Temporada de F1 2011 tem final marcado

Há ainda muito o que fazer. Como podem ver, eu não voltei aqui depois de Abu Dhabi. Não por falta de vontade, mas por falta de tempo para me comprometer com textos realemnte coesos.
Continuo com muito a fazer, mas simplesmente não posso deixar de comentar que a temporada da F1 está chegando ao seu fim: tranquilo em termos de decisão de título, mas não tão tranquilo em termos do blábláblá do quem sai quem fica, o que muda ou o que não muda.
Às vésperas do GP brasileiro - último do ano - temos finalmente a promessa de definir quem será o vice campeão da temporada, uma vez que Sebastian Vettel já é o atual bicampeão à 3 corridas. O GP brasileiro deveria também prometer festa e oba-oba, mas talvez promova para o pessoal da TV Globo que tem direito de transmissão, aos que acompanham F1 até o fim em qualquer circunstância e aqueles que gastaram seu rico dinheirinho para comparecer em Interlagos. Diversão de fato é garantida sim, tenho absoluta certeza mesmo nunca ter tido essa chance de assistir a corrida ao vivo em São Paulo.

O grande problema, senhoras e senhores, é a falta de informação útil nos meios de comunicação. Era previsível matérias nostálgicas, de preparativos como todos os anos. Pilotos brasileiros de antes e de agora são a pauta da maioria dos sites que nessa tarde tirei tempo para acessar e verificar.
Ainda não sei porque faço coisas das quais tenho a certeza do resultado. Idealizo as coisas demais, e cada dia tenho mais certeza de que devo parar com isso.
É incrível que sempre há algo para comentar, mesmo que seja típico dos personagens em questão. Ontem meu colega blogueiro Ron Groo postou no facebook a notícia de que Felipe Massa teria aconselhado Rubens Barrichello em encerrar a carreira em Interlagos, agora. Para quem nem soube do tal fato aqui uma idéia do que foi. Eu realmente comentei com ele pelo site de relacionamentos sem formalidade, mas decidi que isso não poderia ficar por isso mesmo.
Mesmo concordando que o Rubinho já deu o que tinha que dar, que já fez o que queria até por tempo demais, que é hora de sangue novo no pedaço e ele é um dos que empata essa entrada de novos rostos, eu no lugar do Rubinho mandaria um sonoro "vai para a PQP" para nosso querido Felipe.
Os dois se mostram num companheirismo que vai além dos limites de compartilharem nacionalidade. Mas amigo que é amigo não fala de suas conversas assim para imprensa.
Depois, Luciano Burti fala nas transmissões que nunca Massa foi desses pilotos de falar bobagens a vontade. Só aqui nesse humilde blog já listei muitas das suas falas vomitadas na imprensa. De fato, é a primeira vez que fala de Barrichello, sem muito poder. E conselhos desse tipo Rubinho deve ter ouvido às pencas. Inúmeras pessoas devem ter pedido isso. Mas ele cabeça dura seguiu, seguiu... E sinceramente, se mais um ano Massa continuar como esteve nessa temporada de 2011, quero ver se vai aceitar conselhos do Barrichello ou qualquer outro que ele deve tomar jeito na vida ou arrumar outro ofício. Quem é ele para falar qualquer coisa depois dessa temporada?
Só no GP do Brasil para lembrarmos e darmos voz áquele cuja temporada foi deplorável, cujo ápice foi ranca-rabos com Lewis Hamilton.
Conselho é algo muito peculiar. Creio eu que entre os dois a conversa tenha sido viável. E paramos por aí, visto que esse comentário só deu muito mais "asa" para os que fazem campanha "fora Rubinho", se não estou exagerando muito, gerou mais motivos para chacota.
Belo amigo.
Acho que para muito na vida há o meio termo espetacular para uma entrevista. Se o GP é no Brasil, os pilotos brasileiros são as noivas: toda a atenção para eles. Sim, Massa foi questionado sobre o Rubinho e respondeu com o que provavelmente realmente aconteceu. Certo, mas vejamos Bruno Senna ao ser perguntado sobre Rubens na Renault: (ver matéria completa aqui)

“Não sei se o Rubinho tem isso na cabeça, não comentou isso comigo”, comentou Bruno durante encontro com a imprensa em São Paulo nesta quarta. Amizade à parte, o piloto não minimizou a concorrência com Barrichello, que pode não continuar na Williams e é cotado na Renault.  
“Todo mundo que está no mercado é meu adversário. O Rubinho é um piloto que tem muito peso pela experiência. Vamos ver se a equipe vai apostar no potencial ou na experiência”, avaliou Bruno.

Generalizou, não respondeu o que sabe e não tentou inventar a roda. Por isso cada dia mais me simpatizo com o Bruno. Acho que depois de tanto tempo achamos alguém um pouco mais adulto no que se refere à imprensa e finalmente pode fazer companhia aos poucos que falam apenas o suficiente sobre as coisas das quais são perguntados.
E por falar em conselho, Massa se viu no direito de falar até de quem ele não conhece. Depois de longos intermináveis anos em que foi companheiro de Kimi Räikkönen e depois de ver o finlandês ganhar o titulo pela Ferrari no ano de sua estréia na Scuderia, 2008 e 2009 foi recheado de frases inúteis do tipo: "Ele não conversa comigo, ele não conversa com ninguém..."
Ótimo, não conversa portanto vcs não se conhecem, certo Massa?

Massa vê volta de Räikkönen possível, mas diz: "ele precisa falar mais" (Fonte: Terra esportes - ver aqui)

Sim, Räikkönen precisa falar mais para ficar cometendo erros absurdos nas suas falas como certas pessoas, quem sabe?!
Eu ainda não entendo como e porque a personalidade de um esportista conta muito mais do que ele faz em pista. Ninguém entende realmente o espírito do esporte pelo esporte, será? E será que não basta?
Pelo visto não. Mas é como andar em círculos, isso não leva a nada.
A reportagem do Terra é recheado de problemas na verdade. Um destes, ressalta o pessoal da Ferrari, que desejam a volta do Kimi e rasgam-se em elogios sendo eles próprios os responsáveis pela sua saída da categoria. Pior, ao fim a reportagem, mostram um Kimi que "não brilhou" no rali com resultados superficiais que não condizem com a realidade vivida pelo finlandês no WRC nos dois últimos anos.
É por esse motivo que Kimi de volta é uma afronta ao meu orgulho de fã. Nunca especialista, mas buscando cada vez mais entender o que acontece e não simplesmente defender por defender, sinto-me chateada quando essas coisas injustas acontecem. Chutam o cara e agora todos aceitarão de bom grado, coração e braços abertos para um novo Kimi de 32 anos, campeão mundial e experiente? E daí ele assina com a Williams ou outra equipe e começa a temporada de 2012 disputando o nono ou o décimo lugar e os mesmos que o querem de volta começam com críticas como pseudo especialistas em räikkönen. Já prevejo sim frases como: "ele está velho", "desmotivado", "sem força", "apático", "que parar dois anos foi um mal negócio", e que "ele nunca foi um cara de sentar para conversar e resolver problemas"...
Não posso defendê-lo sempre. Todos esses boatos só tem seguimento porque ele não negou que negocia uma suposta volta. Realmente ficar calado nesse ponto é de fato característica negativa do Kimi. Mas ele não é perfeito, eu não sou, ninguém é. Infelizmente. Queria muito que ele viesse à imprensa agora e dissesse que iria passar 2012 na Lapônia na casa do Papai Noel cuidando das renas. Mas enquanto ele não tiver nada a dizer, ele não vai se importar em falar mesmo. Isso de fato me irrita pois faz com que eu compre briga para defendê-lo sem ao menos saber se eu vou conseguir vencer de fato, uma vez que não estou an cabeça dele para saber o que planeja.

Mas daí falar bobagem só para agradar uma porrada de jornalistas puxa-sacos já é demais! Como bons brasileiros esses jornalistas adoram uma piadinha que possam fazer sobre o outro que não brazuca,  porque é diferente, estranho, calado e frio - como se tivéssemos lá grandes vantagens em sermos falantes e sorridentes - só para transparecer que o entrevistado é gentil, gente boa e bem-humorado.

Mas para quê querer bom senso, se está tão raro hoje em dia?
(Abraços afáveis!)

Comentários

Ron Groo disse…
Pois é, o GP deste ano está muito em baixa até na retransmissora oficial, mas...

Quanto ao Massa, eu tirei uma onda porque era com o Rubinho, mas no fundo entendi o que ele quis dizer: "-Rubens tem uma história bonita, não gostaria de vê-lo correndo atrás de patrocínios como quem corre atrás de migalhas." - teria dito o dublê de anão de jardim.

No fundo, foi uma frase generosa. Tão generosa quando Rubens ter se oferecido para bancar a temporada de Tony Kanaan na Indy.

Mas sei lá... Tem vezes que é bom ficar quieto mesmo, afinal, quem fala demais acaba dando bom dia a cavalo.

Quanto ao Kimi, estava torcendo muito para ele voltar pela minha Williams, mas depois da declaração de hoje: "-Não sinto falta nenhuma da F1". Achei melhor que ele volte pela Renault mesmo...
Mas que volte, fique bem claro.
Anônimo disse…
... e M.C., escreve: O campeonato de F1 é transmitido pela Bandeidantes e eu não sabia... Obrigado, senhor Groo. Andas só pelo FeiciBuqui, né ? Como voce escreve, Manu. Bom texto, irado, mas calma aí. Nem o senhor Groo com a sua já conhecida superficial escrita e muito menos a Rede de pescar otários Blogo irá falar tudo prá todos, né ? Um, porque esquerdóide em missão suicida de acabar com os poucos admiridadores de F1 em Pindorama. A outra querendo pegar desavisados pénabolísticos já que quem entende, modéstia à parte, sabe que já era... manipulada que só ela está a Éfe Um. Abrir os olhos é tarefa NOSSA e, graças a Deus, temos a Internet. Agradecemos aos militares americanos( intranet nasceu deles - ligando as bases caso houvesse o apocalipse atômico que nã veio ! ), Jobs e Gates ! E mais um bando de malucos que não me lembro o nome... Então, é tarefa NOSSA mostrar o que achamos ser a verdade. Cada qual com a SUA verdade. Vejamos a SUA verdade. Discussão faz bem à democracia. E alerta outros que porventura aportrem o barquinho aqui. Tento fazer isso no Blguinho do senhor Groo mas lá a esquerdoidice é demais. Posso estar errado no que irei escrever. Voce pode estar errada. Engraçado... bem molequechatteanos suas palavras para Burrinho Barrobello e Zacarias.Gostei apesar de uma defesa inútil a Bobinho Matusquello. Mas voce quer o que, criatura ? Os dois estão lá, segundando, e as equipes gostam deles. O mais velho, o Segundão tem que ir embora mesmo. Já deu o que tinha que dar. Saiu da Ferrada com grande(HA !) acertador e fez o que na Ronda ? Segundinho, mané que ele só( só faz cara de mau... já notou ? Marquetingue pois não tem carisma então..."faça cara de mau "! ), tá com os dias contados na Ferrada e, felizmente, tá certo em achar que Segundão tem que se mancar e se mandar. F1 um está ligada aos jovens desde década de 80. Jovens mesmo ! O que Barrobello irá vender na F1 ? Plano de Saúde, Auxilio Funeral, Dental... Boxton Medicau Grulpi ? Repito. Acho que Barrobello tem que ir embora mesmo. Diga o que ele fez nestes ... 18 campeonatos ?, Isso ? 19 campeonatos ! Eu sei fazer um macarrão com creme de leite legal, sabia ? posso até enganar e entrar num concurso de culinária onde chefs estarão competindo e me dar bem... Fettuccine Chattofredo ! Um promessa pindoramense surge no cenário da alta culinária ! Mas logo serei desmascarado... Sirvo, se muito, para ser auxiliar de um chef 2 estrelas... no Bexiga. Foi isso que quem não deixa a paixão tomar conta da razão viu com os 2 pindoramenses. Ninguém é "chutado" como os jormaulistas exportivus tentam jogar nas cacholas desavisadas... Kimi Vodka e Barrobello ganharam muito ! O Pindoramense enganou muito ! Blabláblázou nos potentes microfones da Bandeidantes( emissora oficial - disse o senhor Groo e ele está certo ! veja o jornal deles e escuto a rádio... ) durante anos ! Barrobello e a Bandi e todas as emiçoras sabem do sentimentalismo babaca que assola o país dos manés. Choramos fácil ! Já, Kimi, os finlandeses são mais letrados... "frios" dizem os manés. Não ligam se ele estará no Rali, na Ruimlliãs, na Ferrada, na V8 australiana, no kart ou na Indy. Se o herói bebum deles for jogar tenis ou velejar, tudo bem. Escalar o K2 ou pegar ondas grandes no Ráu-uái, tudo bem prá eles... desde que seja patrocinado pela Nóikia ou Finlandia Vodka... Ou por um dos baitas estaleiros que eles tem... São bons de transatlanticos... plataformas maritimas... navios conteineres...
Manu disse…
Bom Groo, de fato, Massa remediou a situação elogiando os feitos do Rubinho. Mesmo assim ele não devia espalhar a conversa com o colega, afinal, pra quê? Sem falar que botou mais lenha no assunto. Prefiro o método do Bruno.

O Kimi insiste em dizer que não sente falta da F1 isso ele fala até demais. Soa estranho quando lemos tantas notícias sobre sua volta e elevem e joga sempre o mesmo balde de água fria e os jornalistas ficam "p" da vida. Por isso o criticam pela frieza. Ele nunca dá o ibope que querem.
Mas se sua volta para mim é um pouco torturante, que dirá de volta pela Renault. Deus me livre, se é p/ voltar que seja na Williams. Não suporto Eric Boullier.

MC! Qt tempo!
Bom vc falou algumas verdades, principalemnte a respeito dos brasileiros em questão. Fato é que os dois falam demais sem nenhuma necessidade. Mostrar serviço, ah isso parece difícil.
Qt ao Kimi, prefiro que esse lance da vodca seja apenas uma piada interna. Mas fato é que os finlandeses são frios sim, mas com certeza muito mais coesos com as coisas que muito dos nossos brasileiros que falam demais.

Por mim em todo caso pessoas, Kimi não volta e verão que toda discussão foi desnecessária. E espero que não esteja errada nas minhas colocações... ^^

Abs!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!