Norther

Já faz alguns dias que estou montando um mega (sim mega porque vai ficar extenso) post sobre bandas finlandesas. Porém, ainda não terminei, pois não quero deixar faltar nada do que gosto. Fiz uma pequena tentativa aqui uma vez, mas foi uma listinha das vozes desse lindo país nórdico que mais me agradam. Algumas pessoas compareceram mais para defender certo estilo, embora eu ache rótulos desnecessários muitas vezes. Vcs entenderão (ou não) se reverem o post: aqui.

Como podem ver pelo título estou puxando brasa para a sardinha de uma banda específica. Isso porque Ron Groo, meu colega blogueiro gostou do som que utilizei no post de ontem e decidi dar mais dicas de música do Norther para ele e quem não conhecer se familiarizar e quem sabe também gostar.


A banda Norther, se enquadra no estilo Death Metal Melódico em que, como o próprio nome sugere, é um subgênero do Death Metal. Melódico pois apresenta ênfase nas melodias e técnicas harmônicas e é menos agressivo por assim dizer,  apresentando maior ocorrência de solos de guitarra. Eu particularmente defino death metal com o uso do teclado, por ser quase inexistente no death metal tradicional. Tem teclado, rotulam algum gênero mais melódico...
O vocal é como no death tradicional: rasgado e/ou gutural. Mas há bandas que tem algum vocal mais limpo.
São de Espoo, localizada na costa sul da Finlândia, terra de Kimi Räikkönen e sede da Nokia. Tiveram início em 1996 sob o nome de Requiem, com os formadores Petri Lindroos (guitarra) e Toni Hallio (bateria). Em 2000 conheceram Kristian Ranta que passou a integrar a banda algum tempo depois já sob o nome de Norther. A primeira demo, Warlord, saiu em novembro de 2000, com a ajuda de Sebastian Knight e Joakim Ekroos, amigos de Lindroos. A demo rendeu contrato com Spinefarm Records.
Problemas internos propiciaram a saída de Ekroos e Knight, então Ranta passou a ser o guitarrista e com ele tomaram posto Jukka Koskinen (baixo) e Tuomas Planman (teclados). Em 2005 Hallio deixou abanda sendo substituído por Heikki Saari.
Em 2009 o único fundador remanescente da banda, Petri saiu da banda. Na época, pelo site oficial, justificaram sua saída para se concentrar nos trabalhos com Ensiferum (banda da qual também é o vocalista e guitarrista, porém de outro estilo e conceito - muito, mas muito boa banda também). Numa entrevista mais tarde Petri revelou que não queria sair da banda (óbvio, era a banda que ele havia formado... Nada mais natural), mas que foi "chutado fora" do Norther, forçado a abandonar.
Na minha humilde opinião foi uma pena. Petri é um cara muito, muito talentoso. Seu substituto foi Aleksi Sihvonen que não divide as funções entre vocal e guitarra como Petri, é apenas o vocalista. Nisso a banda tem como novo guitarrista e backing vocal Daniel Freyberg.

Enfim a nova formação:


Álbuns de estúdio: Dreams of Endless War (2002), Mirror of Madness (2003), Death Unlimited (2004), Till Death United Us (2006), N (2008) e Circle Regenereted (2011) com novo vocal e guitarrista.
Site oficial aqui.

Bom para finalizar vou indicar as músicas que mais gosto, para quem quer conhecer e para aqueles que conhecem comentar.

A primeira que sugiro, foi a primeira música que ouvi a alguns anos atrás, e foi usada no post de ontem. "We Rock" está no álbum "N" de 2008:


Comentário altamente desnecessário, mas prometo que será o primeiro e último: precisava mesmo dessas moças aí no vídeo?!

A próxima também é do álbum "N":


"Mirror of Madness" do homônimo de 2003:


Essa eu acho uma das melhores, simplesmente excelente - "Death Unlimited" (- de 2004):


"Released" do primeiro álbum "Dreams of Endless War" (2002):




"Omen" de "Till Death United Us" (2006):


Não sou muito fã... Na verdade não é opção de exclusão, mas se a música não tiver outros atrativos, difícilmente gosto de banda com guturais... Essa próxima é a que escolhi para "mostrar" a banda com o novo vocalista:



Ainda prefiro Petri. Principalmente pelo trabalho que faz no Ensiferum, e ainda pela guitarra. Um guitarrista rápido, muito competente, que gosto muito.
Mas problemas acontecem não é mesmo?
Se quizerem que numa próxima oportunidade eu fale do Ensiferum, terei o maior prazer!


Para finalizar escolho alguns covers feitos pelos caras, cujos resultados são supremos:

"Youth Gone Wild", cover do Skid Row. (Original aqui)




"Tornado of Souls", cover do Megadeth. (Original aqui)




E a inusitada, mas clássica (original aqui) "Final Countdown" do Europe que ficou "matadora", como dizem:



Espero que tenham gostado. A caixa de comentários são para vcs agora! ^^
Abraços mega afáveis!

Comentários

Ron Groo disse…
Engraçado não ter entrado o comentário...

Mas basicamente eu tinha dito que havia gostado e me surpreendido com a melodia dos caras, sem deixar de ser rápido e pesado. Death mesmo...

Tinha dito também que das covers, a do Skid Row me tinha caido melhor e das originais We do not care é muito boa.

Só achei estranho o visual barbie deles...
Manu disse…
Eu gosto basicamente do som deles. Não que tenha perdido sentido com a saída do vocalista, mas de todas as formas ele era um diferencial na guitarra.
Tbm gosto da versão do Skid Row.

Visual barbie? Ah, vc fala do Petri, o vocal? Nunca tinha pensado, mas ele parece a boneca que tinha. xD Nunca poderia imaginar que com esse visual ele cantaria assim...

Que bom que gostou Groo, é uma banda legal mesmo.

Abs!
Nelson disse…
Desculpa por comentar quase uma semana depois...

Bem legal a banda, gostei, das músicas que você postou, gostei muito de Mirror of Madness (particularmente no vídeo dessa música o vocalista está com o visual Barbie bem evidente xD), ela tem solos bem bacanas. Eu tive ume tendência a gostar mais das músicas com o Petri, mas para chegar a alguma conclusão eu preciso conhecer mesmo a banda (ouvir os álbuns, formar opinião sobre e definitivamente eu farei isso.)

O cover de Europe é bem inusitado, e ficou bem legal!

Ah, Ensiferum seria uma ótima pauta para um post!
Manu disse…
Bom que gostou Nelson! ^^
Petri, uma Barbie. Será difícil olhar para ele sem lembrar disso hahahaha... Antes Barbie que "Paquita do Metal". Enfim... rsrsrs...
Ensiferum é ótimoooooo! Gosto mais do que Norther então formularei um post em breve.

Abração!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!