Take a Take das Manchetes da F1 2018 (#2)

Vamos comentar umas coisinhas do meio tempo da F1 para aquecermos para o fim de semana? Antes de partir para as manchetes propriamente ditas, vamos comentar a participação do Fernando Alonso na  WEC. Ele venceu as 6 hs de Spa, tendo como companheiros Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi. O cara é tão bom, tão bom, que mal chegou e ficou assim, tendo esses caras como companheiros. Botem reparo!
E olhem, é só mais uma prova de que sem Alonso com carro competitivo, essa F1 é esse marasmo todo, com a gente torcendo por tretas dos moleques novos para ter uma sensação de euforia. Isso é devidamente, um desproposito com a categoria, afinal, deveríamos torcer por competições ferrenhas, mas não burradas que são na maioria das vezes impetuosas (apesar de algumas, engraçadas).

► Vettel: Imagem de Kimi na Ferrari está distorcida (Fonte: Motorsport)

Eu venho dizendo que a prerrogativa de que a Ferrari sabota Räikkönen deliberadamente é falsa. A imagem da qual Vettel se refere (e muito bem) são os resultados dos anos anteriores, altamente discrepantes ao alcançados pelo alemão. Obviamente se prestar apenas aos resultados para saber algo sobre, é um erro que todo mundo comete: os fãs do finlandês atribuem maus resultados à equipe, os fãs da equipe/categoria, atribuem eles ao erro ao finlandês. Ver o todo, é complicado para qualquer coisa, até mesmo, por uma questão fútil que é um esporte. 
Fato é que, Kimi só é grande quando ele quer. E para ele querer muito, tem que tudo dar certo. E não é assim que na maioria dos casos de corrida, a coisa funciona. Nesse exato momento, ele tem feito treinos livres densos e estado com a pole nas mãos. Perdeu todas elas por simples falta de concentração. Na última corrida, contou com a sorte subir ao pódio depois de incidentes. Sorte é uma coisa que nunca é sua amiga e ele mesmo, nem acredita nela. 
Outro ponto trivial é que, eu vejo sim a Ferrari mais homogênea para ambos, Vettel e Kimi, esse ano. Sinceramente. Toda vez penso que alguém da Ferrari vai torcer o nariz para o Kimi em alguma circunstância boa para ele e vejo um zelo agradável no semblante do Arrivabene e dos mecânicos. E se tem uma coisa que aquela italianada não sabe fazer é disfarçar quando eles estão incomodados com algo. 
Por isso, outro ponto à ser levado em conta é que, os estilos de pilotagem são totalmente diferentes. Vettel é mais agressivo que Kimi. Essas coisas, e não só uma "sabotagem", é que refletem melhor as diferenças. 
O erro de achar que, pontos à menos ou à mais significa talento ou preferência na equipe, é muito cedo para dizer. A não ser que esteja falando da Mercedes, rsrsrsrsrs...


Mais um circuito de rua, dessa vez bem bizarro, pode vir a fazer parte das próximas temporadas. Uma coisa horrorosa (não gosto de circuito urbano) e com duas retas absurdamente grandes.
Sei não. Miami ainda me indica festa demais, atração demais, e corrida que é bom, no "dark side da força", bem de menos ou de leve. 
Mas nem adianta sofrer por antecipação. Seria bobagem. 


Nooooooooooosa Poderoso Chefinho, digo, Bottas, que dramalhão!!! Eis que o aquecimento global está deixando os finlandeses sensíveis!
Mas é ótimo. Use a emoção negativa da derrota injusta como revitalização na Espanha. Vença a corrida e cale mais umas boquinhas que falam que você possui um belo equipamento, mas não sabe aproveitá-lo... Você sabe, mas ao contrário do outro lá, que se tivesse no seu lugar, teria movido tudo e todos para "matar" os comissários que não cataram o pedaço do carro que ocasionou o rasgo do pneu.


Só 2021??? Tá longe ainda!! Tem que parar com essa coisa, já! Uma que as punições nunca são certas 100%, por mais que insistamos. Duas, que são seletivas. Tem uns que sambam em cima das regras (para não dizer que defecam), e outros, erram uma vez, levam punição, e quando voltam a fazer outra coisa meio duvidosa, ouvem um senhor sermão interminável que se estende até ao talento e/ou personalidade.
Esse "sumiço" de punições das regras está sendo projetado para 2021 pois sabem muito bem, que amanhã ou depois um Verstappen da vida afeta um estrelinha, aí voltam a falar da necessidade da punição. 
Cadê a proibição efetiva do "rádio coach", por exemplo?


Hum-hum. 


Seria uma bobagem da Ferrari, na minha opinião. Eu escolheria o Hulk se fosse para ter piloto antigo que pode ser minimamente agradável e que não seja do tipo "problema". Ou cara novo, ainda sem cascas. Convenhamos, Pérez criou caso até com o paciente Button na época da McLaren. Foi um tiro no escuro da equipe, na época, pois ficaram com a imagem dele com um par de pódios na temporada de estréia com a Sauber e acharam que fizeram um "negoção"...


Na verdade, meu querido Prost, o tempo verbal está beeeeeeeeeeem errado. O correto (encarnando professor Pasquale) é a seguinte sentença: "Neste ano, poderiam vencer".
Mas não vão. Até porque, quando o caldo entorna, entorna com gosto na Ferrari. É molho "pomodoro" na cozinha toda. 
Baku chegou para rimar com aquele palavrão maldoso das quais mandamos os incomodadores tomarem lá... A vitória, sortuda, de Hamilton, vai fazer ele tomar o controle da temporada. Enquanto isso, a Ferrari vai se digladiar, agora internamente e com as Red Bulls, pelo segundo posto. 
Que se sabe, toda vez que Hamilton começou na liderança, ele venceu o campeonato, e toda vez que ele tomou a liderança de outro piloto, de outra equipe, ele também venceu. Será anormal se ele começar a ter "problemas" de agora em diante. Marquem aí, já até suponho pole amanhã no GP da Espanha, pela  positividade orbitando ao seu redor.


Falando nele, depois de agir com "benevolência" com Bottas de novo, como fez ano passado, dizendo que o mesmo, merecia a vitória, o tal resolveu soltar as asas de novo. Desta vez, querendo redesenhar o circuito de Miami. 
O boneco deu a deixa de que quem entende mais do negócio é o piloto, o que usa diretamente o circuito. 
Dá para pensar sobre essa manifestação de "ajuda" que na verdade, não tem nada disso. Pensem comigo: Ele, nem era assim tão extraordinário, mas entrou na F1 sendo piloto nada mais, nada menos de uma McLaren. A dita, coincidentemente, tinha na manga, uma boa garantia para satisfazer seus pilotos com uma promessa de competitividade. Houve um escândalo de espionagem, mas ano seguinte, provavelmente, o conhecimento adquirido foi absorvido e competiram até o fim. Com um grauzinho de sorte e tendo um rival abaixo do nível, ele teve o primeiro título. 
A equipe caiu no padrão, ele sentiu isso e pinicou para outra equipe, a Mercedes - outra grande equipe, que teve até Michael Schumacher, mas nada de expressivo até Hamilton aparecer. Era óbvio que ele viu que as condições eram mais favoráveis que nos anos anteriores para se transferir e ficou com essa imagem de "diferencial".
Se ele tivesse escolhido equipe mediana, teria essa vantagem toda?
Porque hoje, ele não pensa em sair da equipe? Porque está confortavelmente moldado para ele. Se domingo (o que duvido muito) ele enfrentar problemas tais que ele abandone a corrida, e na seguinte também ele tenha uma pani no motor, podem anotar que ele falará em mudar de equipe (já que ele não tem contrato renovado ainda) ou em aposentadoria. 
E essas ideias, por um acaso, são pelo bem do esporte? Não, são olhares profundos para o próprio umbigo. Redesenhar o traçado de Miami, seria feito por ele, de acordo com circuitos que ele se dá bem toda vez, com qualquer carro razoável ou bom, tipo, o de Silverstone. 
Minto? Óbvio que não. Qualquer piloto falaria o mesmo. 
Mas um agravante: toda vez que Hamilton está largando no meio do grid, ele esgoela por informações via rádio a corrida toda. O cara não sabe se virar sozinho se não ficarem rememorando as estratégias para ele e já tem histórico de se afobar e apertar botões errados. Vai querer fazer um circuito, palhaço?! Nem em reuniões de pilotos, para decidir as coisas que eles se interessam, ele se presta a ir...Tenha dó, vai!


Sim, contar vantagem é errado. Ainda mais contar a vantagem depois do erro da última corrida, o que é ainda pior. Por último, a Mercedes costuma fingir problemas, para dar um bote feroz. O tombo do cavalo dói, mas pelo visto, a Ferrari esquece o hematoma rápido demais.
GP da Espanha é ruim até dizer chega. Tô mega insatisfeita de pensar que Hamilton está no topo da tabela, líder, à um passo de um circuito que é monótono. E estou pessimista quanto ao GP que pode ser propício para sua vitória e voltarmos àquela mesmice que tanto nos ofende.


Kimi pai é Kimi manteigoso. "Iceman de picolé cremoso", rsrsrsrs... 
Esperamos sim que o garotinho chore por boas razões, embora, na outra, a "cachoeira ligada" deu um bônus incrível que foi conhecer o ídolo e estar pessoalmente com ele. Uma cena realmente tocante, que muda a visão dos detratores pelo Kimi abrutalhado ou sisudo.
O primeiro passo, meu querido Kimi, é foco na coisa. O segundo, é largar a família em casa, pois a esposa, fica muito em cima e com um casal de filhos, a coisa fica apertada. Não me conformo em levar três pessoas, duas delas crianças pequenas e agitadas, para o trabalho. Ainda mais que a mulher dele é dessas que só não registra nas redes o resultado dos movimentos intestinais do marido, não sei como ainda...!


Vou ser bem suja agora: espero que queiram evitar só os acidentes entre si, pois eu ainda quero ver Verstappen rompendo a bolha do Hamilton e tirando ele da corrida bonito.
Eu sei que esse ato vai render um punição abrutalhada para o menino Max, mas eu preciso ver isso, alguém topetudo para rivalizar ele na medida bem sacana. E nada de deixar ele cortar um caminho extra pista enoooorme! Ele já fez isso até na largada uns anos aí e ninguém nem disse nada. Quero pneu furado, chassi avariado, traseira desmontada, bico torto.
Vou rir à beça!

Abraços afáveis!!! Bom fim de semana de corrida para todos. 

Comentários

Robson Santos disse…
Quanta mágoa nesse coração!
Rindo estou eu desse paspalho do Vettel.
Afobado, passou reto no fim da reta de Baku.
So ganha se largar na frente e sumir.
Ainda tem que torcer para que os outros errem.
HA HA HA

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