Tabelas da Décima Segunda Etapa da Temporada 2021 (E pitacos sobre Holanda)

Uma das coisas que o GP belga entregou de bom foi a montagem das tabelas. Foi mais fácil e mais rápido atualizá-las. (Eu só não postei mais cedo por conta de compromissos acadêmicos).

Não tivemos a "perfumaria" do piloto do dia, embora, poderiam ter dado ao Sebastian Vettel por ser quem ele é. Um cara que vai falar com diretor sobre segurança deveria ter uma "estáltua", como diz o outro. 
Mas eu esqueço que a "serpentina"  o "confete" são só para exaltar um tipo seleto. Nem tivemos volta rápida!!! Pelo menos, não oficializada. Não sei porque raios, no domingo o reloginho roxo apareceu do lado do nome de Nikita Mazepin (arrancando sorrisos do piloto no box da Haas, depois que decidiram cancelar a corrida), mas, oficialmente, não temos nada disso discriminado no site oficial da Fórmula 1. Porque será, né?

Enfim. Aqui vai o placar da classificação:

Voltaram das férias agindo de modo comum: Lewis Hamilton à frente de Valtteri  Bottas, na Mercedes.

Max Verstappen 11 a 1 em relação à Sérgio Pérez.
Aproveitamos o ensejo: O mexicano teve contrato renovado com a
Red Bull, ainda devendo em performance e sacramentou isso fazendo bobagem antes da "corrida-não-corrida". Com certeza as condições da pista não eram favoráveis, mas ele foi o único a escapar/escorregar na ida para o grid. O prejuízo foi maior, pois toda a equipe de mecânicos precisaram arrumar o carro a tempo para ir para a corrida, caso a chuva parasse. Em vão, pois o aguaceiro não deu trégua. 

Lando Norris desta vez ficou bem atrás de Daniel Ricciardo na classificação. Não teria sido assim em condições normais de pista (isto é, seca), possivelmente. No entanto, o sábado dos pilotos da McLaren terminou com um "respiro" para o australiano e um "sustão" para Norris, que acabou batendo forte depois que a chuva aumentou no início do Q3.
Era para ele estar lá? Não. Mas a direção de prova liberou os carros sem vistoria, e deu no que deu. Por conta disso também, faltou pulso firme no domingo para cancelar a corrida em prol da segurança o mais rápido possível.

Charles Leclerc chegou a passar para o  Q3, mas Carlos Sainz, não. A situação na Ferrari ainda é, apesar do 9 a 3, equilibrada, não se enganem.

Na Aston Martin, contaram mais uma vez com uma boa performance do Vettel. Lance Stroll ficou novamente a dever. Há quem diga que o rapaz evoluiu e que na F1 sempre houve pilotos medianos. É complicado, mas a pensar no tanto que essa vaga poderia ser melhor aproveitada por outros, fica difícil sair na defesa.

Sejamos bem sinceros? Esteban Ocon e Fernando Alonso pareados no placar interno de classificações, na Alpine, é coisa que ninguém imaginava no começo da temporada, certo?
Não paguei língua ainda, em relação ao francês. Mas não acredito que irá acontecer tão já.

Os casos 12 a 0 da Alpha Tauri e da Williams, não surpreendem. Pierre Gasly tem muito mais experiência (e talvez, paciência) que Yuki Tsunoda. Se releva seus erros também, pois o mini piloto japonês é rookie. Dá-se um desconto. 
Agora, Nicholas Latifi pode ser gente boa e tal, mas não é de encher os olhos. De modo prático, não serve para a vaga, mas também, não compromete. 

Comparar dois rookies é difícil. Ainda mais, o caso da Haas. Mas tenho aqui uma ficha,de antes do GP da Bélgica, que queria ter copiado e feito com as demais duplas, nas férias. No entanto, não consegui tempo nem ideias para montar no computador. 

Essa ficha elucida algumas coisas, mas também não é estanque. Analisar os caras, numa Haas, e ainda, com o entendimento que se tem, sobre a vida pessoal e moral de Mazepin, entra numa seara tão complexa que é melhor mesmo, deixar para lá, e se ancorar apenas nos números. Nisso, Mick Schumacher é superior, mesmo.

Por fim, mas não menos importante: Kimi Räikkönen perdeu mais uma vez para Antonio Giovinazzi na Alfa Romeo. A despeito do que foi dito na transmissão brasileira, Kimi não caminhava para um fim de carreira melancólico, nem está (estava) desmotivado. Ele vinha tendo problemas nos freios desde os treinos livres de sexta. No TL3, não teve tempo hábil para estar na pista e acertar os pontos, nem a equipe conseguiu o set up ideal para o finlandês fazer uma classificação decente. Além disso, as condições da pista não eram boas. 

Tudo bem que agora a gente sabe que ele já tinha decidido que esse era o último ano dele na categoria e tal, mas é aquela coisa: quando é um Kimi da vida é "desmotivado", quando é outro aí, ele "só está sentindo a pista". Desnecessário comentário, e pouco inteligente - como muitos da equipe Band.

Não houve corrida, como já sabem.
Houve duas voltas (e eram para ser três) atrás do Safety Car e deram metade dos pontos contando o esforço da classificação, como prêmio de consolação, para os 10 primeiros. 

As mudanças do sábado para o grid, e os ajustes de domingo:

► Por conta da troca não programada da caixa de câmbio, Norris perdeu 5 posições. 
► Duas punições de 5 posições para Bottas (*) e Stroll (*) também foram aplicadas por terem provocado colisões na rodada anterior. 
► Pérez bateu na volta de apresentação, então, perdeu a sétima colocação, que ficou vaga. Com a bandeira vermelha, consertaram o seu carro e foi dada a permissão para largar do pitlane.
► Kimi trocou partes do carro, e era o último na fila indiana das voltas desfile, penúltimo no geral, por conta de Pérez.
► E ainda tínhamos uma punição pós corrida para o Stroll (*): 10 segundos acrescidos no tempo final por uma mudança na asa traseira durante a bandeira vermelha.

Foi isso? Sim, foi.

O que temos o campeonato até então, para já focarmos no GP da Holanda, que teve seus treinos livres hoje, pela manhã, aqui no Brasil-il-il?


No campeonato de construtores, apenas uma mudança.

A Mercedes manteve vantagem: lembrando que marcou pontos só com seus pilotos principais. São 7 pontos de vantagem e Holanda pode (em tese) ser o divisor de águas, nesse sentido.

A McLaren voltou a terceira colocação com os pontos do Ricciardo. A vantagem para a Ferrari ainda segue pequena e longe de ser segura: 3.5 pontos.

A mesma situação na Alpine, que saiu de 77 pontos para 80, também marcando metade dos pontos somente com Ocon. A Alpha Tauri, com Gasly somou mais 4 pontos e a Aston Martin contou com o quinto lugar do Vettel, para ter mais 5 pontinhos. 

A Williams se deu muito bem com a "voltaça" do George Russell no sábado. O garoto ganhou seu primeiro pódio e troféu em condições super adversas, mas dobrou os pontos da equipe: 10 para 20.

A Alfa Romeo e a Haas permaneceram estagnadas com 3 e 0 pontos, respectivamente.


Lewis segue em vantagem, como disse que aconteceria em algum momento desse post aqui. Com a vitória do Max, a vantagem caiu de 8 para 3 pontos, mas ainda assim, é super previsível. 

Norris, Bottas e Pérez permaneceram exatamente com os mesmos pontos e posições da Hungria. 

Sainz ganhou 0.5 ponto a mais e Leclerc somou mais 2. A diferença entre eles é de 1.5.

Ricciardo saiu da nona posição para oitava, somando 6 pontos. Assim, Gasly caiu para nono e tem 2 pontos em desvantagem para o australiano. 

Ocon saiu dos 39 pontos para os 42. Distanciou-se um pouco mais do Alonso, que já era o 11º e que manteve os 38 pontos.


Vettel manteve a 12º colocação geral, somando mais 5 pontos aos seus 30 desde Silverstone. (E pensar que se não tivesse sido punido na Hungria, estaria com 47 pontos e no top 10...)

Tsunoda e Stroll mantiveram os 18 pontos e as respectivas posições: 13º e 14º.

Russell subiu de 16º para 15º, agora não mais com 4, mas com 13 pontos, justificando sorrir de orelha a orelha. Seu parceiro, Latifi, somou mais um ponto, porém caiu para 16º lugar.

Os quatro últimos são liderados por Kimi, com 2 pontos, Antonio com 1. Mick e Nikita, seguem zerados, como espera que seja até o fim do ano. 

E foi isso. Sem piloto do dia, sem volta rápida, a gente finaliza as tabelas por aqui. 

***
Atualização para o GP da Holanda:

Para não passar batido, aqui vão os tempos dos treinos livres, pois já temos GP nesse fim de semana, na Holanda, em Zandvoort.


Soa como se chegássemos numa festa e os docinhos já tivessem acabado. Hamilton na frente? Mas que coisa... Voltamos ao normal, mesmo?

De destaque, o bombeiro Sebastian Vettel que teve uma falha no motor e precisou apagar um foguinho ali, às pressas. A Aston Martin resolveu logo a parada para que ele fosse para o TL2. Mas a falha, propiciou uma longa bandeira vermelha no primeiro treino. 
Já não sei o que sucedeu-se com Tsunoda, mas deve ter sido algo relacionado a uma rodada na curva 10 no começo do treino.


O TL2 teve dobradinha da Ferrari e iludiu um pessoal. 

Lewis teve um problema no carro, disse no rádio que perdia potência e pediram que ele parasse o carro imediatamente. Ele saiu dali às pressas (e sem patinete). Seria a segunda bandeira vermelha do dia.
Sentei para assistir ao treino depois disso, pois achei que estava ficando eletrizante, mas só teve mais uma bandeira vermelha por uma rodada do Mazepin e mais nada de "útil". 

Hamilton não voltou para a pista e disse, em declaração, que isso "não era o fim do mundo".
De fato, ele está certo. O que precisarão resolver, irão, com certeza. Dados foram coletados pelo Bottas sobre o que precisariam para amanhã e domingo. E nem participando do treino, Lewis ficou em último.
Além disso, provavelmente era uma unidade de energia usada que não seria a de sábado e domingo.
 
O mar laranja de torcedores podem ficar conformados: Lewis já apareceu no paddock com uma roupa da cor favorita da torcida. Diplomático, não provocador, viu, crianças?
No entanto, vibraram (dizem) quando seu carro "parou" na pista. Já foi motivo de gritaria no Twitter. Querem me enganar que não teve torcedor dando pirueta no ar quando viram Verstappen bater no muro em Silverstone? Tá bom... ¬¬'

Falando em Max, parece que quando ele iria fechar melhor tempo, teve bandeira vermelha. Terminou o TL2 em o quarto. Por isso, o LH não parece preocupado. Ele sabe que tudo está sob controle. Ainda que Verstappen tenha dito que os treinos não são representativos, prevejo corrida chata à vista, com vitória do Lewis Hamilton. Ou isso, ou um domingo cheio de bandeiras vermelhas.

Bom fim de semana de corrida para todos e todas. Volto na segunda ;)
Abraços afáveis e cuidem-se!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!