Previsões 2012

Em 2011 eu não errei quase nada e as principais apostas foram na mosca: Vettel seria bicampeão e Button se destacaria (tanto que foi vice). Nem queiram que eu me gabe. Até que não foi muito cabuloso chutar palpites em 2011. Com aquele ano, perdi o medo de olhar na bola de cristal paraguaia que tenho. 




Mas, esse ano de 2012 é diferente e não está lá muito fácil. Tudo está meio nebuloso, rsrsrsrs...
Começarei debaixo para cima, pensando assim, do mais fácil ao mais complexo.


 
Esse é o novo capacete do Kovalainen. De acordo com o site Tecmundo (link aqui), a Rovio decidiu patrocinar o piloto da Caterham e este vai utilizar um capacete do pássaro vermelho de Angry Birds.
E não é apenas a pintura que foi feita para deixar o capacete parecido com o personagem, até mesmo o desenho e a aerodinâmica foram modificados para que os traços do pássaro fiquem mais fiéis, sem atrapalhar o desempenho do corredor. (Além do capacete de Heikki Kovalainen, a parceria vai gerar uma série de itens para venda, que incluem miniaturas e até mesmo um jogo online de Angry Birds e Fórmula 1.)

Eis então que estou abrindo alas para as equipes menores. Heikki é um cara legal, piloto mediano, que tem a sina de estar na Caterham. Pode ter a chance de evoluir mais que o ano passado. Mas possivelmente a equipe ficará apenas com a glória de ser a melhor dentre as menores. Creio que esse ano, poderia ser a chance dela ser melhor que Williams, mas não dá para afirmar com essa certeza. Tanto ela como a Williams tem alguns problemas de confiabilidade.
Sobre os pilotos, seguramente diria que era uma equipe tranquila, com Kova e Trulli. Mas a maré nos empurrou da Itália para a Rússia, com a retirada (judiada) de Trulli para a Petrov, tomando o posto. Eu gosto mais do Kova, torço por ele, e infelizmente não posso compactuar com a forma com que Petrov entrou na equipe. Já expliquei minha postura sobre e é chutar cachorro morto se voltássemos a isso.

Passamos então para as outras duas equipes anãs, que comento juntas, pois não há muito o que dizer:

O que esperar da Hispania? Nada. 
Da dupla então, vamos supor que pela experiência, De La Rosa se destaque. Mas esses carros em todo o caso, são verdadeiros castigos. Forçam a barra pois acabam sendo a curva de rio, quando andam lentos e atrapalham as equipes grandes, os fominhas, os esquentadinhos... Claro que não é culpa dos pilotos ou quem trabalha para colocar a equipe no tom ao menos razoável. Mas sempre será essas as acusações. 


Fazer qualquer consideração pela Marussia é chover no molhado.
Glock se mantém na equipe, um dos pilotos medianos que por falta e possibilidades talvez perdeu chances de mostrar a que veio. Sobre esse Charles Pic pouco posso opinar por motivos óbvios: mal sei quem é.
Pela experiência na equipe possivelmente Glock continue a ser o mais razoável da dupla, mas grandes evoluções dessa equipe é difícil de apostar fichas. 

Seguindo, vamos à Williams:

Parece que agora investimentos possam melhorar a situação da equipe. A tarefa não ficou mais fácil, mas ter sangue novo na equipe pode dar novos rumos, positivos a Williams. Senna pode não ser tão novo assim, mas está com vontade de trabalhar e suar, assim duvido que ficará só nas promessas e vamos perceber mesmo que de leve esforços por parte dele. E tem largas chances de ser bem melhor que Maldonado.


A Toro Rosso quis de todas as formas chutar fora seus dois pilotos, Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari, mesmo ambos não fazendo tão feio em 2011. Ambos chutados, trocaram o "charmoso" Buemi pelo "mais charmoso ainda" Ricciardo que insistem dizer que é um pilotaço. Ainda não vi nada. 
O mesmo que disse sobre Charles Pic digo sobre Vergne. Não dá para falar muito sobre eles, então, passo.





Os carinhas felizes da Sauber são talentosos. Sem mais.
Se a Sauber der uma evoluída eles podem surpreender.






Paul di Resta se mostrou muito competente no ano de estréia, em 2011.
Por problemas de implicância antigos, Adrian Sutil não fará falta, uma vez que Nico Hulkenberg também fez um trabalho muito honroso quando esteve na Williams. Assim creio que é a dupla que mais será interessante ver trabalhar junta, uma vez que são igualmente novos, rápidos e motivados.



Considerada a quinta melhor equipe do grid, alguns palpitam que pode competir diretamente com a McLaren, tirando a Ferrari do páreo. É complicado falar isso assim rapidamente. De uma coisa falo com convicção que Kimi superará Grosjean. Vcs sabem porque e vão rir disso, mas se eu não esperar isso, quem vai?
O carro parece bom, razoável, mas nutrir muitas expectativas positivas acaba com os nervos. Limito a dizer que qualquer grande feito será lucro. E pensando que a Lotus - Renault esteve no pódio ano passado, vale acreditar numa aparição do Rei de Spa entre os 3 primeiros.


Complicado conversar sobre a Mercedes, que tem tudo para ser "A" equipe. Falta sabe-se lá o quê. Eles tem carro com nome que já dá um crédito, tem um heptacampeão mundial que parece que não está servindo para nada a não ser garoto propaganda, e tem Nico, que não teve medo de superar o hepta, mas não sai do lugar mesmo assim.
A situação entre a dupla tende a continuar assim, Nico superando Schumi e fazendo a corrida deles entre as grandes e antes da medianas, fazendo o duro jogo do cima do muro. Mas que o casamento entre o piloto e o carro precisa de terapia, isso precisa.


Situação semelhante a da Mercedes, a Ferrari talvez esteja em situação muito mais crítica que a flecha de prata. A Ferrari promete evoluir e na verdade parece esperar que todos se ajoelhem aos pés deles, por serem os grandes e supremos e deixem de trabalhar nos seus carros. O problema, é que ninguém mais ajoelha, não espera e não liga botando mesmo a mão na massa. E a Ferrari ou começa tarde a fazer o maldito carro, ou fala demais e age de menos, ou na real está que nem filmes em preto e branco: clássico, mas obsoleto.
Para piorar há crise interna. Alonso tem vontade, mas não é burro em saber que vai ter que rebolar com o carro de 2012. Seria muito mais fácil se tudo fosse como na teoria de que é a melhor equipe de todos os tempos. Mas não é. Nem precisamos sugerir, que dirá afirmar, que ele é o piloto da Ferrari, e se me permitem, será mais um ano que parecerá o único.
Massa pode, ao meu ver, ir trabalhando a mente, pois será seu último ano na equipe, a não ser que ninguém mais seja cogitado para a vaga. Opinião, que ninguém precisa concordar.


Possivelmente a McLaren continuará em seu posto nem lá nem cá como ano passado. Duvido que Hamilton volte a fazer suas atrações circenses, da forma exagerada que faz. Mas escorregadas, haverão, pois há sempre. E não vão ser as críticas que fará ele sossegar. Faz parte de sua personalidade, quer queiramos ou não.
Por isso, ainda creio que Jenson tem mais a agradar a McLaren, tem mais a nos dizer. Por muitas vezes para fazer bonito, só precisa de ser bem feito, nem sempre apoteótico. Se a equipe optar pela simplicidade, pode rivalizar diretamente com a Red Bull.


Toda equipe que acaba o ano como a Red Bull em 2011 é promessa. Não vou dizer que vou mudar time que está ganhando (e possivelmente a Red Bull está longe de pensar isso).
Um tri para Vettel parece ser uma coisa cabulosa. Mas não é impossível. E é o que pode ser que aconteça. Webber continuará sendo o suporte que por vezes larga mal para caramba. Se isso mudar, já é bom.

Não tenho pretensão nenhuma em acertar. Se escorregar feio nos meus tiros, nada vai estar como ferida aberta.
Mas de uma coisa levo até o fim: desde 2007 quem venceu na Austrália - sendo essa a primeira corrida do ano - venceu o campeonato. Eis:

Ano: 2007.
Primeira corrida da temporada: Austrália - Melbourne
Vencedor: Kimi Räikkönen
Campeão de 2007: Kimi Räikkönen;

Ano: 2008
Primeira corrida da temporada: Austrália - Melbourne
Vencedor: Lewis Hamilton
Campeão de 2008: Lewis Hamilton;

Ano: 2009
Primeira corrida da temporada: Austrália - Melbourne
Vencedor: Jenson Button
Campeão de 2009: Jenson Button;

Ano: 2010
Primeira corrida da temporada: Barein
Vencedor: Fernando Alonso
Campeão de 2010: Sebastian Vettel;

Ano 2011
Primeira corrida da temporada: Austrália - Melbourne
Vencedor: Sebastian Vettel
Campeão de 2011: Sebastian Vettel.

Essa profecia não tarda em se cumprir mais uma vez. Quem sabe não é em 2012 que muda?
Abraços afáveis!

Comentários

Ron Groo disse…
Concordo com as previsões... Tranquilamente.

E adorei o capacete do Kova.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!