Sem dar asa para polêmica

Olá pessoas!
Sei que deveria postar algo sobre o GP da China mas contratempos conprometeram minhas idéias de post "comentário pós corrida".
No fim de semana pedi à minha amiga Mariana (que já apareceu aqui dando entrevista, e é torcedora do Felipe Massa) para que ela fizesse um comentário sobre uma reportagem que eu colocaria aqui.
Pois bem. De antemão gostaria de dizer que mesmo não gostando muito do Felipe, fiz porque acho necessário a participação daqueles que outrora também deram entrevistas e deram as caras por aqui.
Como não sou dona da verdade, busco as mais diversas opiniões sob os mais diversos aspectos, situações e pilotos na F-1. E além do mais Mari é uma pessoa formidável, e nossas conversas sobre F-1 são divertidíssimas, mesmo que torçamos por pessoas diferentes.
Ao que interessa - a reportagem da Folha Online (notícia do dia 16/04):


Já virou quase uma rotina. Desde que assumiu o posto de titular da Ferrari, em 2006, entra ano e sai ano, Felipe Massa invariavelmente se vê respondendo a perguntas sobre sua exclusão da equipe ou a chegada de um novo piloto para sua vaga.
Desta vez, seu potencial substituto seria o polonês Robert Kubica, da Renault, amigo de Fernando Alonso.
Mas, em vez de se importar com as insistentes perguntas em Xangai, Massa acha graça e diz que já negocia um novo acordo com o time para quando terminar o atual, no fim deste ano.
"Já ouvi muito isso. O Valentino [Rossi, da MotoGP] já foi colocado no meu lugar, depois foi o [Sebastian] Vettel, o Fernando [Alonso]", enumerou o brasileiro.
Segundo o ferrarista, as negociações para um novo acerto começaram em 2009.
Presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo disse que é muito cedo para especulações. Kubica, que se diz bastante satisfeito na Renault, afirma que não há nada de concreto com a Ferrari. 

Comentário de Mariana como torcedora de Felipe:

"Como fã acompanhei as notícias que saíram sobre a possível renovação de contrato do Felipe com a Ferrari. Primeiro li que Stefano Domenicali chefe da equipe, elogiava a evolução do piloto na F-1 e que não renovaria com ele por menos de 12 meses, que poderia ser de até 3 temporadas o contrato.
Nem preciso dizer que fiquei felicíssima com a notícia. Mas como alegria de pobre dura pouco (e muito pouco!) no começo dessa semana (dia 15/04) Felipe tratou logo de “botar panos quentes” dizendo que no momento só se preocupa em lutar pelo título. E mais... que desde o ano passado (antes do acidente) já conversava para renovar o contrato e que agora voltaram a falar sobre o assunto.
Bom... parece mesmo que Felipe está bem tranqüilo quanto sua permanência na Ferrari.Agora é esperar a  novela da Renovação de Contrato terminar! E que só terá fim no meio do ano mais precisamente no Grande Premio da Itália, que é quando a Ferrari anuncia os próximos pilotos para a próxima temporada.
Até lá, haja paciência viu?!"

A minha pertinência é a seguinte: muito se comenta sobre isso. Galvão Bueno, torcedor (e não narrador) e amigo pessoal de Felipe tratou logo de noticiar tal fato de contrato na Ferrari no GP da Malásia, após saber de uma suposta reportagem (que segundo ele viria da imprensa espanhola e para quem acompanha o blog Octeto Racing Team, sabe que a Tati informou que a notícia veio da França, ou seja, um país "neutro", por assim dizer) que Robert Kubica, por ser amigo de Fernando Alonso estaria se encaminhando para a Ferrari. Mas o pequeno notável Massa teria as folhas do contrato na mão bastando sua humilde assinatura. O que já não é bem assim. 
E mesmo que fosse! Kimi Räikkönen tinha um contrato que foi rompido antes do tempo. No caso um contrato não anda sendo algo tão valorizado assim.
A questão é: em que etapa da temporada estamos mesmo? Ah, até esse momento, caminhando para o GP da China, que finito nesse último fim de semana veio à tona outra polêmica: a do "probleminha" entre Alonso e Massa na entrada dos boxes num dos pit-stops.
Minha mera inocência não viu nada de mais numa situação como aquela. Mas alí estavam em jogo Alonso e Massa, ambos da Ferrari. Eu já sabia que viria uma nova polêmica. 
Com que intuito?
Promoção? Propaganda? Exaltação? Ou sadismo?
Eu voto no sadismo seguido da expressão "caçar pêlo em ovo". Sadismo sim, porque eu nunca vi uma imprensa como a nossa ( e talvez a espanhola também e porque não a italiana, apesar de não poder falar muito sobre as duas devido ao fato de não acompanhar mesmo intensamente ambas) gostar tanto de um "fuá". Mesmo com a justificativa de diretor de equipe bem como um "tudo bem" oníssono de ambos os envolvidos, parece que não foi o suficiente.
Não há necessidade de tudo isso. Na realidade, só eu sei o quanto sofri acerca da balela do "sái Kimi e vem Alonso". Críticas intensas e ferrenhas altamente desnecessárias sobre a índole do piloto finlandês foi posta em cheque. Tudo que poderia ser ameno, virou algo como uma novela das oito da Globo sem direito a dancinha indiana.
Corriqueiro o evento. Eu sei admitir isso. Queriam disputa, emoção, pilotos botando par quebrar (as vezes literalmente) para conseguirem melhores posições e correndo (sim, correndo) atrás do prejuízo quando largam mal? O que estamos vendo?????
Limpo ou não, Lewis Hamilton foi extremamente afoito quando disputou com Vettel nos boxes, levou uma simples advertência (porque com Lewis sempre fica só na advertência?) e cadê polêmica nisso? Nada. "Puf" aconteceu e "puf" mudamos de assunto.
Estamos na quarta etapa da temporada. Essas especulações são tão superficiais... Não sabem que o que vale é o "agora" da próxima corrida,  o imediato, o que dá para fazer aqui e alé no carro para melhorar... Mas não. Sempre querem saber como será a próxima temporada antes da última terminar. Projetam, mas projetam errado! Deveriam pensar em quem pode, deve, deveria, poderia vencer essa temporada de agora e que a temporada que vem, é a outra nota da música.
Eu concordo que os holofotes estão sobre os dois F's - Felipe e Fernando. Mas para quê gastar o assunto numa bobagem que não casou danos e além de tudo, dificilmente terá algum impacto no campeonato?
Se assim for, porque assitimos F-1 e não - como já disse - uma novela das oito?
Deixem seus recados.
Abraços afáveis!

PS: Obrigada Mari! Valeu mesmo!

Comentários

Ron Groo disse…
Longe de querer detonar o Felipe, não tenho esta gana com ele.
Mas, se fosse um piloto com mais sangue nas veias (tipo Hamilton)e mesmo sendo duas Ferraris, o asturiano safado estaria fora da corrida.

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!