Pontinhos pré GP da Itália


Ponto 1:

A terceira corrida seguida depois da pausa das "férias" é em Monza. 
Em 2019, tivemos uma pequena (na falta de um termo melhor) na classificação. Aquela de pegar vácuo do coleguinha acabou dando uma confusão danada.
No ano passado, Pierre Gasly venceu a corrida, tornando um dos GPs mais legais do ano. 
Esse ano, teria o GP novamente e com uma "novidade": a tal experiência da Sprint Race.

Ela mesma: "persona non grata" do campeonato, tem sua segunda edição em Monza.
Se em Silverstone essa historieta de Sprint Race foi bem ruinzinha... Monza tendia a ser, se não o mesma coisa, com resultados ruins. 

Digo ruins pois, ela tende a ser previsível, mesmo com o pessoal falando que Monza é  isso e aquilo. 
Detalhe desse campeonato: corridas que achávamos que seriam boas, foram mornas e corridas que deveriam ter sido mornas, foram agradáveis, senão, boas. Isso vale também, para domingo.

Ponto 2:

Desde ontem comenta-se que as Mercedes viriam fortes. 
Surgiu até um papo de motor adulterado, mas queeeeee... Não vai dar em nada, obviamente. Nem parece ter ganhado muita força, inclusive, mas não apurei os fatos e os dados, para ser sincera. Tive preguiça de analisar algo que vai dissipar no ar. 

E não vem ao caso. O ponto seria dar uma olhada no primeiro (e tecnicamente o único) treino livre, na sexta-feira para saber as reais chances das Mercedes e das Red Bulls para projetar o que pode ou não rolar no fim de semana todo. 

Enquanto o TL1 não acontecia, tínhamos duas notícias discrepantes entre si: 



No portal em questão, foi postado com uma diferença de minutos, na quinta-feira. 

Quem estaria certo? 
Eu apostava no Max. 
Até onde eu sei, ele não blefa, não faz ninguém de bobinho. 
E a fala do Pérez tinha mais um tom de esperança que necessariamente, tendência.

Ponto 3:

Ainda sobre as equipes, comentava-se sobre troca de unidades de força iminente, que fariam as duplas de ambas começarem a tomar punições e largarem em fundo de grid. Estavam com os terceiros e limítrofes componeste estipulados por regulamento.

Passou pela sua cabeça que o Lewis Hamilton estivesse nessa situação e dariam um jeitinho?
Pois é... 
Quanto mais se falava em "Mercedes forte em Monza" mais eu desacreditava que aconteceria algo nesse sentido com o inglês e aguardava a Red Bull anunciar troca do motor do Verstappen, afinal, ali é onde acontecem os "prejuízos".

Ponto 4:

O Treino Livre 1 foi bem normal. Os tempos, os número de voltas e os compostos de pneus usados pelos pilotos, estão a seguir.


Bingo!
Hamilton na frente e suave como nunca. Corrida Sprint acontece também suave, e ele parte na frente. No domingo, a Red Bull fica baratinada.

Restava aguardar algumas horas para vermos a classificação tradicional que conhecemos (e gostamos de ver, no sábado) que definiria o grid de largada dessa Sprint.

Ponto 5:

13 horas, horário de Brasília, ainda fazendo a digestão do almoço, voltaríamos a ligar a TV numa hora em que estaria estudando e boa gente está trabalhando.
Mais um motivo para "odiar" Sprint Race? Sim, pois as classificações vão para sexta e nem todo mundo é desocupado ou seu próprio chefe para decidir uma pausa nos afazeres.

Além disso, o qualy na sexta não vale pole. Lançar um "voltão" é que nem comer brigadeiro, só que, neste caso, é um brigadeiro sem glúten, sem açúcar e zero lactose. 
Já sabem...

Ponto 6:

Liguei a TV 10 minutos antes. Dei de cara com o Felipe Massa.
Lamentei.
Ouvi o cara dizer que concordou com a ideia da Sprint, sem nem parecer saber falar a palavra "sprint". Imaginei que estivesse mais perdido que cachorro caído de mudança. 
Ao ser perguntado pela Mariana Becker o que é ser "Embaixador da F1", encheu linguiça e não disse nada. 
Lembrei exatamente porque não tenho saudades desse cara...

Convidado para entrevistas os pilotos, fez uma primeira pergunta mais enrolada possível para o Max que respondeu com uma cara de piedade.

Com Bottas, Massa foi regular e até arrancou sorriso do sisudo finlandês, ex parceiro de Williams.
Em tempo, se comentava na transmissão como se fossem amigos, mas a gente sabe que criticava-se o Bottas, desde aquela época. Como era comum, o finlandês era superior ao Massa, e foi chamado por Reginaldo Leme, em rede nacional, de "Bostas". 
Piada interna? Com certeza. E dava processo. 
Mas a gente finge que estava tudo bem.

Na entrevista com Hamilton, tive mais pena ainda: Lewis parecia se esforçar muito a parecer simpático e sorridente. Ele conseguiu, o que não surpreende.
Para completar, Massa lançou, do nada, uma pergunta sobre o campeonato de 2008.
Lembrei com saudosismo da única vez que vibrei com Lewis: foi um pouco depois da conquista do título em si, mas, tempo suficiente para dar crédito ao inglês, pelo menos uma vez na vida.

Ponto 7: 

Depois de deixar escorrer o veneno sobre o Massa, volto a comentar da classificação, já alertando que dei alguns spoilers.

Durante um bom tempo, a temeridade de um acidente acontecer, pairava durante o Q1. Aquela de querer pegar o vácuo do coleguinha estava dando tráfego e isso é uma "porquice", com o perdão da palavra. Sempre "suja" para alguém que acabou de "tomar banho", numa analogia bem fraquinha...

Creio que foi no Q2 que foi informado que a Mercedes trocaria tudo, colocando a 4ª unidade de força no carro do Bottas. Isso, amiguinhos, resultava em penalidade para... DOMINGO.

De repente, a gente deu uma piscadinha e estávamos no Q3, só aguardando a "fake pole" do Hamilton. Mas não deu Hamilton... 


Ponto 8:

Bottas com a pole que não vale como pole. 
Há quem diga que só foi conquistada porque agora, ele está mais leve, sem pressão. 
Contratado da Alfa Romeo para substituir Kimi Räikkönen, Bottas vinha, desde o GP da França, se não estou enganada, postando fotos em visita à Itália. É provável que a resolução com a equipe italiano tenha se dado nas férias, pois desde que voltou, tem feito o dever de casa com a Mercedes. 

Mas não se enganem. A pole do Bottas veio muito mais numa janela em que ele pode comer o brigadeiro sem graça e ficar vermelhinho de satisfação. Os motivos? Oras, são dois, bem claros:

1) Não vale como "pole" de verdade. Ele larga na frente e tanto faz, pois vai perder a posição para o Hamilton na largada. 

2) Diante disso, a Mercedes assegura o segundo lugar na Sprint Race, 5 pontos totais nos construtores e de quebra, Bottas ainda pode certificar-se de que Max não atacará na largada, colocando tudo a perder. 

Deixaram ele brincar e parecer útil. Além disso, vem exatamente no dia em que Toto Wolff disse que nunca existiu piloto número 2 na equipe. 

Ah, tá!

(Coitado do George Russell, que disse que a equipe garantiu que ele não será segundão...Ô dó!)

Ponto 9:

Há outra coisa: no domingo, Bottas larga em último.
Vai ser um pouco mais difícil para o Hamilton disparar na frente? Talvez, mas é bem certo que está tudo, arquitetadíssimo pela Mercedes. De cara pro vento, nada irá atrapalhar. Nem vai ser necessário a cena de Silverstone. Tiveram toda essa semana, para colocar tudo isso à pratos limpos.

Na segunda, confirmamos que o campeonato, inclusive, voltou para as mãos do Big Lewis.

Ponto(s) 10:

Para não dizer que não falei das flores, destaco mais algumas coisas, além do qualy de hoje. 

- Parece que a Red Bull está satisfeita com o 3º lugar. Se não estão escondendo jogo, eu diria que não é o espírito mais adequado para quem está lutando contra a Mercedes no campeonato.

- As duas Mclarens em quarto e quinto é deixar a "tchurma" da Ferrari meio nervosa, não? 
Bom também ver Daniel Ricciardo acompanhando Lando Norris em um mesmo ritmo. Que seja assim!

- Pierre Gasly com o sexto tempo ventila saudades de Monza 2020.
Não seria o caso de Charles Leclerc por 2019, uma vez que até Carlos Sainz classificou à frente. 
Mas pode vir briga boa aí...

- Pérez, que confiava que poderia lutar por pódio no domingo, no caso, vai precisar confiar mais. Em 9º é possível, mas não tão fácil se estivesse em quarto, por exemplo.

- Antonio Giovinazzi emplacou mais um Q3. Ficou com o P7 em Zandvoort e P10 em Monza. 
O italiano que era mal respeitado até então, de repente possui um bom número de defensores, clamando pela sua permanência na F1 e renovação de contrato com a Alfa Romeo.
Recado aos desavisados: Gio sempre foi bom.

- Por falar em contrato, crescem os rumores de que Sebastian Vettel pode até estar fora da F1. Ao que tudo indica, não puseram pedra no assunto de que Lawrence Stroll quer mudar o companheiro do filho (um inferior), mas é ainda maior o assunto de que Vettel é independente de uma decisão externa. Algo precisaria acontecer para ele se decidir se fica, se deixa a vaga, se sai da categoria...
O quê? 
Não se sabe...

Lembrando que a Alfa Romeo teria que decidir pela permanência do Giovinazzi, ou trazer Nick De Vries ou Guanyu Zhou, além de poder optar por Mick Schumacher (embora a tendência seja que ele permaneça na Haas), para ser companheiro de Bottas.

Houve um rumor de que Toto Wolff estaria tentando colocar De Vries na... Aston Martin! Uma vez que não teria conseguido mais do que encaminhar Bottas para a Alfa Romeo, essa seria a sua segunda opção. 
Bem...
Nisso, entende-se que, se Vettel realmente está esperando algo acontecer, tudo indica que isso precisa ser algo relacionado a quem vence o campeonato. Tem gente cogitando a possibilidade de Hamilton, se vitorioso, romper o contrato que assinou (muito cedo, por sinal) com a Mercedes.

Duvidamos? Um pouco. 
Se vence Max, Vettel assina com a Aston Martin ou escolhe sair (o que parece mais remoto).
 
Vamos ver no que dá.
Fato é que a Aston Martin fez um treino promissor, mas ficou de fora do Q3, numa dobradinha com Vettel na frente do Stroll. 

- Outra dobradinha, mas no fim do grid: a da Alpine, com Alonso no P13 e Ocon no P14. 

- A Williams também ficou com P15 e P16, com Russell e Latifi (que quase atropelou um coelho que atravessou na pista). 

- Depois deles, o isolado Tsunoda em 17º.

- Robert Kubica se enfiou no meio das duas Haas, em 19º, um resultado não muito legal, em vista do que fez Giovinazzi.

- E Nikita Mazepin não deve ter curtido nada-nada ficar em último (de novo) e o desafeto atual, Mick, em 18º com quase 5 milésimos mais rápido. 
Paciência, flor!

Desejo a todos, um bom sábado e domingo de GP de Monza! Cuidem-se!!
Abraços afáveis!

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