra através dos difusores mesmo quando os pilotos não estão acelerando. Isso faz com que os carros tenham um melhor desempenho aerodinâmico.
Em comunicado, a FIA estabelece que os times podem usar somente 10% da total capacidade de aceleração dos carros enquanto os pilotos não aceleram. Atualmente, há equipes utilizando 90% dessa capacidade de aceleração.
A FIA justifica o comunicado dizendo que a aceleração, enquanto os carros estão reduzindo, só é permitida para ajudar numa futura recuperação de torque dos motores e não para melhorar o desempenho aerodinâmico.
O documento estabelece também que qualquer time que não seguir as determinações estará violando o artigo 3.15 das regulações técnicas, que se refere a inovações aerodinâmicas.
Ross Brawn, diretor técnico da Mercedes, falou sobre o impacto que o comunicado terá sobre as equipes.

“A regra irá afetar todos os times e ela vem para fazer com que a gente não escute mais ninguém falando sobre isso. Os times estiveram desenvolvendo o mapeamento dos motores para conseguir a maior vantagem no fluxo saindo dos difusores. Agora, a FIA quer nos empurrar para uma direção diferente e acontecerão muitas mudanças.”
“Eu não tenho nenhuma ideia sobre o que acontecerá, mas isso irá fazer com que todos os times mudem sua perspectiva sobre como estão desenvolvendo os motores”, disse Brawn.
Christian Horner, chefe da equipe Red Bull, também falou à publicação inglesa sobre o comunicado: "Haverá consequências sobre todos os times que estão utilizando isso. Acho que 90% do grid está utilizando os difusores com fluxo de ar constante. Isso não começou este ano, mas no ano passado. Em Barcelona veremos as conseqüências”.

Mais uma bela dor de cabeça senhoras e senhores! Diria que, na verdade, o momento é de um belo porre e só na Espanha (corrida que acontecerá nesse fim de semana) saberemos a que grau será a ressaca.

Empresário: "Sutil fará de tudo para limpar seu nome" (Fonte: Tazio)


Manfred Zimmermann, empresário de Adrian Sutil, afirmou que o alemão fará de tudo para limpar seu nome caso seja, de fato, processado por Eric Lux, acionista da Lotus Renault.
O piloto da Force India e Lux, vice-presidente do Genii Capital (grupo que detém as ações do time de Enstone) se envolveram em uma confusão em uma boate de Xangai na noite após o GP da China, no mês passado.
Na ocasião, Sutil teria atingido Lux com um copo, o que teria causado um sangramento no dirigente devido a um corte em seu pescoço. Mesmo que o alemão tenha pedido desculpas públicas, o empresário declarou, nesta segunda-feira, que pretende entrar na justiça contra o piloto da Force India.
Em resposta às intenções de Lux, o empresário de Sutil emitiu um comunicado onde afirma que o piloto não medirá esforços para esclarecer sua posição na polêmica.
"Tendo em vista o recente comunicado emitido em nome do senhor Eric Lux, chegou ao nosso conhecimento que ele pretende apresentar uma queixa criminal contra o senhor Adrian Sutil a respeito de um incidente que aconteceu após o GP da China", diz o documento.
"Adrian já explicou que suas ações resultaram em uma lesão acidental no senhor Lux e pediu desculpas por seu envolvimento neste caso lamentável. Caso o senhor Lux prossiga com a denúncia, Adrian usará todos os meios disponíveis para esclarecer sua posição e para limpar seu nome."
"No entanto, nenhum comentário adicional será feito sobre o assunto, já que Adrian continua a concentrar-se nas próximas corridas, em Barcelona e Mônaco."

Não tenho dúvidas senhor Zimmermann, que Sutil tentará de todas as formas maquiar o que for preciso para sair ileso da confusão.
Para quem não tomou conhecimento do "bafão", Sutil desceu das tamancas  e atingiu - segundo ele, acidentalmente - Eric Lux, numa festinha acaloradíssima em Xangai, com um copo e cortou o pescoço do tal. Na festa estava também seu amigo de fé e irmão camarada Lewis Hamilton, mas o inglês não está envolvido na confusão. Lux (não o sabonete, por favor) promete levar o fato à justiça, querendo uma indenização gordinha o suficiente para essa que vos escreve comprar um carro, uma casa para mim todos daqui de casa e ainda sobrar um tantão para visitar a Europa.
Não pára por aí, numa das reportagens da Folha Online a respeito do fato, advogados de Lux estariam sugerindo inclusive um processo contra Adrian Sutil que levaria a esse perder sua licença... "Depois dos fatos ocorridos em Xangai, no dia 17 abril, e depois de ter feito um dossiê sobre o caso, o senhor Eric Lux decidiu denunciar o senhor Adrian Sutil por socos e lesões voluntárias", anunciou a advogada Marc Henzelin.
Adrian pediu desculpas publicamente e ninguém sabe ao certo qual a razão, muito menos os detalhes do barraco. Como na reportagem acima, o empresário do alemão diz que o mesmo está focado na corrida que está por vir.
Com tudo isso eu pensei algumas coisas e abro parênteses tipo Nelson Rubens para o fato. Concordo que há situações em que ficamos tão atcados que as coisas que mais queremos fazer é gritar: "eu vou te processar, seufilhoda...". Um corte no pescoço, alguns pontos.Primeiro, precisou de um motivo para acontecer. Sutil fala em acidente. Acidente acontece se o copo estourasse e involuntariamente voasse no pescoço de Lux. Mas rolou socos, como o vítima relata em dossiê. Para tudo isso dever ter um motivo. O processo então, se rolar, vai ter fatos que comprovem o ocorrido. Se Lux vencer em alguma das medidas, nem adianta Sutil querer limpar o nome. Vai ficar com fama de barraqueiro.

Eu acho Sutil, uma criaturinha suspeita e isso não é brincadeira, mas a minha versão do fato é: Pode ser que Lux tenha gritado "Bicha" e Sutil rebateu com a célebre frase de Vera Verão; "Bicha não, sou uma quase mulher!" e a pancadaria começou.
Mas é um capítulo cômico que vamos acompanhar. Fico pensando que se fosse Kimi Räikkönen ou Fernando Alonso teríamos tantos comentários deploráveis na internet, piadinhas desconcotroladas, e de Sutil ainda não vi uma sequer. Abro a porteira, então... ^^

Ferrari já estaria pensando na temporada de 2012 (Fonte: Tazio)

Segundo a revista italiana “Autosprint”, a Ferrari já estaria planejando algumas modificações para a próxima temporada.
A matéria explica que a equipe italiana teve problemas com aerodinâmica do seu atual carro e alguns integrantes do equipe podem sair. O time já admitiu nas últimas semanas que uma falha no túnel de vento teria sido o motivo.
Porém, uma fonte da publicação, um ex-integrante do time, aponta que o problema não deve ter sido este, mas sim, a escala dos pneus Pirelli usada no túnel de vento e uma abordagem diferente no trabalho que não teria dado certo.
“Acho que eles tentaram usar um fluxo [de ar] em curva para simular as curvas, o que é uma tarefa muito difícil”, afirmou.
Aldo Costa, diretor técnico da Ferrari, explicou que é normal acontecerem falhas no túnel de vento e que isso será investigado pela equipe.
“Não é anormal ter um problema no túnel de vento. Infelizmente, quando acontece conosco chama muita atenção. Nós tivemos que revisar algo no túnel. Não quero ser mais específico que isso”, disse o dirigente.

Déjà vu? Sim, vimos isso ano passado em 2010, e em 2009, e em 2008... Pensam antecipadamente, mas nada acontece no ano seguinte. O que fazem? Não perceberam ainda que todo o trabalho não está sendo suficiente? Cabeças realmente precisam rolar naquela equipe, mas não será aqueles que necessariamente vão cair fora, de fato.

Chega de acidez. Amanhã tem mais.
Abraços afáveis!

Comentários

Ron Groo disse…
Este "fará tudo para limpar seu nome" então quer dizer que podemos esperar que ele apareça com uma namorada? Tipo o Luan Santana?
Unknown disse…
kkkkkkkkk...
Sim, Groo, vai aparecer a sua namorada e pode ser mesmo o "nosso" sertanejo vesguinho e suspeitíssimo.
Se não ele algum dos carinhas do Restart tbm vale. xD

Abs!
Fernando Kesnault disse…
Hi Manu....a p a r e c i......um grande beijo e abraço a ti....qto. ao Sutil deve ter sido o que vc. falou mesmo...ele ficou "atacado" (já viu que todas as bi...são assim...)..
O que não podia era ele ter feito o que fez com um copo (cortar o cara) então tem mesmo que responder um processo penal e depois cível (este sim com um adendo de indenização). Não se pode usar um objeto perfurante contra as pessoas e na pista ele tá muito ruim...precisa melhorar para ser como ele era antes.

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!