GP do Brasil - Classificação

O último treino do ano teve a consagração do personagem central desse ano. Sebastian Vettel fez a décima quinta pole do ano e caminha para vencer amanhã pela décima segunda vez em 19 corridas dessa temporada. Pouco? Hoje também marcou a trigésima pole da carreira. Em seus anos na F1, venceu 21 vezes e amanhã pode vencer pela vigésima segunda. Com 24 anos, quase pode-se dizer que tem uma vitória para cada ano de vida.
Contra números não há discussão, não é a toa que é o campeão mundial com competência, e bi esse ano por maestria. Não basta dizer que se chega longe só por ter um carro imbatível. Talvez precisasse de um cálculo maior, mas podemos chutar que Mark Webber não fez nem 1/3 do que Vettel fez esse ano tendo nas mãos o mesmo carro.
E não dá, para ficarmos discutindo preferência da equipe e tals. Sejamos pragmáticos: o alemãozinho é muito bom.
Podemos parar por aí? Acho que sim, por enquanto.


Para quê serve o GP do Brasil além de fechar o campeonato já marcado no calendário? Para decidir o vice-campeão, embora os concorrentes a tal repudiem a idéia do segundo melhor. Bobagem de caras orgulhosos e competitivos, o segundo esse ano para eles é como o primeiro, convenhamos. Afinal Vettel correu um campeonato a parte de todos eles.
Para vencer, Jenson Button, o mais provável de ficar como vice, só precisa subir ao pódio para garantir o vice-campeonato matematicamente. Caso contrário, tem de impedir que Alonso some 11 pontos a mais do que ele. Só perde posição para Webber se o australiano vencer a prova e Button ficar abaixo da oitava posição.
O caso de Fernando Alonso não é simples como de Button, mas permite que aconteça em melhores condições que Webber: Alonso precisa vencer e Button ficar fora do pódio, garantindo o vice. Se não ganhar, precisa somar 11 pontos a mais do que Button e não deixar Webber tirar a vantagem que hoje é de 12 pontos. Mark Webber só será vice se vencer a corrida. Ainda assim, tem de torcer para Button ficar abaixo da oitava colocação e para Alonso não subir ao pódio.
Com a configuração de hoje, Webber pode não conseguir ficar a frente de Vettel na largada, pode perder posição para Button, que pode perder para Hamilton em quarto, Alonso vai ter com seu quinto lugar tirar coelho da cartola e assim por diante.
Prevém chuva pelo domingo, o que sugere um possível (ou possíveis) tiro(s) no escuro para estes três.
Quem merece? Jenson Button, pela total racionalidade nas corridas. Fernando também merece, não diria que não, mas a Ferrari não merece, então por eliminação voto mais um ponto positivo ao Button. E Webber, bem, não fez por merecer nem estar entre os três agora, quem sabe faz tudo o que não fez a temporada toda na última corrida?

(Eu queria fazer um comentário muito pessoal sobre o dia de hoje, fora dessa tentativa de imparcialidade nesse texto.
Juro para vcs que quero muito gostar de Bruno Senna, e na verdade gosto. Não a ponto de postar fotinhas ou notícias dele no facebook, por exemplo. Posso conseguir elogiá-lo, como já fiz modestamente algumas vezes. Mas sinto que poderia fazer mais por ele. Queria poder falar mais dele, dar o seu devido valor. E o porque não faço?
Bem, coloquem-se no meu lugar: é simplesmente muito chato, muitíssimo chato, chato pra caramba ouvir falar tanto dele como o trio global faz e outros canais de comunicação brasileiros, sejam eles sites ou outros programas da Globo. Tenho medo de quando começar a exaltar o carinha tanto quanto acho que devo, e simplesmente enjoar de tanto que falam. Porque tenho certeza, se ele assinar com a Renault para o ano que vem, o que acho que pode ser algo que aconteça, e se Rubinho realmente deixar a F1... Vai ser um inferno!!!!!! Hoje, se repararam bem, o Galvão falou muito mais dele com gosto do que do Massa ou do Rubinho.
E sinto muito por isso. Eu não sei se o coitado merece. Cobraram muito do Rubinho no início da carreira e olha a criatura que ele se transformou. Um cara que é um coitado, motivo de chacota de 9 entre 10 pessoas. O Massa todos sabem que é meu desafeto desde sempre, ejá não era grande coisa, e agora é pouca coisa.
Mas boto fé que a justiça ficará ao lado do Bruno, que parece bem sensato e bem adulto. Tomara mesmo que não se corrompa.)

Abraços afáveis e boa última corrida do ano a todos nós! 

Comentários

Nelson disse…
O Bruno parece lidar muito bem com a globabaquice, não parece embarcar como o Rubens fazia no início da carreira, ele (Bruno) parece muito consciente do papel e das possibilidades dele, gosto disso num piloto, a mídia a gente pode sempre ignorar...

Sobre o vice, eu torço pelo Button, se bem que isso não vai fazer diferença alguma pra mim, acredito que muito menos para ele, se vir sem uma vitória.

Na transmissão do treino foi engraçado o Galvão tirando com todo mundo "olha, eu avisei que chuva vem lá do outro lado", como eu queria que tivesse chovido, mas parece que ele entende mesmo do tempo lá em Interlagos, hahaha.

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!