Contando alguns pingos de chuva da Malásia

Malásia chove. E corridas lotéricas acontecem naquela "bat lugar" todo ano. 
Eu não concordo muito. Não digo que é sempre sorte quem faz bom trabalho, mas a chance de algo cair no colo de algum piloto, além da chuva, é muito mais provável na Malásia do que em qualquer outro GP. 
O circuito não é lá essas coisas e a chuva sempre tenta testar as habilidades dos concorrentes. Mas, na boa, ela na verdade testa é a paciência de todos. 
Desta vez, tudo foi muito bem pensando e com grandes talentos a coisa não ficou tão chata assim. Mas se a chuva (e consequentemente Safety Car) ajudou o pessoal usar os neurônios, ajudou também que alguns talentos ficassem fora da festa no fim, por conta de erros.
Esses foram Jenson Button e logo após Sebastian Vettel. O primeiro tinha a corrida nas mãos, mas cometeu o erro de tocar Karthikeyan e quebrar parte da asa dianteira, ir para os boxes e perder um considerável tempo, terminando a corrida 14º. Sebastian, mais tarde furou o pneu em toque com uma Hispania (que agora não me recordo ser era mesmo o Karthikeyan mas possivelmente sim). Reclamou horrores, deixando claro que parece que esses pilotos não sacaram ainda que essas pequenas equipes são mais lentas, e enquanto ninguém se posiciona para resolver o impasse, a paciência com eles deve ser a única postura. Com tempo para chegar aos boxes e trocar o pneu, Vettel terminou a corrida sem pontuar em 11º.
Button foi o que vi que reconheceu um imprudente erro. Numa chuva as coisas poderiam ser facilmente justificadas eu nem acho que os erros de Button e Vettel foi tão grandes. 
Além da Hispania havia alguém bem lento à frente. Esse era Felipe Massa quando Button tocou em Karthikeyan. A desculpa do piloto brasileiro ainda se mantém na falta de rendimento dos pneus. Eu me pergunto porque ninguém pega no pé dele agora chamando-o de desmotivado?! E quando todos conseguiram passar a Mercedes de Rosberg que estava com rendimento muito baixo a vez de Massa pareceu um erro primário ao ainda continuar atrás do alemão perdendo contato logo depois. Rob Smedley disse que a chance era dele pelo rádio, para atacar Nico, e visivelmente frustrado fez sinal negativo quando viu a falha de seu piloto. 
Pois ao que fez Alonso, podemos dizer seguramente que o carro pode ser ruim, mas se tivermos estratégia, basta dizer ao piloto que o mesmo faça das tripas, coração para que tudo corra de forma mais positiva possível. E "tcharãm", o mais detestado que amado Fernando Alonso, fez seu trabalho desde a largada, contou com o problema de Button no meio do caminho, paradas muito bem feitas da Ferrari e ficou na ponta. Carro ruim? Sim, mas nem por isso impossível pois ele se manteve ali fazendo o seu trabalho de pelo menos manter a posição. 
Talento que sobra em Alonso, se perdeu um pouquinho em Hamilton, uma vez que fez uma corrida mediana, ficando com um bom terceiro lugar sendo que pouco se ouviu seu nome. Teve tudo para ser o primeiro, mas alguns problemas em suas paradas ficou só com terceiro. Vantajoso sim, mas nem tanto quando se fala em Sergio Pérez.
Eu disse que a dupla da Sauber é um dupla muito legal. E Peréz com certeza fez uma corridaça! O que dizer mais sobre? Não tem porque fazer longas construções sobre sua corrida. É isso e pronto, ele foi ótimo.



E se o post poderia terminar aqui falando das grandes estrelas do domingo, peço permissão para continuar. Ainda há alguns comentários a fazer.
Primeiro, sobre os que merecem lembrança. A Mercedes está precisando de ajudas sinceras. Ter dois bons pilotos não está sendo o suficiente para a equipe, terminando mal a segunda corrida do campeonato. O único ponto que Schumacher garantiu na Malásia só ocorreu pela retirada na última volta de Maldonado (de novo?!) com problemas no motor. Fora isso, seguramente ele faria companhia a Rosberg, sem marcar pontos.
Não podemos ficar na sombra e dizer que tudo está bem na Lotus. Ela corre com Kimi, que fez a volta mais rápida da corrida, 1:40.722, na volta 53. Atrás apenas de Schumacher (com 76) e Alain Prost (com 41) Kimi é o terceiro piloto com mais voltas rápidas na história , contando com essa na Malásia chegando ao total de 36 voltas rápidas.  Mais 6 em 18 corridas e pode passar a ser o segundo nesse ranking.
Porém Kimi ficou apenas com o quinto lugar, um pouco frustrante pela propaganda desenfreada que fazem do carro da Lotus - Renault. Grosjean, mais uma vez ficou pelo caminho. Um erro bobo logo na primeira volta, sendo dessa vez não com Maldonado, o problema foi com Schumacher. Boto fé que o carro é bom, mas não sei até quando, uma vez que se as oportunidades de ter um piloto da Lotus no pódio parecem distantes, a gente se frustra rapidamente.
Se Maldonado acabou forçando a barra demais de sua Williams, Senna conseguiu ficar atrás de Kimi, com o sexto lugar, garantindo 8 pontos ideais para levantar a moral dele e da equipe. Um trabalho muito legal e que sinceramente acho muito vantajoso para ambos, Senna e Williams.
Webber agiu de forma semelhante a Hamilton, ficando com um mais ou menos quarto lugar, que não fez alarde, não ficou nem quente e nem frio.
Completando os marcadores de ponto Vergne, Di Resta e Hulkenberg guardaram felizes no bolso alguns pontinhos. A Force India mais uma vez mostra que é boazinha.


O segundo ponto de comentário é algo chato, mas que preciso chamar a atenção: Malásia é um saco por causa da chuva e dos atrasos. Não porque eu sou impaciente. Estar impaciente tem um motivo que não é a chuva, nem a indecisão da comissão do GP. O motivo chama-se Galvão Bueno.
Sei que faz parte suas pérolas sendo vomitadas ao vivo, sei que ele faz isso a 30 anos ou mais, mas simplesmente me deixa de saco cheio. E eu não sou homem para usar essa expressão.
Ele deu um belo coice no Carlos Gil (que por mais ruim que seja ao menos informa as coisas e não é que nem aquela pastel da Mariana Becker) sobre o fato de terem acionado a primeira bandeira vermelha por engano na corrida e depois remediou com a palhaçada que fez dizendo que estava usando de "bom humor". Aviso: eu não achei graça da sua brincadeira, senhor Galvão. Muito menos gostei da rasgação de seda que foi ao falar de Ecclestone - Opinião muito desnecessária. Achei muito menos graça, dos comentários afetados em relação ao Grosjean e seu mal desempenho, crucificando o piloto da Lotus quando na verdade pouco foi merecedor. Fiquei muito mal pelo Grosjean e com pena. Foras atrás de foras, a historinha sobre o Luciano Huck com Peter Sauber não precisávamos saber. Chamar Nico Rosberg de Keke Rosberg mostrou o quanto gagá ele está. As pausas de assunto para falar que Stock Car é uma categoria com qualidade de concorrentes de nível tão alto que é a melhor categoria DO MUNDO!! (Whaaaat??) Tudo só pq tem filhos lá. E os seus comentários dedicados ao Massa que foram totalmente apagados quando este tentando ultrapassar Rosberg, nem chegou perto da façanha e foi sumariamente substituído por torcidas gritantes ao Bruno Senna? Fora que ele mandou literalmente o Senna partir para cima do Kimi e ao perceber que Bruno perdera contato com o finlandês soltou a frase que o "Homem de Gelo não é flor que se cheire"... É mesmo, o Kimi sempre foi sujo com seus adversários e tiraria o Senna da jogada em questão de segundos... Ora faça-me o favor!!!
Para finalizar, a torcida camuflada, mas visível, de Bueno para Pérez tirar Alonso do caminho, foi de dar nos nervos. A dor de cotovelo corrói as pessoas e foi bom que o Reginaldo lembrasse a todos - embora ele possivelmente Galvão tenha ignorado - que Pérez já foi cogitado como substituto de Massa na Ferrari. Com essa corrida que o mexicano fez, só subiu as chances dele. (Sem falar no carinho na qual Alonso tratou Pérez no pódio... Coisas de minha cabeça hehehehehehe...).
Assim uma corrida que tem a pausa por causa de chuva forte, abre brecha para Galvão não controlar o bom senso. 


Respirando fundo, a gente retorna na China daqui a duas semanas, na então terceira etapa do campeonato, que mesmo com os percalços está interessante, admito.


Para o GP da Malásia deixo a trilha:


Abraços afáveis!

Comentários

Ron Groo disse…
Verdade, todo mundo sabe que chove naquele horário por lá... Corrida fica legal até por conta disto.

O Vettel acabou a corrida no lugar dos bobos... Uma posição à frente e teria ao menos um ponto.

A música não poderia ter mais haver com a corrida.

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!